Por ser o momento mais esperado pela maioria da galera que faz o Enem, há muita expectativa em cima do Sisu: como vai ser a concorrência esse ano? Será que dá para entrar no curso e na faculdade desejados?

O processo seletivo é bastante procurado porque distribui vagas em centenas de universidades públicas brasileiras.

Os dias de seleção vão exigir bastante atenção e, claro, uma bota nota no Enem. Quem não conseguir passar logo de cara ainda tem uma segunda chance.

Quer saber como?

Então veja a seguir quando sai o resultado da lista de espera do Sisu e outras alternativas para quem quer entrar na faculdade!

Entenda o Sisu

O Sisu é, hoje, a maneira mais comum de conseguir vaga numa universidade pública.

Comandado pelo governo federal, o processo seletivo acontece duas vezes ao ano. Em janeiro temos a maior edição; na metade do ano temos uma edição mais compacta.

Em ambas, os participantes interessados em conquistar uma vaga precisam se inscrever em um período determinado. Para isso, é necessário acessar a página oficial do Sisu durante a abertura do processo seletivo, informar CPF e senha e seguir as instruções que aparecem na tela.

Só podem participar aqueles que fizeram o Enem mais recente e não tiraram zero na redação.

Terá mais chances quem entrar na disputa com as maiores notas.

Na primeira edição, o Sisu abre inscrições logo após a divulgação oficial dos resultados do Enem.

O processo seletivo geralmente começa numa terça-feira e se encerra na sexta-feira da mesma semana. Nesses quatro dias, as notas mínimas para entrar em cada curso podem variar, conforme mais e mais participantes se inscrevem. Para garantir vaga muitas vezes é necessário acompanhar a seleção diariamente, e, se for preciso, trocar a opção de curso ou de universidade.

Cada pessoa tem direito a escolher dois cursos e, dependendo do perfil, pode disputar vaga pela concorrência geral ou pelas cotas.

Quando sai o resultado geral do Sisu

Os resultados gerais do Sisu saem poucos dias depois do encerramento do processo seletivo.

Normalmente, na segunda-feira seguinte o candidato já pode acessar o site oficial do Sisu com seu CPF e senha e verificar se conseguiu a vaga em um dos cursos escolhidos.

Caso tenha obtido a tão sonhada aprovação, o próximo passo é levar a documentação necessária e efetuar a matrícula na universidade.

Se não passar, pode tentar mais uma chance na lista de espera.

Veja a seguir como funciona!

Quando sai o resultado da lista de espera do Sisu

A lista de espera é uma espécie de segunda chance para quem não for aprovado de primeira no Sisu.

Nela estarão as vagas que não foram preenchidas na primeira chamada, por motivos diversos.

Não há uma oferta grande de cursos, mas de qualquer forma é uma esperança a mais para os milhões de candidatos que ficaram de fora.

Para participar da lista é preciso estar bem ligado. Dias depois da divulgação dos resultados, o MEC abre inscrição para essas vagas remanescentes. Os interessados em participar precisam entrar no site oficial, informar login e senha e manifestar interesse em participar.

Não há uma data exata para sair o resultado das listas. As próprias instituições participantes vão chamando os inscritos conforme novas vagas vão aparecendo.

O processo todo pode levar alguns dias, e às vezes se estender por semanas.

Caso aconteça de ser chamado, o futuro estudante universitário deve levar a documentação necessária e fazer a matrícula dentro do prazo estabelecido.

Se não for, tem duas saídas: esperar o próximo Sisu ou participar de outros processos seletivos que usam a nota do Enem.

Veja mais detalhes a seguir!

Outras formas de entrar na faculdade com o Enem além do Sisu

A gente torce para que você consiga sua vaga no Sisu, seja na primeira chamada ou por lista de espera.

Mas se não rolar, não tem por que baixar a cabeça. Há várias outras alternativas de entrar naquele curso superior tão desejado – tudo com a mesma nota do Enem que você usou no Sisu!

Vamos a algumas delas:

ProUni – É o programa que permite estudar numa faculdade particular com bolsa de estudos (a maioria delas integral!). A seleção é pela nota do Enem mais recente, tal qual a do Sisu. Além de boa pontuação (igual ou maior que 450 na média das provas), o candidato precisa atender a certas exigências de renda e formação escolar.

FIES – O Fundo de Financiamento Estudantil é para quem quer fazer um curso superior com crédito estudantil fornecido pelo governo federal. Os juros cobrados são mais baixos que os praticados no mercado e o prazo para pagamento é longo. Para conseguir o benefício também é preciso ter feito o Enem e obtido uma boa nota – aqui pode ser usada qualquer edição a partir de 2010!

Ingresso Direto – Se você quer uma forma rápida, direta e descomplicada de entrar numa faculdade particular, basta optar pelo ingresso com a nota do Enem. Com ela é possível conseguir vaga direto, sem fazer vestibular, na maioria dos cursos.

Aproveite para conhecer algumas faculdades de qualidade onde você consegue entrar por meio do ProUni, FIES (somente cursos presenciais) e ingresso direto:

Veja também:

Saiba tudo sobre as provas e onde ver os gabaritos do Enem

Está com tudo pronto para participar do Sisu? Qual curso você gostaria de fazer? Conte para a gente!