Saiba quando sai o resultado do Encceja 2019

Provas — Escrito por

Descubra quando sai o resultado do Encceja 2019, onde encontrá-lo e conheça as faculdades em que você pode estudar com o resultado da prova!

Criado pelo governo federal, o Encceja é um exame nacional, gratuito e voluntário, cuja finalidade é conceder diplomas de Ensino Fundamental ou Ensino Médio para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada.

Anualmente, milhares de pessoas se inscrevem no Encceja com o sonho de concluir uma etapa fundamental nos estudos e ter a chance de ingressar no ensino superior, que abre portas para cargos e salários melhores no mercado de trabalho.

Quem vai prestar o Encceja 2019 precisa ficar atento ao calendário para conferir o resultado da prova. Neste artigo, você vai saber quando sai o resultado do Encceja 2019, o que deve fazer para consultá-lo e ainda conhecer faculdades reconhecidas pelo MEC, onde poderá estudar depois de conseguir seu diploma do Ensino Médio. Confira!

Quando sai o resultado do Encceja 2019?

O resultado do Encceja é disponibilizado pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O órgão ainda não divulgou a data oficial de publicação do resultado, mas se mantiver o padrão de anos anteriores, o resultado do Encceja 2019 será divulgado no meio do mês de novembro, três meses após a aplicação da prova.

Porém, o gabarito oficial poderá ser conferido pelos participantes em até 10 dias úteis após o exame, no dia 6 de setembro. Para ser aprovado, o candidato deverá atingir 100 pontos em cada área do conhecimento e alcançar nota igual ou superior a 5 na redação.

Onde ver o resultado do Encceja 2019?

Assim que o resultado do Encceja 2019 for publicado no site do Inep, o candidato deve acessar a “Página do Participante” para conferi-lo. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site do Encceja 2019
  • Preencha os campos com o seu CPF e a senha cadastrada durante a inscrição
  • Escolha a figura indicada
  • Clique em “Enviar”
  • Confira o canto esquerdo da tela: lá estará disponível a edição do Encceja que você participou
  • Clique ali para verificar sua nota e aprovação

O participante que for aprovado no Encceja 2019 deve se dirigir à instituição certificadora escolhida no momento da inscrição, que pode ser a Secretaria Estadual de Educação do seu município ou um Instituto Federal de Educação. 

No local, o candidato irá solicitar a emissão do seu certificado de conclusão. Para isso, deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (original e cópia)
  • CPF (original e cópia)
  • Boletim do Participante impresso (este documento está disponível na “Página do Participante” no site do Inep)

Certificação emitida pelo Encceja 2019

Quem não conseguir ser aprovado nas quatro provas objetivas aplicadas pelo Encceja poderá aproveitar o resultado alcançado no exame do ano seguinte. Isso porque o Encceja emite dois tipos de certificado:

  • Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou Ensino Médio: emitido para os candidatos aprovados em todas as provas e na redação.
  • Declaração Parcial de Proficiência: emitida para o candidato aprovado em até três provas.

Os portadores da Declaração Parcial de Proficiência terão a oportunidade de fazer novamente as provas específicas das disciplinas em que não foram aprovados no ano posterior. Somente após conseguirem aprovação em todas as provas é que poderão obter o Certificado de Conclusão.

O que fazer com o resultado do Encceja 2019?

Com o certificado de conclusão do Ensino Médio em mãos, o participante poderá explorar novas oportunidades: encontrar um emprego melhor, prestar concurso público e ingressar no ensino superior.

Como sabemos, quem possui um diploma de ensino superior encontra melhores vagas no mercado de trabalho e corre menos risco de ficar desempregado.

Com o resultado do Encceja 2019, é possível realizar a prova do Enem e concorrer a bolsas de estudo para cursar o ensino superior. Além disso, existem faculdades particulares sem burocracia que aceitam a nota do Enem como exame de ingresso.

Para saber onde estudar com o resultado do Encceja 2019, preparamos uma lista com algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, que oferecem ensino de qualidade para quem busca evoluir em sua educação. Confira:

Lembramos que as faculdades listadas oferecem dezenas de cursos, presenciais e a distância, e ainda contam com benefícios financeiros como bolsas de estudo, financiamentos, convênios e descontos na mensalidade. Entre em contato com a instituição desejada para saber mais!

Veja também:

Entenda como ver o gabarito da sua prova do Encceja

Conheça todas as dicas para ir bem na prova do Encceja 2019

Agora que você já sabe quando sai o resultado do Encceja 2019 e onde conferi-lo, conte para a gente: que curso superior você gostaria de estudar? Responda nos comentários!

Comente