Descubra quando sai o resultado do Fies 2020

Fies — Escrito por

Fique por dentro do resultado do FIES 2020 e de outras informações importantes sobre o programa de financiamento do governo.

O FIES é um dos programas do governo que mais vêm recebendo inscrições todos os anos. Isso porque ele auxilia milhares de jovens a conseguir a vaga tão sonhada no ensino superior, financiando seus estudos.

Todos os anos são realizadas duas edições do FIES, e, por isso, é muito importante ficar atento às datas. E é isso que nós vamos mostrar logo a seguir. Porém, mais do que isso, também explicaremos sobre as regras do processo seletivo e como se inscrever.

E se por um acaso você achar que dessa vez não dá para passar no FIES, não se preocupe. Nós também explicaremos a você o que pode fazer caso não consiga uma vaga no programa do governo. Confira!

Sobre o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos ofertados em instituições de ensino superior privadas.

O FIES divide o programa em diferentes modalidades, tornando possível a aplicação de juros zero e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda do candidato.

  • FIES: para estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando seu limite de renda.
  • P-FIES: para estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Essa modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e, ainda, com os recursos dos bancos privados participantes.

Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa obter um desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas do Enem e não ter zerado a redação. Vale para qualquer edição a partir de 2010.

Quando sai o resultado do FIES 2020

Como o cronograma do FIES 2020 ainda não foi oficialmente divulgado, mas logo será, utilizaremos como base o cronograma de 2019.

Sendo assim, o resultado da primeira edição do FIES 2020 está previsto para sair próximo ao dia 25 de fevereiro, das modalidades FIES e P-FIES.

Já o resultado da segunda edição do programa está previsto para sair próximo ao dia 9 de julho de 2020.

Mas lembre-se de que o FIES não emite qualquer tipo de mensagem aos candidatos informando que eles foram aprovados. É de total responsabilidade destes acessar o site oficial, entrar com seus dados e conferir se foi selecionado.

Como se inscrever no FIES 2020

Para se inscrever, em primeiro lugar, é preciso acessar o site do FIES, clicar na opção “Primeiro acesso” no menu esquerdo e preencher os campos solicitados para efetuar o cadastro – com seu CPF, data de nascimento, e-mail e endereço.

Em seguida, você deverá cadastrar uma senha para obter acesso ao sistema. Feito isso, a primeira parte do cadastro estará finalizada.

Agora será necessário acessar o site do FIES Seleção para dar continuidade ao processo. Nele, você deverá informar outros dados pessoais, o curso que pretende fazer e a instituição que deseja estudar. Feito isso, você deve aguardar o resultado da pré-seleção.

Se for aprovado na pré-seleção, você deverá acessar o SisFIES e confirmar a inscrição no processo seletivo.

Não deixe de consultar o edital do FIES ou o site oficial do programa para ficar por dentro de todos os prazos.

O que fazer se eu não conseguir vaga no FIES?

Se por algum motivo você não conseguir passar no FIES, não se preocupe. Você não precisará deixar o seu sonho de ingressar no ensino superior para o ano que vem. 

Existe uma outra forma de conseguir financiar seus estudos. Melhor ainda: cursar uma faculdade sem ter que pagar por isso (ou pagar menos). Sabe como? Pelo ingresso direto!

Por meio dele, o estudante pode usar a nota do Enem para iniciar uma nova graduação sem prestar o tradicional vestibular. 

Além disso, muitas instituições que aceitam essa modalidade de seleção oferecem bolsas de até 100% para alunos que decidem ingressar direto.

Em geral, as notas de corte do ingresso direto também são mais acessíveis do que o FIES. Um desempenho de 300 pontos na média geral das provas objetivas, sem zerar a redação, é suficiente para garantir vaga.

Se atingir a nota mínima do curso desejado, basta o candidato apresentar o boletim de desempenho individual com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.

Conheça, a seguir, algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) onde você pode usar sua nota do Enem para ingressar direto e garantir uma bolsa de estudos de até 100%. Isso irá te poupar de precisar fazer o vestibular da instituição que você escolher.

Caso você opte por não ingressar direto, todas elas ainda possuem programas próprios de bolsas e descontos nas mensalidades:

Veja também:

Entenda como você pode fazer uma faculdade com o FIES

Agora que você já sabe quando sai o resultado do FIES 2020, responda aqui nos comentários: qual curso você pretende fazer?

Comente