No Brasil, não são todas as pessoas que conseguem finalizar o ensino básico com a idade indicada. Muitos precisam abandonar os estudos para se dedicar a outras prioridades e acabam precisando atrasar a formação.

E é justamente para essas pessoas que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é destinado e uma ótima oportunidade para seguir estudando.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova, aplica o Encceja todo ano para que jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio tenham a oportunidade de dar esse passo adiante.

E se você é uma dessas pessoas que vai fazer o Encceja 2020, deve saber quando será o exame e outras informações para fazer uma boa prova e conseguir o certificado.

Quando é a prova do Encceja 2020?

Por meio do edital da prova, o Inep divulga as datas mais importantes do Encceja, entre elas, a data quando a prova será realizada. O edital costuma ser divulgado no final do primeiro semestre.

Geralmente, o Encceja acontece nos primeiros meses do segundo semestre do ano, em um domingo, dividido no período da manhã e da tarde. Assim que o documento for publicado pelo MEC, informações importantes estarão disponíveis para os candidatos, como prazos de inscrição e de solicitação de atendimento especializado e quando a prova acontecerá.

Como o edital do Encceja 2020 ainda não foi divulgado, ainda não há datas confirmadas. Assim, os candidatos devem ficar atentos aos portais oficiais do Inep e do MEC para quando o cronograma for apresentado estar por dentro das novidades.

É possível usar como base o Encceja 2019 para que os estudantes tenham uma base de quando a prova acontece. O edital da prova do ano passado, publicado em maio, confirmava a data do exame para o dia 25 de agosto, um domingo, das 9h às 13 e das 15h30 às 20h30.

No entanto, em entrevista para a Revista Quero, Alexandre Lopes, presidente do Inep, afirmou que a prova de 2020 não vai acontecer em agosto, devido ao coronavírus.

Quando sai o resultado do Encceja 2020?

Depois de realizar a prova, os candidatos aguardam o resultado do Encceja para checar se tiveram a nota suficiente para a aprovação. O Inep não costuma antecipar no edital da prova a data de quando os resultados estarão disponíveis, mas divulga uma data depois que a prova foi aplicada.

Em 2019, o Inep confirmou no dia seguinte da prova que o resultado seria divulgado no mês de dezembro. No Encceja do ano passado, os jovens e adultos que fizeram a prova puderam checar suas notas no dia 6 de dezembro.

A nota é calculada de acordo com o desempenho dos estudantes na prova de cada disciplina. Se o resultado for acima da nota mínima exigida para conseguir o certificado, o nome do candidato aparecerá na lista de aprovados.

Para isso, as notas em cada disciplina devem ser superiores a 100 pontos (em uma escala que varia entre 60 e 180) e a pontuação na redação precisa ser acima de 5 pontos (em escala que vai de 0 a 10).

O que cai no Encceja 2020?

O Encceja é preparado para ser feito por pessoas que precisam completar o ensino fundamental ou para quem precisa finalizar o ensino médio. Por isso, são feitas duas provas e cada uma cobra o conteúdo da respectiva época de ensino.

Aqueles que não concluíram o ensino fundamental e têm entre 15 e 17 anos vão se preparar para a prova com o conteúdo normal para os anos de estudo do ensino fundamental.

As disciplinas que devem ser estudadas pelos candidatos são essas:

  • Prova I: Ciências Naturais
  • Prova II: Matemática
  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • Prova IV: História e Geografia

Os jovens e adultos que possuem 18 anos completos ou mais e não terminaram o ensino médio fazem a prova com as disciplinas referentes a esse período da escola.

As matérias que devem ser estudadas são as seguintes:

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias
  • Prova III: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Para auxiliar na preparação de jovens e adultos que vão fazer o Encceja 2020, o Inep conta com apostilas de estudo para todas as disciplinas do ensino fundamental e do ensino médio em seu site, para download em PDF.

Como usar a nota do Encceja para entrar na faculdade?

Se você conseguir a tão desejada aprovação no ensino médio pelo Encceja, já está habilitado a começar a buscar formas de entrar na faculdade.

Depois de ter o certificado em mãos, os estudantes podem pensar em se inscrever no Enem e vestibulares de universidades de todo o país. E aí chega a hora de decidir o curso e onde estudar.

Se você já sabe qual profissão quer iniciar e qual graduação fazer, precisa ter calma na hora de optar por uma faculdade, afinal, ela precisa ser reconhecida pelo MEC para emitir diplomas que tenham validade no mercado de trabalho.

Por isso, a lista abaixo conta com algumas faculdades que são certificadas e possuem boas avaliações, tanto do ministério como de empresas que dão oportunidades para vagas de emprego.

Essas universidades possuem unidades em diversas regiões do país para estudo presencial e a distância.

Veja mais:

Descubra aonde achar o material de estudos para o Encceja

Saiba tudo sobre a prova do Encceja

Está por dentro do Encceja 2020? Conta para a gente nos comentários abaixo o que você pretende fazer com sua nota!