Saiba quanto precisa no Enem pra passar em Gestão Hospitalar

Enem — Escrito por

Se você deseja uma graduação na área da saúde, um curso de Gestão Hospitalar pode ser uma excelente opção. Saiba que nota você precisa tirar no Enem para ingressar nesse curso.

O Enem, além de um instrumento de avaliação do estudante, também é um recurso muito valioso que pode abrir portas e garantir o acesso do aluno ao curso desejado. Isso porque, atualmente, a nota do Enem pode ser usada como as notas de corte do vestibular de inúmeras faculdades de qualidade em todo o país.

Além disso, essa nota também é utilizada em processos seletivos de bolsas de estudos e programas de financiamento e de distribuição de vagas do governo federal, ou programas de ingresso imediato em faculdades.

Para disputar uma vaga nos programas e nas faculdades usando a nota do Enem é preciso, em primeiro lugar, saber se a nota da prova alcançada pelo estudante  é igual ou superior à nota de corte do exame para o curso pretendido.

No caso dos cursos de Gestão Hospitalar, assim como para todos os outros, essa nota muda a cada ano. No entanto, para cada curso e programa pretendido, somente é divulgado após os resultados no exame saírem.

Saiba mais sobre os programas que usam a nota do Enem para cursos de Gestão Hospitalar, dentre outros.

Programas e processos que usam a nota do Enem

Como foi dito anteriormente, há algumas possibilidades de cursos e programas que usam a nota do Enem como critério de aprovação e distribuição de vagas em inúmeras faculdades públicas e privadas do país.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), por exemplo, é um deles. Trata-se de um programa do MEC (Ministério da Educação) que faz uma seleção de estudantes para distribuição de vagas em diferentes cursos de universidades federais e estaduais do país. Esse programa abre todos os anos a oportunidade de milhares de estudantes cursarem graduação em mais de 100 instituições de ensino ao redor do Brasil.

Outra possibilidade é o ProUni (Programa Universidade para Todos), também do governo federal, por meio do qual o estudante pode obter bolsas de estudo parciais ou integrais em cursos de faculdades privadas do todo o país.

Há, ainda, a possibilidade de usar o resultado do Enem para  participar do FIES, um programa do Ministério da Educação de financiamento estudantil dedicado a estudantes de baixa renda.

Confira abaixo a média da nota de corte dos últimos anos dos processos seletivos do curso de Design:

  • Sisu: 617
  • ProUni: 640
  • FIES: 600

Onde estudar Gestão Hospitalar com a nota do Enem

Mas, caso a participação nos programas apresentados acima não funcione para você, não desanime. Há inúmeras opções de boas faculdades que oferecem caminhos para ingresso direto em seus cursos de graduação utilizando somente a pontuação do Enem. Essas faculdades, em geral, também oferecem excelentes opções de programas próprios de financiamento estudantil, e bolsas de estudos, em geral, bastante disputadas.

Há uma boa variedade de cursos de Gestão Hospitalar e, por conta do grande número de possibilidades, é fundamental, antes de escolher uma instituição para sua  graduação em Gestão Hospitalar, verificar se a opção escolhida está apta a emitir diplomas válidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Essa pesquisa é fundamental, pois apenas as instituições chanceladas pelo órgão podem emitir diplomas válidos, ou seja, aceitos no mercado de trabalho e em instituições de ensino para cursos superiores.

Por conta da vasta oferta de cursos e detalhes para verificar, muitas vezes, escolher uma boa instituição para fazer um curso de Gestão Hospitalar pode ser um desafio.

Para ajudar, selecionamos algumas opções de faculdades que oferecem cursos de Gestão Hospitalar, são bem-avaliados pelo MEC, e também oferecem uma série de outras vantagens aos alunos, como unidades e pólos de apoio espalhados por todo o território, mensalidades com valores acessíveis e programas de bolsas de estudo ou financiamento atrelados a nota do Enem.

Saiba mais são:

Leia mais:
Saiba quando sairá o resultado do Enem

Pronto para o novo desafio de cursar uma graduação em Design? Conte para gente nos comentários: em que instituição você deseja estudar?

Comente