Descubra que nota você precisa tirar no Enem 2019 para garantir uma bolsa e iniciar os estudos em uma faculdade particular!

Depois de passar muito tempo se preparando para realizar o Enem, agora é hora de saber que você pode usar sua nota no exame para conseguir bolsas de estudo em faculdades particulares.

Isso é possível por meio do ProUni ou diretamente com algumas instituições de ensino superior privadas.

Para quem não teve a chance de conseguir uma vaga na universidade pública e não possui condições financeiras de bancar as mensalidades de uma graduação, essa é a grande oportunidade de ingressar no ensino superior e almejar um futuro melhor.

Neste artigo, você irá saber quantos pontos são necessários para conseguir uma bolsa no ensino superior e quais os outros requisitos necessários para desfrutar desse benefício.

Quantos pontos são necessários para concorrer a uma bolsa do ProUni

O ProUni é um programa criado pelo governo federal com o intuito de distribuir bolsas parciais (de 50%) e integrais a estudantes de baixa renda que desejam cursar instituições de ensino superior particulares.

O candidato que fizer o Enem 2019, atingir pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e não zerar a redação poderá se inscrever no ProUni em 2020.

A pontuação necessária para o candidato garantir uma bolsa do ProUni depende muito da faculdade e do curso desejado.

Para se ter uma ideia, nos últimos anos, os cursos com pontuações mais baixas tiveram nota de corte em torno de 470, como Pedagogia e Ciências Sociais, enquanto os cursos com pontuações mais altas tiveram nota de corte entre 800 e 850, como Medicina e Direito.

Também é preciso cumprir pelo menos um dos requisitos socioeconômicos para concorrer às bolsas do ProUni:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola particular como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas em cursos de licenciatura. Neste caso, não há requisitos de renda.

Existe ainda um limite de renda familiar: para concorrer a uma bolsa parcial (50%), o candidato deve possuir uma renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Se a bolsa for integral, esse teto salarial cai para 1,5 salário mínimo por pessoa.

Caso as vagas não sejam preenchidas na primeira etapa, um novo período de inscrições é aberto. Assim, quem fez o Enem nos anos anteriores pode concorrer às bolsas remanescentes.

Quantos pontos são necessários para conseguir uma bolsa diretamente com a faculdade

Algumas faculdades possuem programas próprios de concessão de bolsas de estudo a partir da nota do Enem.

Sem a necessidade de trâmites burocráticos, basta o candidato apresentar seu boletim individual de desempenho na secretaria da instituição para garantir seu benefício.

A pontuação necessária para conseguir uma bolsa direto com a faculdade varia muito de acordo com os critérios da instituição escolhida.

Nas faculdades da rede Cruzeiro do Sul Educacional, por exemplo, se você faz acima de 300 pontos, já consegue isenção na matrícula e uma bolsa de estudos. Quem faz acima 800 pontos, ganha uma bolsa de 100% que vale até o fim da graduação.

Onde estudar com a nota do Enem 2019

Se você fez o Enem 2019 e não vê a hora de cursar o ensino superior, saiba que você pode usar sua pontuação no exame para conseguir bolsas de estudo em diversas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que participam do ProUni. 

Essas mesmas instituições ainda possuem programas próprios de bolsas de estudo que aceitam a nota do Enem! Nós fizemos uma seleção com algumas delas para facilitar a sua escolha. Confira:

Veja também:

Conheça os melhores jeitos de entrar na faculdade particular

Vai tentar uma bolsa de estudos do ProUni ou diretamente com a faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!