Descubra que nota tirar no Enem para passar em Serviço Social

Enem — Escrito por

Quer entrar na faculdade de Serviço Social com a nota do Enem? Veja aqui as opções e saiba qual a pontuação necessária.

Se você pretende usar a nota do Enem para entrar na faculdade de Serviço Social, precisa ler este texto até o fim! Falaremos sobre as diferentes formas de usar a nota do Exame para entrar na faculdade e as notas de corte de cada processo seletivo (Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto).

E já começamos com uma boa notícia: a oferta de vagas para o curso é bem grande, o que aumenta muito suas chances de conseguir passar, mesmo que não tenha conseguido uma pontuação alta no Enem.

Além disso, as mensalidades de Serviço Social têm preços muito acessíveis na rede particular, caso você não passe pelo Sisu.

Veja a seguir qual a pontuação mínima para garantir sua vaga no Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto.

Que nota é preciso tirar no Enem para passar em Serviço Social

Existem 4 formas de usar a nota do Enem para entrar na faculdade de Serviço Social (e em outros cursos):

  • Sisu
  • ProUni
  • FIES
  • Ingresso direto

Sisu

O Sisu é o sistema do MEC que distribui vagas em universidades públicas do país, e costuma ter duas edições a cada ano.

A nota mínima que o candidato precisa tirar no Enem (nota de corte) para passar em Serviço Social pelo Sisu é sempre mais alta que as do ProUni e FIES. Isso porque o Sisu oferece a oportunidade de estudar em faculdades públicas, onde o aluno não tem nenhum gasto com mensalidades e taxas.

Notas de corte do Sisu para Serviço Social

Com base em edições anteriores do Sisu, temos as seguintes notas do Enem para Serviço Social:

  • Média: 640
  • Nota mínima: 564
  • Nota máxima: 754

Lembrando que essas são notas aproximadas, pois a pontuação exata para cada vaga depende da edição do Sisu, da universidade escolhida, turno e modalidade (ampla concorrência ou cotas).

ProUni

O ProUni oferece bolsas integrais e parciais (50%) em faculdades particulares. O programa costuma ter duas edições a cada ano. Para se inscrever é preciso ter feito a última edição do Enem, ter alcançado uma pontuação geral igual ou maior que 450 e não ter zerado na redação.

Além de cumprir esses pré-requisitos, os candidatos precisam atender aos critérios do programa para distribuição das bolsas, que incluem limites de renda familiar e como o aluno cursou o ensino médio.

Notas de corte do ProUni para Serviço Social

  • Média: 572
  • Nota mínima: 457
  • Nota máxima: 692

O ProUni tem uma grande vantagem em relação aos demais programas do governo (Sisu e FIES): é o único que oferece bolsas em cursos a distância.

E o curso de Serviço Social é oferecido na modalidade a EAD e semipresencial por algumas instituições, como Universidade de Franca e Universidade Cruzeiro do Sul, por exemplo .

FIES

O FIES permite que o estudante financie as mensalidades da faculdade a juros baixos (ou zero) e comece a quitar a dívida somente depois da formatura.

Durante o curso é preciso pagar apenas um valor referente aos encargos do financiamento, a cada três meses. Esse valor tem um limite máximo fixado pelo governo.

Notas de corte do FIES para Serviço Social

  • Média: 520
  • Nota mínima: 453
  • Nota máxima: 622

Mais uma vez, lembramos que essas são notas aproximadas.

Para se inscrever no FIES é preciso ter feito o Enem a partir de 2010, ter obtido nota geral a partir de 450 e não ter zerado na redação. As inscrições costumam ser abertas duas vezes por ano.

Um ponto positivo do programa é que todas as instituições participantes precisam ser reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Entre elas, estão o Centro Educacional Anhanguera e a Faculdade das Américas (FAM), que oferecem vagas em seus cursos presenciais de Serviço Social pelo programa.

Ingresso direto: o jeito mais fácil de usar sua nota do Enem

O Ingresso direto consiste em usar a nota do Enem para se matricular em uma faculdade privada sem ter que fazer a prova do vestibular.

Basta procurar uma instituição que aceite a nota do Exame no processo seletivo, apresentar os documentos solicitados e começar a estudar, simples assim!

Aqui não podemos informar as notas de corte, porque variam de acordo com a instituição. Porém, costumam ser mais baixas que as do Sisu, ProUni e Fies, devido à menor concorrência.

Se o problema é pagar as mensalidades do curso, saiba que boa parte das faculdades privadas oferecem bolsas de estudo, descontos e financiamento estudantil a seus alunos.

Onde estudar

Conheça agora 6 faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Serviço Social e aceitam a nota do Enem para ingresso direto.

São instituições que oferecem facilidades como bolsas de estudo, descontos especiais e crédito estudantil facilitado, além de participarem do ProUni e FIES.

Vale a pena entrar em contato agora mesmo para saber mais sobre o curso e ver quanto consegue de desconto:

Veja também:

Curso de Serviço Social online

Descubra quanto ganha um assistente social no Brasil

Depois de saber que nota é preciso tirar no Enem para passar em Serviço Social, conte para a gente nos comentários: quando você pretende começar sua faculdade?

Comente