Saiba como acessar os resultados das provas e se preparar para entrar na faculdade com a nota do Enem!

Quem já fez o Enem sabe o quanto os resultados são aguardados por todos os milhões de participantes, sem exceção.

É o momento que define se a corrida por uma vaga na universidade vai ser mais tranquila ou vai exigir um esforço maior.

De toda forma, os resultados só ficam disponíveis alguns meses depois das provas, e de uma maneira diferente dos vestibulares tradicionais.

Quer saber quanto você tirou no Enem? Descubra como ver os resultados agora mesmo!

Quanto tirei no Enem? Saiba como ver os resultados

Ver os resultados do Enem é bastante simples. O processo inteirinho é feito pela internet.

As consultas ficam disponíveis para os participantes do Enem normalmente na primeira quinzena de janeiro ou alguns dias depois.

Sim, leva mais de dois meses desde a aplicação das provas até a divulgação geral dos resultados.

As datas exatas variam todo ano e são divulgadas algumas semanas antes pela organização do Enem.

Quando os resultados estiverem disponíveis, o candidato só tem que:

  • Acessar o site oficial do Enem.
  • Informar o número de inscrição no Enem.
  • Informar a senha cadastrada (a mesma que foi criada durante a inscrição. Se não lembrar, tem como recuperar no próprio site).

Feito isso, o candidato acessa o chamado “boletim de desempenho individual”, que nada mais é que as notas obtidas em cada uma das cinco provas que compõem o Enem:

  • Redação
  • Linguagens e Códigos
  • Ciências Humanas
  • Matemática
  • Ciências da Natureza

Nessa etapa dá para ver somente as notas. O espelho da redação, que é a prova corrigida pelos avaliadores, só fica disponível meses depois.

Os resultados do Enem são divulgados uma única vez por ano. A consulta é feita de forma individual, portanto não espere aquele listão que costuma ser publicado por faculdades que ainda usam o vestibular tradicional.

Por que é importante tirar uma boa nota no Enem?

O Enem é hoje a forma mais fácil de entrar na faculdade.

Uma boa nota praticamente garante entrada no curso desejado pelos principais programas de acesso ao ensino superior do Brasil.

Como esses programas estão cada vez mais concorridos, a nota se tornou um diferencial importante na hora de conseguir vaga com mais tranquilidade.

A nota do Enem permite ingressar em universidade pública ou particular de diversas maneiras.

Veja mais detalhes a seguir.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem

Existem pelo menos quatro maneiras de entrar no ensino superior com a nota do Enem.

Algumas são abertas a todos os participantes, outras têm mais restrições.

Vale assinalar que todos os programas listados abaixo têm duas edições anuais, no primeiro e no segundo semestre.

Conheça:

  • Sisu – Processo seletivo para quem sonha em entrar numa universidade pública. Duas vezes por ano o programa recebe inscrições de quem fez o Enem mais recente e não tirou zero na redação. Há vagas em todos os cursos, de todas as áreas, em instituições presentes em praticamente todo o país. É o mais concorrido e o que exige as maiores notas no Enem. Para você ter ideia, a média para passar no Sisu tem ficado na casa dos 680 pontos.
  • ProUni – Programa que distribui bolsas de estudo em faculdades privadas de primeira linha. Podem concorrer os alunos que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública e têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. A nota exigida para quem pensa em entrar na disputa começa em 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, sem ter zerado a redação. O ProUni é bastante concorrido. A nota média para conseguir entrar é de 620 pontos. As bolsas podem ser integrais ou parciais e podem ser usadas em cursos presenciais ou a distância por todo o país.
  • FIES – É o programa que permite financiar cursos de nível superior em faculdades privadas bem avaliadas pelo MEC. As vantagens são as condições facilitadas de pagamento: só depois da formatura, com prazo bem longo para quitar a dívida e zero de juros (dependendo do perfil do participante). Para concorrer é preciso atender a alguns requisitos de renda familiar e desempenho no Enem.
  • Ingresso direto – Se você está pensando em estudar em faculdade privada, essa é, de longe, a forma mais simples de conquistar uma vaga com a nota do Enem. Com o ingresso direto, basta apresentar o desempenho obtido nas provas. Esse sistema é utilizado por faculdades de todo o país e vale para cursos presenciais e a distância – exceto Medicina.

Com tantas opções no radar, outro desafio se impõe aos participantes do Enem: escolher a faculdade certa.

Nosso conselho é que você chegue aos processos seletivos com algumas opções de onde gostaria de estudar. Isso ajuda a dar foco e aumenta as chances de sucesso.

Para fazer a escolha certa não tem mistério: procure faculdades que sejam reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Além de um ensino de qualidade, você vai assegurar um diploma bem aceito no mercado de trabalho.

A gente aproveita para sugerir algumas faculdades que se enquadram nesse perfil e ainda participam de programas como ProUni, FIES e ingresso direto:

Veja também:

Veja quais são as faculdades a distância que aceitam o ProUni 

Entendeu como ver a nota do Enem e como usá-la para entrar na universidade? Conte para a gente aqui nos comentários!