Quantos pontos precisa no Enem pra passar em Contabilidade?

Enem — Escrito por

Não é por acaso que Contabilidade está entre os cursos mais procurados pelos brasileiros: há um amplo mercado de trabalho por aqui, com possibilidades reais de ganhar salários incríveis!

É por isso que mais de 370 mil futuros contadores devem entrar no mercado nos próximos anos.

Quando a procura é alta, você já sabe: a concorrência por uma vaga também é.

Por isso é importante saber que nota você precisa tirar no Enem para passar em Contabilidade nos principais processos seletivos que usam o exame como critério de classificação.

Quer saber que notas são essas? Descubra logo a seguir!

Quantos pontos precisa tirar no Enem para passar em Contabilidade

Hoje, o curso de Ciências Contábeis pode ser encontrado em mais de mil instituições de ensino pelo país — e boa parte delas aceita o ingresso de novos alunos pelo Enem.

São duas grandes maneiras de entrar na faculdade com a nota dos exames: pelo Sisu e pelo ProUni. Quem estiver em busca de uma alternativa para facilitar o pagamento das mensalidades ainda pode optar pelo FIES.

As notas para entrar em Contabilidade em cada um desses programas variam bastante. Vamos conhecer algumas delas a seguir.

Quantos pontos precisa tirar no Enem para passar em Contabilidade pelo Sisu

O Sisu é sem dúvidas o processo seletivo mais difícil de entrar entre todos aqueles que aceitam nota do Enem. O motivo disso é simples: o programa distribui vagas em universidades públicas por todo o país.

Para passar com tranquilidade em Contabilidade pelo Sisu é preciso se dedicar bastante aos estudos, pois a nota média para conseguir vaga aqui é de aproximadamente 650 pontos.

Só que esse valor pode variar para mais ou para menos, dependendo da universidade escolhida. Em algumas delas, a pontuação mínima para entrar chega próximo a 770 pontos. Em outras, como na Universidade Federal de Mato Grosso, ficou em apenas 590 pontos.

Para participar do Sisu, o candidato só precisa ter feito o Enem mais recente, sem ter zerado a redação. São duas edições todos os anos, sempre no início dos semestres letivos.

Quantos pontos precisa no Enem para passar em Contabilidade pelo ProUni

Quem não conseguir vaga no Sisu tem ainda a opção de tentar uma entrar em Contabilidade pelo ProUni, o programa do governo federal que distribui bolsas de estudo parciais integrais em instituições privadas.

A pontuação média para entrar em Contabilidade pelo ProUni é de 600 pontos, mais ou menos. Nas instituições mais disputadas, às vezes é preciso ter uma nota maior que 700 pontos. Já nas mais tranquilas, com cerca de 470 pontos você já garante a sua bolsa.

Participar do ProUni é um pouco mais burocrático que no Sisu: o candidato precisa apresentar um desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, não ter zerado a redação, e ainda se encaixar nos critérios de renda familiar e formação escolar exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O ProUni tem um diferencial em relação aos outros processos seletivos do governo federal, já que também trabalha com cursos a distância. Historicamente, esse tipo de graduação exige notas mais baixas para entrar. Fique ligado.

Ah, o ProUni também acontece duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo, normalmente depois do encerramento do Sisu.

Quantos pontos precisa no Enem para passar em Contabilidade pelo FIES

O FIES é um programa de financiamento estudantil que pode facilitar bastante a vida de quem busca ajuda para pagar uma faculdade.

O programa permite que o aluno financie o curso a juros baixos, e ainda oferece um prazo de pagamento a perder de vista. Os valores referentes à dívida do financiamento só começam a ser cobrados depois da formatura.

Mas, claro, o benefício não vem de mão beijada. É preciso encarar um processo seletivo razoavelmente concorrido. Para conseguir passar em Contabilidade é preciso ter uma média de aproximadamente 550 pontos no Enem. As notas de corte mais altas ficam na casa da 690 pontos, enquanto as mais baixas, 450.

Pode participar do FIES qualquer pessoa que fez o Enem a partir de 2010, obteve pelo menos 450 pontos na média das provas e não zerou a redação. O governo também exige que o candidato se encaixe em certos critérios de renda. As inscrições abrem duas vezes ao ano.

 

Quantos pontos precisa no Enem para passar direto em Contabilidade, sem fazer processo seletivo?

Se você não tem mais cabeça nem paciência para encarar qualquer processo seletivo que seja, poderá usar a nota do Enem para entrar direto em Contabilidade sem nenhum perrengue.

Basta, para isso, escolher a faculdade particular onde você quer estudar, optar pela modalidade de ingresso direto com a nota do Enem, informar a pontuação obtida em cada uma das provas dos exames e torcer.

Nesse sistema, as notas de corte são bem mais tranquilas que no Sisu, no ProUni ou no FIES. E o melhor não é preciso comprovar renda nem formação escolar para conseguir a vaga desejada.

Onde estudar Contabilidade com a nota do Enem

Com quase mil faculdades à disposição, não vai ser difícil encontrar uma boa instituição que ofereça o curso de Contabilidade perto de você.

Mas é preciso estar sempre atento e escolher somente faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC — uma garantia de que o seu diploma irá se destacar numa área tão concorrida.

A seguir, a gente elegeu algumas faculdades que oferecem o curso de Ciências Contábeis em diversos formatos (presencial, semipresencial e a distância) e ainda trabalham com ProUni, FIES e ingresso direto. Conheça:

 

Veja também:

Melhores Faculdades de Ciências Contábeis

E aí, dá para encarar a pontuação de Contabilidade? De qual processo seletivo você deseja participar? Conte para a gente nos comentários!

Comente