Marketing é uma profissão para quem tem boas ideias na cabeça e gosta de tudo relacionado a criação, comercialização e posicionamento de produtos e serviços no mercado.

É uma atividade essencial nos dias de hoje, turbinada pela enorme competição entre as empresas.

Por isso, quem se investe na área do Marketing tem grandes chances de se dar bem na profissão – especialmente se for uma pessoa antenada e com visão comercial apurada.

O curso tem se tornado bastante popular por aqui – tanto que já pode ser encontrado em cerca de 275 faculdades em todo o país.

Quer saber quantos prontos é preciso ter no Enem para passar em Marketing? Fique ligado que a gente revela logo a seguir!

Quantos pontos precisa no Enem pra passar em Marketing

Com sua nota do Enem, você pode tentar vaga em Marketing por pelo menos quatro programas:

  • Sisu
  • ProUni
  • FIES
  • Ingresso direto

As notas mínimas necessárias para entrar variam de acordo com o processo seletivo escolhido.

A gente foi atrás da pontuação que você precisa tirar no Enem para descolar vaga em cada um deles. Confira a seguir.

Quantos pontos precisa no Enem pra passar em Marketing pelo Sisu

O Sisu é o processo seletivo mais esperado por quem faz o Enem. É aquele que concede vagas em universidades públicas e institutos federais de educação por todo o país. Está aberto a qualquer pessoa que tenha feito o Enem mais recente e não tenha zerado a redação.

Não é por acaso, portanto, que o Sisu tem as maiores notas de corte para quem pensa em fazer Marketing.

De acordo com os processos seletivos mais recentes, a pontuação média para conseguir vaga no curso ficou em impressionantes 725 pontos!

As notas mais baixas, na casa dos 718 pontos, ficaram bastante próximas das mais altas, cerca de 780 pontos.

Esse número se explica, em parte, pelo baixo número de instituições públicas que oferecem o curso de Marketing no Brasil. Das 275 instituições que contam com a graduação, apenas 7 são públicas – elas respondem por menos de 1% da oferta total de vagas todos os anos. Além disso, participam do Sisu pouco menos da metade das universidades públicas brasileiras.

Portanto, se você está pensando em disputar uma vaga em Marketing pelo Sisu, comece a estudar desde já. A concorrência não dá trégua.

A boa notícia é que o número de pontos necessários para passar em Marketing dá uma bela aliviada nos demais processos seletivos. Confira a seguir.

Quantos pontos precisa no Enem pra passar em Marketing pelo ProUni

Se no Sisu é necessário ter 720 pontos para entrar em Marketing, no ProUni o cenário é completamente diferente.

Os candidatos que entrarem na disputa por uma bolsa de estudos bancada pelo governo federal vão se deparar com uma nota de corte média de 570 pontos.

Em seleções recentes, a nota de corte mais alta não chegou a ultrapassar os 670 pontos. A mais baixa ficou em torno de 455 pontos (e numa boa faculdade, a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Bem mais tranquilo, não é?

Com o ProUni, o candidato pode obter uma bolsa parcial ou integral para estudar em uma faculdade particular de qualidade atestada pelo MEC.

Para participar é necessário ter feito o Enem mais recente, não ter zerado a redação e atender aos seguintes requisitos:

  • Apresentar desempenho de pelo menos 450 na média das provas, sem ter zerado a redação.
  • Ter feito o ensino médio em escola da rede pública, ou na particular com bolsa integral durante todo o tempo de estudos.
  • Ter renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos per capita.

Quantos pontos precisa no Enem pra passar em Marketing pelo FIES

O FIES possibilita financiar o curso de Marketing em suaves prestações mensais e com juros lá embaixo. Além disso, a dívida só começa a ser cobrada depois da formatura, o que é uma vantagem e tanto para quem precisa daquela ajuda para fazer um curso superior.

Em Marketing, a concorrência também é tranquila. Com cerca de 530 pontos é possível descolar financiamento na maioria das faculdades participantes.

As menores notas ficaram em torno de 450 pontos, enquanto as maiores superam os 670.

O FIES exige que o participante tenha feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, não tenha zerado a redação e apresente pelo menos 450 pontos na média das provas. A renda familiar mensal bruta para participar é de até 5 salários mínimos por pessoa.

A seleção abre duas vezes por ano.

Quantos pontos precisa no Enem pra passar em Marketing pelo ingresso direto

O ingresso direto é uma maneira bem mais tranquila de entrar na faculdade. Com ele, o estudante que prestou qualquer edição do Enem a partir de 2010 pode tentar vaga em inúmeros cursos superiores. O processo é descomplicado: basta apresentar as notas e verificar se alcançou a pontuação necessária.

Aqui, as notas mínimas variam de instituição para instituição, mas na grande maioria dos casos são bem mais baixas que no Sisu, no ProUni ou no FIES. Informe-se onde você está pensando em estudar.

O ingresso direto pode ser utilizado tanto para cursos presenciais quanto a distância.

Onde estudar Marketing com a nota do Enem

Você já viu que a grande maioria das vagas em Marketing está em faculdades particulares. Portanto, para garantir um curso de qualidade você precisa observar se a instituição escolhida é reconhecida e bem avaliada pelo MEC e oferece a modalidade desejada (presencial, semipresencial ou a distância).

A gente separou algumas faculdades que atendem a todos esses critérios de qualidade e, de quebra, ainda oferecem programas de bolsas, financiamento, descontos e convênios.

Veja também:

Faculdade a distância vale a pena? Entenda

E aí, vai tentar vaga em Marketing? Em qual processo seletivo? Conte para a gente!