O curso superior de Radiologia é do tipo tecnológico, com duração média de três anos. A procura pelas graduações desse tipo é alta, pois elas representam uma forma rápida de se formar e ingressar no mercado de trabalho.

Você já deve saber que quem fez o Enem – e obteve uma boa pontuação – tem muito mais chances de entrar em Radiologia.

Se optar por um dos programas do governo, o ideal é ter uma média superior aos 450 pontos. Já na alternativa do acesso direto, adotado por muitas faculdades, a pontuação exigida pode ser menor.

Descubra agora mesmo todos os caminhos possíveis para conseguir uma vaga em Radiologia e quantos pontos no Enem você vai precisar!

Quantos pontos precisa no Enem pra passar em Radiologia pelo ProUni

Para se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni), você precisa ter feito pelo menos 450 pontos na média geral das provas e mais do que zero na redação do Enem mais recente.

E, como o programa está voltado para alunos de baixa renda, é necessário se encaixar no perfil socioeconômico solicitado.

Para Radiologia, a média nacional para conseguir a vaga nos últimos anos está em torno dos 600 pontos no Enem. A nota de corte mínima gira em torno dos 565, enquanto a máxima fica em 660.

Sendo aprovado no ProUni, você vai estudar Radiologia com bolsa de estudos, que podem ser integrais ou parciais (de 50%). O programa contempla vagas para universidades privadas de todo o Brasil, para cursos presenciais e a distância.

Quantos pontos precisa no Enem pra financiar o curso de Radiologia pelo FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também está focado em alunos de baixa renda. Por isso, o primeiro passo é saber se você se encaixa no perfil socioeconômico estabelecido pelo programa.

A pontuação mínima exigida no Enem também é de 450 pontos na média geral das provas e mais do que zero na redação. A diferença é que você pode se inscrever usando as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Observando edições recentes, detectamos que a menor pontuação para entrar em Radiologia pelo FIES é 452. A maior nota de corte é 630 e a média nacional fica em torno de 530.

O FIES oferece financiamento das mensalidades da faculdade (só valem os cursos presenciais). A dívida adquirida ao longo do curso só começa a ser paga depois da formatura, com juros baixos e em muitas parcelas.

Quantos pontos precisa no Enem pra passar em Radiologia pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o mais difícil entre todos os programas do governo. Distribui vagas para universidades públicas, que, tradicionalmente, são muito concorridas.

Nos últimos anos, para o curso de Radiologia, a média nacional das notas de corte ficou em 660. Mas teve quem conseguiu entrar com cerca de 630. As maiores notas de corte chegam aos 700 pontos. Para se inscrever, basta ter feito o Enem mais recente e não ter zerado na redação.

É importante saber que os números que estamos colocando aqui correspondem a uma média baseada nas últimas edições. Embora a tendência seja que eles sigam nesses patamares, existe a possibilidade de mudanças.

Quantos pontos precisa no Enem pra passar em Radiologia por acesso direto com os pontos do Enem

Fora os programas do governo, você também tem a chance de entrar em Radiologia pelo ingresso direto, sem burocracia e sem vestibular. Esse sistema vem sendo usado por muitas faculdades particulares no Brasil.

Um exemplo é o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA).

A partir de 50 pontos na redação e 300 nas provas você já começa a ter chances de conseguir a vaga em Radiologia pelos pontos do Enem.

Como as universidades têm autonomia para definir seus processos seletivos, o melhor é entrar em contato direto com a faculdade de seu interesse para verificar as regras de ingresso direto no curso de Radiologia.

Faculdades em que você pode entrar em Radiologia com os pontos obtidos no Enem

No Brasil inteiro, há muitas instituições que oferecem Radiologia e aceitam as notas do Enem em seus processos seletivos. O cuidado que você tem que tomar é verificar a situação da faculdade junto ao Ministério da Educação (MEC).

Como você já deve saber, somente os cursos aprovados pelo MEC podem emitir diplomas válidos no país.

Separamos a seguir algumas sugestões de instituições que oferecem a graduação tecnológica em Radiologia reconhecida e bem avaliada pelo MEC onde você pode tentar seu ingresso usando os pontos do Enem.

Além disso, essas faculdades trabalham com os programas ProUni e FIES e têm iniciativas próprias de bolsas, parcelamentos e descontos. Anote:

Veja também:

Saiba quanto precisa tirar no Enem pra passar em Biomedicina

Está decidido a fazer Radiologia? Como vai usar seu desempenho no Enem? Faça aqui seus comentários!