Saiba quanto precisa tirar no Enem para passar em Enfermagem

Enem — Escrito por

Enfermagem é uma das graduações mais procuradas do Brasil. Atualmente, 270 mil novos futuros profissionais deverão entrar no mercado de trabalho, especialmente na região Sudeste do país.

Conseguir vaga em Enfermagem pode exigir uma nota mais baixa ou mais alta no Enem – tudo vai depender do processo seletivo e da faculdade que você escolher.

O bom é que o curso tem uma bela quantidade de vagas disponíveis todos os anos, tanto nas faculdades públicas quanto nas particulares.

Se você está de olho em Enfermagem, não pode perder o conteúdo a seguir. Nele a gente explica quanto você precisa tirar no Enem para conseguir vaga nos grandes processos seletivos e ainda apresentamos algumas faculdades legais para você ter no seu radar.

Nota no Enem para passar em Enfermagem

O curso de Enfermagem pode ser encontrado em cerca de 700 faculdades por todo o país. Isso dá uma ideia da quantidade de vagas oferecidas todos os anos pelos principais processos seletivos: o ProUni, o Sisu, o FIES e o ingresso direto.

Quem quiser cursar Enfermagem em universidade pública já deve imaginar que terá que chegar à concorrência com uma nota lá em cima.

E quem estiver atrás de bolsa ou de financiamento estudantil também não vai poder baixar a guarda. A concorrência vai ser grande onde quer que você vá.

Mas não precisa desanimar. Em todas elas há espaço para quem não obteve uma super nota nas provas.

Confira a seguir.

Nota no Enem para passar em Enfermagem pelo Sisu

O Sisu é o sistema de seleção que distribui vagas em mais de uma centena de universidades públicas brasileiras. É certamente o mais concorrido e o que conta com o maior número de inscritos todos os anos.

Conseguir vaga em Enfermagem vai exigir um desempenho médio de 680 pontos. Esse valor garante entrada em boa parte das instituições participantes do programa.

Entre as notas mais baixas registradas, temos valores que vão de 620 a 650 pontos.

Do outro lado, nas federais mais procuradas é quase impossível entrar com menos de 700 pontos. Algumas chegam a ter nota de corte maior que 800!

É claro que essas notas variam de ano a ano, mas dificilmente ficam muito abaixo ou acima dos patamares que apresentamos.

O Sisu abre inscrições duas vezes ao ano. Para participar é preciso ter feito o Enem mais recente e obtido, obrigatoriamente, nota acima de zero na redação.

Nota no Enem para passar em Enfermagem pelo ProUni

O ProUni é para quem busca bolsa de estudos parciais ou integrais em faculdades particulares de primeira linha.

A concorrência em relação ao Sisu não dá muita trégua não. Conseguir uma bolsa em Enfermagem vai exigir um desempenho de 600 pontos no Enem, em média.

Para quem acha esse valor alto, uma boa notícia: é possível achar opções que com nota próxima aos 450 pontos – o valor mínimo determinado pelo MEC para quem quer participar do programa. Na Anhanguera de Corumbá, por exemplo, para o curso de Enfermagem a distância a nota de corte em edição recente do ProUni foi 465 pontos. Na Estácio de Alagoas, unidade Jatiúca, Enfermagem no período matutino teve nota de corte de 543.

Já nas faculdades mais procuradas, a nota no Enem para passar em Enfermagem pode variar de 670 a 710 pontos.

O ProUni tem algumas restrições de participação. Pode entrar na disputa somente quem atende a certos critérios de renda familiar e formação escolar. É preciso apresentar o desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem mais recente. Quem tirar zero na redação não pode concorrer.

O programa abre inscrições duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Fique ligado nas datas.

Nota no Enem para financiar Enfermagem pelo FIES

O FIES é para quem quer financiar um curso superior com facilidades de pagamento e juros bem abaixo dos cobrados pelo mercado. Estudantes de Enfermagem, que normalmente têm que desembolsar uma boa quantia pelo curso, podem se beneficiar bastante desse programa.

O estudante que obtém o FIES só vai começar a pagar a dívida depois que se formar, e com um prazo longo para isso.

Conseguir vaga em Enfermagem por aqui é um pouco mais fácil do que no Sisu ou no ProUni.

Para começar, a nota média no Enem para obter o financiamento é de 480 pontos. Dá para encontrar vagas que exigem pontuação próxima ao mínimo solicitado para se inscrever – 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação. Na Pitágoras de Ipatinga, turno da manhã, a nota de corte foi 456. Na Anhanguera de São Paulo, unidade Vila Mariana, também no turno matutino, foi 457.

Nas faculdades mais disputadas raramente o benefício ultrapassa os 690 pontos. O normal é que oscile entre 620 e 670.

O FIES ainda tem uma facilidade extra: pode participar do programa quem fez qualquer edição do Enem a partir de 2010, obteve a pontuação mínima exigida e não zerou na redação. Também é preciso se encaixar em alguns critérios de renda estipulados pelo governo federal.

O programa abre inscrições duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre.

Nota no Enem para passar em Enfermagem pelo ingresso direto

O ingresso direto não é tão rígido quanto os processos seletivos do Governo Federal. Aqui, arranjar uma vaga é bem mais simples.

Basta entrar no processo seletivo da faculdade onde você quer estudar, escolher a opção “ingresso direto” ou “ingresso por nota do Enem”, informar a nota que você tirou em cada uma das provas e torcer.

Caso você tenha uma pontuação igual ou maior do que o mínimo exigido, a vaga já é sua. Depois, só basta apresentar a documentação necessária e garantir a matrícula.

Aqui também vale qualquer edição do Enem.

Quer ainda mais facilidade? Pois saiba que muitos desses processos, além de rápidos, são gratuitos.

Onde estudar Enfermagem com a nota do Enem

Enfermagem é um curso com duração média de cinco anos. O aluno pode optar pelo formato tradicional ou a distância.

Com tantas faculdades disponíveis hoje no Brasil, é preciso ficar atento. Só busque vaga em instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse é o primeiro e mais importante passo para atuar formalmente no mercado de trabalho. Sem o reconhecimento do MEC, o diploma não tem validade.

É importante buscar faculdades bem avaliadas, que tenham unidades ou polos de apoio perto de você, ofereçam a infraestrutura necessária para um bom curso e, claro, participem dos principais processos seletivos que usam a nota do Enem.

A gente encontrou algumas que atendem bem a esses requisitos. Conheça:

Todas as faculdades de Enfermagem acima também oferecem descontos, bolsas de estudos, convênios e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Descubra as faculdades a distância que aceitam Enem

Vai tentar Enfermagem por qual processo seletivo? Conte para a gente nos comentários!

Comente