Quanto preciso ter no Enem para passar em Nutrição? Descubra

Enem — Escrito por

Está pensando em fazer Nutrição? Pois prepare-se bem, porque passar nesse que é um dos cursos mais desejados dos brasileiros não é moleza.

Existem pelo menos quatro processos seletivos que usam a nota do Enem para distribuir vagas em Nutrição: o Sisu, o ProUni, o FIES e o ingresso direto.

A concorrência geralmente é alta na maioria deles, mas se você souber procurar com calma vai encontrar opções mais acessíveis.

Pensando nisso, a gente trouxe um verdadeiro mapa da mina. Nele explicamos qual a pontuação média, máxima e mínima necessária para passar nas principais seleções com a nota do Enem e apresentamos algumas faculdades de primeira que oferecem o curso.

Tudo isso você vê agora!

Nota do Enem para passar em Nutrição

A nota necessária para passar em Nutrição varia todo semestre de acordo com o processo seletivo que você escolher.

A gente nem precisa dizer que entrar na universidade pública é quase sempre mais difícil do que na particular, certo?

Mas a boa notícia é que dá, sim, para conseguir aquela vaga tão sonhada sem necessariamente ter uma pontuação estratosférica no Enem.

Alguns processos seletivos, inclusive, permitem entrada com a nota mínima nas provas.

Vamos conhecer as variações em cada um deles abaixo.

Quanto preciso ter no Enem para passar em Nutrição pelo Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada distribui, todos os anos, milhares de vagas em universidades públicas. E Nutrição está nesse bolo.

O desafio aqui é o nível da concorrência, que é altíssimo. Só supera esse obstáculo quem tiver uma boa nota nas provas.

Para você ter uma ideia, a nota média para conseguir entrar em Nutrição está por volta de 690 pontos!

Nas faculdades mais fáceis de entrar é possível encontrar vagas com desempenho que varia de 630 a 660 pontos.

Em outras, pode ir de 730 a 800 pontos!

A gente sabe bem que conseguir uma nota dessas no Enem pode ser bem difícil. Por isso, quem está determinado a estudar em uma instituição pública precisa realmente caprichar nos estudos – e com o máximo de antecedência possível.

O Sisu abre inscrições duas vezes ao ano, sempre no começo do semestre letivo. Para participar é preciso ter feito o Enem mais recente e não ter zerado na redação.

Quanto preciso ter no Enem para passar em Nutrição pelo ProUni?

O Programa Universidade para Todos distribui bolsas parciais e integrais em instituições particulares de qualidade.

Quem busca fazer um curso de Nutrição pelo ProUni também terá que apresentar um bom desempenho no Enem.

Aqui a média de pontos para conseguir vaga fica por volta de 630 pontos – só um pouco abaixo do Sisu. Na Estácio de Belo Horizonte, Minas Gerais, recentemente a nota de corte do ProUni para o curso de Nutrição ficou em 610 para o período noturno.

As faculdades mais concorridas chegam a registrar nota de corte na casa dos 700 pontos.

Já nas mais tranquilas, o cenário é mais confortável: cerca de 460 pontos – pouco acima do mínimo necessário. Com pontuação mediana podemos citar a Anhanguera de São Bernardo do Campo, em São Paulo, que teve recentemente nota de corte de 505 pontos para o período noturno.

Para concorrer a uma bolsa do ProUni é preciso ter feito o Enem mais recente e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. O candidato não pode ter zerado a redação. Como o programa é direcionado a quem mais precisa, tem algumas exigências de renda familiar e formação escolar.

A seleção ocorre duas vezes ao ano e abre logo após o encerramento do Sisu.

Quanto preciso ter no Enem para passar em Nutrição pelo FIES?

O FIES é um programa de financiamento estudantil bastante vantajoso. A dívida só começa a ser cobrada depois da formatura. Os juros que incidem sobre o financiamento são baixos e o prazo para pagamento da dívida é de vários anos.

O FIES só é concedido mediante processo seletivo. Quem estiver de olho no financiamento para Nutrição terá que apresentar um desempenho médio de pelo menos 560 pontos no Enem.

Nas faculdades mais concorridas, a nota de corte pode superar os 700 pontos.

Nas mais tranquilas, um alívio: é possível encontrar vagas com a nota mínima exigida para participação, que é de 450 pontos.

Vamos ver alguns exemplos recentes de nota de corte de Nutrição no FIES? Na Anhanguera de Campo Limpo, São Paulo, turno da noite: 471. Na Cruzeiro do Sul, campus Anália Franco, também em São Paulo, turno da manhã: 500.

O FIES tem uma vantagem em relação ao Sisu e ao ProUni: o candidato pode usar a nota de qualquer edição do Enem a partir de 2010. O programa é direcionado a quem se encaixar em certos requisitos de renda familiar.

Assim como o Sisu e o ProUni, o FIES também tem duas edições anuais.

Quanto preciso ter no Enem para passar em Nutrição pelo ingresso direto

A pontuação mínima no ingresso direto varia de acordo com a faculdade.

Funciona assim: durante o período de vestibular, o interessado entra no site da instituição onde quer estudar, escolhe o curso, informa as notas que obteve em cada uma das provas do Enem e, caso tenha a pontuação necessária para passar, é informado automaticamente, na mesma hora, de que conseguiu a vaga.

Aí basta apresentar a documentação necessária e fazer a matrícula.

Além de ser super rápido, descomplicado e sem burocracia, não precisa fazer um novo vestibular!

E mais: as faculdades que usam esse modelo costumam aceitar qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Informe-se no local onde você quer estudar!

Faculdades que aceitam a nota do Enem

O curso de Nutrição pode ser encontrado em mais de 300 faculdades públicas e particulares pelo país – isso dá uma ideia do número de vagas disponíveis todos os anos.

Também não vai ser difícil encontrar uma faculdade de qualidade perto de você. A graduação pode ser feita tanto presencialmente quanto a distância.

O segredo para fazer um bom curso é certificar-se, antecipadamente, de que a instituição de ensino escolhida é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). É isso que garante um diploma bem visto no mercado de trabalho.

Se além de tudo isso faculdade oferecer infraestrutura de primeira, unidades ou polos de apoio presencial em todo o Brasil, melhor ainda!

Conheça a seguir algumas faculdades que oferecem o curso e, além de tudo, participam da maioria dos processos seletivos que usam a nota do Enem: ProUni, FIES e ingresso direto. Todas elas também têm programas próprios de bolsas de estudos, financiamento, descontos e convênios.

Veja também:

Descubra as faculdades a distância que aceitam Enem

Vai tentar vaga em Nutrição? Conte para a gente em qual processo seletivo você vai se inscrever!

Comente