Biologia – ou Ciências Biológicas – é um curso para quem é apaixonado por todas as formas de vida. A oferta universitária é grande no Brasil, e o curso não está entre os mais concorridos.

Mesmo assim, quantos mais pontos você fizer no Enem, mais chances vai ter de conseguir cursar a faculdade dos seus sonhos, seja por acesso direto ou por um dos programas governamentais – ProUni, FIES e Sisu.

Descubra agora mesmo a pontuação necessária para entrar em Biologia pelo ProUni, FIES, Sisu e por acesso direto!

Menores notas no Enem para passar em Biologia

De acordo com os dados mais recentes, a nota mínima no Enem para uma vaga em Biologia, tanto por meio do ProUni quanto do FIES, está por volta de 460 pontos. É claro que, com uma nota maior, o candidato tem mais opções de faculdades para escolher.

Se pegamos os números do Sisu, a pontuação necessária aumenta bastante: a nota mínima para passar em Biologia fica em torno dos 550.

Maiores notas no Enem para passar em Biologia

As maiores notas de corte de Biologia ficam em torno dos 680 para o FIES, 710 para o ProUni e 800 para o Sisu.

Como a nota de corte é equivalente à pontuação do último candidato que conquistou a vaga, isso quer dizer que tem gente muito boa lutando pelas vagas de Biologia. Não dá para dormir no ponto!

É bom esclarecer também que as notas podem variar bastante entre as faculdades e a cada edição do processo seletivo, embora a tendência seja que sigam mais ou menos esses números que estamos comentando aqui.

Médias nacionais no Enem para passar em Biologia

Sabemos que não é fácil pontuar no Enem acima de 700. Mas você também não pode se contentar em atingir os números mínimos.

Um bom parâmetro que você pode ter como objetivo são as médias nacionais. Para Biologia, elas vêm se situando em 570 para o FIES, 610 para o ProUni e 630 para o Sisu.

Como conseguir vaga em Biologia no ProUni, FIES e Sisu?

Se você está a fim de cursar Biologia, vale muito a pena entender como funcionam os três principais processos seletivos de âmbito nacional. Confira:

ProUni

É o Programa Universidade para Todos, que dá bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em cursos presenciais e a distância de boas faculdades particulares. Para se inscrever é preciso apresentar o desempenho na edição mais recente do Enem – pelo menos 450 pontos na média geral das provas e mais do que zero na redação. O ProUni é voltado para estudantes de baixa renda.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil também está destinado a estudantes de baixa renda que tiraram pelo menos 450 pontos na média geral das provas do Enem e mais do que zero na redação (vale qualquer edição do exame a partir de 2010). Só que o FIES é um programa de financiamento das mensalidades. O aluno adquire uma dívida que deverá ser paga após a conclusão do curso, com juros baixos e um extenso parcelamento.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada distribui vagas em universidades públicas. Por isso, seu alcance é menor e a concorrência é acirrada, o que explica as notas de corte mais altas. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem mais recente e não ter zerado na redação. Não há limite de renda para participar

Como entrar em Biologia por acesso direto com as notas do Enem

Você também pode usar as notas do Enem para tentar uma vaga direta em Biologia, sem passar pela seleção dos programas governamentais.

Isso porque muitas faculdades vêm aceitando o desempenho no Exame como critério de avaliação. Nesses casos, é comum que o aluno fique dispensado de fazer o vestibular.

A regra varia entre as instituições de ensino. Na Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo, por exemplo, você pode tentar a vaga para o curso de Biologia presencial usando as notas do Enem sem fazer vestibular, sem taxa de inscrição a ainda com bolsa de 30% para as mensalidades.

Muitas vezes, com 300 pontos já é possível conseguir a vaga direta!

Onde estudar Biologia com as notas do Enem

A seguir, separamos para você uma pequena lista de universidades que têm o curso de Biologia reconhecido e bem avaliado pelo Ministério da Educação (MEC).

Todas elas trabalham com programas do governo e também aceitam as notas do Enem para acesso direto, além de terem programas de bolsas, descontos e parcelamento facilitado:

Veja também:

Veja sobre o portal do Enem para ter todas as informações

Já está decidido a tentar a vaga em Biologia ou tem outras opções de curso? Comente tudo aqui!