Saiba quantos pontos precisa no Enem pra passar em Design

Enem — Escrito por

De olho em uma vaga no curso de Design? Saiba qual nota você precisa para entrar nos cursos das principais faculdades.

Se o que você busca é entrar no curso de design em uma boa faculdade por meio da nota do Enem, deve ficar atento e verificar se sua pontuação corresponde a pontuação mínima para entrar no curso desejado. Atualmente, diversas faculdades em todo o país usam a nota do Enem como as notas de corte de seus vestibulares.

Além destes programas de ingresso direto, também é possível usar a nota do Enem para entrar em faculdades públicas e privadas de todo o Brasil por meio de programas do governo federal.  

Saiba mais sobre como usar nota do Enem para entrar na faculdade

Já há algum tempo, o  Enem vem se posicionando como uma das provas mais importantes para o estudante que deseja conquistar um diploma do ensino superior. Como foi dito anteriormente, usando a nota do Enem, é possível ingressar numa faculdade de diversas formas.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um exemplo de possibilidade. O sistema é um programa do governo federal que usa a nota do Enem para selecionar estudantes para vagas em cursos de universidades federais e estaduais de todo o país.

Outra possibilidade é o ProUni (Programa Universidade para Todos), que seleciona candidatos para concorrerem a bolsas de estudo parciais ou integrais, em universidades de todo o país. Além desses dois programas, também há o Fies, um programa do Ministério da Educação, de financiamento estudantil dedicado a estudantes de baixa renda.

Agora, além das opções citadas anteriormente há ainda inúmeras opções de faculdades particulares bem avaliadas pelo MEC que oferecem uma série de vantagem para os estudantes matriculados, como uma vasta rede de pólos de apoio espalhados por todo o país, cursos em diferentes modalidades – a distância, presencial e semipresencial –  e programas próprios de financiamento estudantil e oferta de bolsas de estudo.

Saiba que nota você precisa tirar no Enem

As notas de corte para participar via resultado do Enem de programas de ingresso direto no curso de Design, ou em programas do governo federal são divulgadas após a realização das provas, então, ainda não é possível saber o valor exato de 2019. Para ter uma ideia do resultado, confira abaixo um valor médio da nota de corte dos últimos anos dos processos seletivos do curso de Design:

  • Sisu: 693
  • ProUni: 698
  • FIES: 745
  • Ingresso direto: varia de instituição para instituição

Boas faculdades para estudar Design com a nota do Enem

Se você deseja cursar uma graduação em Design, fique tranquilo: atualmente há diversas faculdades oferecendo graduação nesse campo. No momento da escolha do seu curso, não esqueça de verificar se a instituição desejada consta como bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).

Este detalhe é muito importante, pois somente assim, chancelada pelo Ministério, que uma instituição está autorizada a emitir diplomas válidos no mercado de trabalho.  

Para lhe ajudar nessa escolha, selecionamos algumas opções de faculdades que oferecem cursos de Design. São instituições bem-avaliadas pelo MEC, e que aceitam a nota do Enem para ingresso em seus cursos, além de boas opções de programas de financiamento e bolsas de estudo. Confira abaixo:

Leia mais:

Saiba quando sairá o resultado do Enem

Decidido a cursar uma graduação em Design? Agora você já sabe como a nota do Enem lhe é importante. Então, conte para gente: onde pretende estudar!  

Comente