Veja a nota que você precisa alcançar no Enem para conseguir uma vaga em Publicidade nos principais processos seletivos que aceitam a pontuação do exame.

Publicidade é uma graduação muito cobiçada por alunos que gostam da área de comunicação. Por isso, há uma grande concorrência entre os candidatos na disputa por uma vaga no curso, tanto nas universidades públicas quanto nas particulares.

Assim, é natural que os estudantes se perguntem sobre a nota do Enem necessária para passar em Publicidade. 

Se esta também é sua dúvida, não se preocupe: neste artigo, mostraremos qual pontuação você deve atingir para conseguir uma vaga nos principais processos seletivos que utilizam o Enem como forma de acesso ao ensino superior. 

De quebra, ainda listamos faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar Publicidade com a nota obtida no exame. Confira!

Como usar o Enem para entrar em Publicidade

Há quatro maneiras diferentes de usar sua nota do Enem para entrar no curso de Publicidade. Veja quais são elas:

1. Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Este é o processo seletivo mais concorrido. Através do Sisu, os candidatos são classificados para ingressar nas universidades públicas de todo o Brasil.

Para participar do Sisu é necessário ter participado da edição mais recente do Enem e não ter zerado a redação.

2. Programa Universidade para Todos (ProUni)

Voltado para alunos de baixa renda, o ProUni concede bolsas de estudo parciais ou integrais em diversas faculdades particulares.

Com um processo seletivo tão concorrido quanto o Sisu, o aluno deve prestar a edição mais recente do Enem, alcançando a pontuação mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação. Além disso, são aceitos apenas os candidatos que atendam aos critérios de renda e escolaridade exigidos pelo MEC.

3. Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 

O programa de financiamento estudantil oferecido pelo governo federal permite que o aluno estude em uma universidade particular e pague a dívida apenas após a formatura, com juros abaixo da média do mercado.

Para se inscrever, o candidato deve ter feito qualquer prova do Enem a partir de 2010, com desempenho mínimo de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. Além disso, deve se enquadrar nos critérios de renda exigidos pelo programa. 

4. Ingresso direto em faculdade privada 

Atualmente, diversas faculdades particulares utilizam a nota do Enem como forma de acesso à graduação, sem a necessidade do candidato prestar o vestibular.

Para isso, o aluno deve apresentar seu boletim de desempenho no exame e verificar se há vagas disponíveis. Algumas instituições ainda oferecem bolsas e descontos, dependendo da pontuação obtida no Enem. E o melhor é que o processo é rápido e sem burocracia.

A seguir, responderemos à principal dúvida dos alunos: qual a nota de corte para o ingresso no curso de Publicidade através dos processos seletivos mencionados acima? Confira!

Que nota preciso tirar no Enem para passar em Publicidade pelo Sisu?

Quando falamos em nota de corte, estamos nos referindo à pontuação mínima necessária para entrar no curso. 

Isso significa que o último colocado da fila obteve essa nota para conseguir a vaga. O primeiro colocado, certamente, alcançou uma pontuação ainda maior.

Na edição mais recente do Sisu, a nota mínima para passar em Publicidade ficou em 620 pontos. Já a nota mais alta foi de 789 pontos.

A média para entrar em Publicidade nas principais universidades públicas brasileiras é de 693 pontos. Quem vai tentar uma vaga neste ano pode esperar por números equivalentes para ser selecionado.

Que nota preciso tirar no Enem para passar em Publicidade pelo ProUni?

Conseguir uma bolsa de estudos no curso de Publicidade pelo ProUni exige que o candidato tenha um excelente desempenho no Enem. 

Embora a nota de corte seja um pouco menor do que a do Sisu, ela ainda é alta: 547 pontos.

Na média, a nota para passar em Publicidade pelo ProUni é de 620 pontos, sendo que a pontuação mais alta gira em torno de 700 pontos. 

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Publicidade pelo FIES?

Ser contemplado pelo FIES é uma tarefa cada vez mais difícil: o número de vagas encolheu e a concorrência é bem alta. A nota mínima alcançada para a obtenção do financiamento para o curso de Publicidade foi de 450 pontos na mais recente seleção.

Em geral, a nota média para conseguir o FIES em Publicidade é de 565 pontos, com as notas mais altas chegando a 697 pontos.

Que nota preciso tirar no Enem para passar em Publicidade pelo ingresso direto em uma faculdade privada?

Para entrar em uma faculdade privada utilizando a nota do Enem é necessário conferir o modelo de ingresso oferecido pela instituição desejada. 

Isso porque cada faculdade possui o seu próprio processo de ingresso direto: algumas exigem uma nota mínima geral, outras pedem apenas nota maior que zero na redação e há ainda aquelas que atribuem pesos diferentes para cada prova do exame.

Qualquer que seja o modelo adotado, é bem mais fácil ingressar no curso de Publicidade em faculdade particular por meio do ingresso direto. Não há a necessidade de prestar vestibular e, em alguns casos, nem mesmo de pagar a inscrição, basta apresentar o boletim de desempenho e fazer a matrícula.

Onde estudar Publicidade com a nota do Enem

Selecionamos algumas boas faculdades particulares que, além de serem reconhecidas pelo MEC, possuem mensalidades acessíveis e ainda participam de programas do governo. 

Elas também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso no curso de Publicidade. Conheça:

Todas as faculdades listadas acima trabalham com benefícios, como descontos em mensalidades, convênios, bolsas de estudo e financiamentos. Entre em contato com a instituição desejada e inscreva-se!

Veja também:

Entenda como entrar em uma faculdade gratuita EAD

Veja as melhores faculdades de Publicidade e Propaganda

Vai prestar o Enem e pretende cursar Publicidade? Conte para a gente nos comentários como está a sua rotina de estudos!