Saiba que nota você precisa tirar no Enem para conseguir ProUni

Enem — Escrito por

O Enem é um dos exames mais esperados por milhões de estudantes brasileiros. Não é por acaso: tirar uma boa nota na prova pode tornar realidade o sonho de ter um diploma de nível superior. E uma das maneiras de chegar lá é ganhar uma bolsa de estudos em uma faculdade particular reconhecida pelo MEC.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) a estudantes de baixa renda em universidades privadas de todo o país.

O processo é automatizado e a seleção dos candidatos a uma bolsa do ProUni é feita através da nota do Enem.

Veja se você pode participar do ProUni e qual nota precisa tirar para garantir sua bolsa de estudos!

 

Nota do Enem para se inscrever no ProUni

A primeira condição para participar do ProUni é ter feito o Enem no ano anterior, obtendo pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado na redação.

As bolsas são concedidas apenas a estudantes que não tenham um diploma de curso superior e possuam renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Além destas condições, o estudante precisa se enquadrar em um dos critérios abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola particular como bolsista integral.
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsista integral.
  • Ser portador de deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, integrando o quadro permanente de pessoal e esteja disputando uma bolsa em curso de Licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia (nesses casos não é necessário cumprir o requisito de renda).

As bolsas integrais são destinadas a candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas parciais (de 50%) são destinadas a candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

 

Nota do Enem para passar no ProUni

Depois de encerrado o período de inscrição no ProUni, é feita a distribuição de bolsas para aqueles estudantes com as maiores notas no Enem.

Por isso, na maioria das vezes não basta ter a nota mínima para participar, é preciso ter mais pontos do que os outros candidatos para garantir uma vaga.

As chamadas “notas de corte” para conseguir a bolsa variam de acordo com alguns fatores:

  • A universidade – algumas universidades são mais procuradas que outras. Aquelas que atraem muitos estudantes costumam ter notas de corte mais altas.
  • O curso – alguns cursos são muito concorridos, independentemente da faculdade escolhida. É o caso de Medicina e Engenharias. Estes cursos costumam ter notas de corte bem elevadas. Já as graduações com pouca procura costumam ter notas de corte bem baixas, próximas ao mínimo exigido.
  • O turno – quando a maioria dos candidatos prefere estudar, por exemplo, no período noturno, a tendência é que a nota de corte aumente para estas vagas.
  • A modalidade de concorrência – É possível concorrer a bolsas do ProUni através de duas modalidades: ampla concorrência e ações afirmativas (ou cotas). Muitas pessoas acham que as notas de corte da ampla concorrência são sempre mais altas do que nas cotas, mas isso nem sempre é verdade. É importante verificar caso a caso, pois já aconteceu de a nota de corte na disputa por cotas superar a pontuação da ampla concorrência.
  • Desempenho de outros candidatos – O que vai determinar mesmo a nota de corte de uma vaga é o desempenho dos candidatos que estão na disputa. Vale lembrar que a nota de corte não considera o desempenho de todos os participantes do ProUni. Para cada vaga existe uma nota de corte diferente, que é estabelecida considerando apenas os estudantes que se candidataram na mesma faculdade, cidade, curso, turno e modalidade de concorrência.

Quanto maior for sua nota no Enem, maiores serão suas chances de conseguir uma bolsa no curso dos sonhos. No entanto, mesmo que você tenha feito apenas alguns pontos acima do mínimo exigido, não desista, pois existe uma grande oferta de bolsas e alguns cursos são pouco concorridos.

Durante o período de inscrições no ProUni é possível visualizar a “nota de corte parcial” de cada curso, ou seja, o site já vai informando uma previsão de nota de corte com base nos candidatos que já se inscreveram. Assim, você poderá saber quais suas reais chances de conseguir aquela bolsa e mudar suas opções de curso de acordo com sua pontuação do Enem. Você poderá fazer isso quantas vezes quiser, enquanto durarem as inscrições do ProUni. O sistema vai considerar sempre a última escolha que você gravou.

 

Faculdades que participam do ProUni

Apenas as instituições de ensino reconhecidas pelo MEC podem oferecer bolsas de estudo pelo ProUni. Confira algumas faculdades que disponibilizam vagas no ProUni:

 

Veja também:

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

 

Vai tentar uma bolsa pelo ProUni? Já tem nota suficiente no Enem para conseguir uma? Conte para a gente para qual curso você vai se candidatar!

Comente