Após meses de esforço e muita ansiedade, é hora de saber quando sai a nota do Enem 2019 e como consultar seu resultado. Fique com a gente, pois vamos tirar logo sua dúvida!

Com a nota do Enem em mãos, você terá diferentes alternativas para ingressar no ensino superior, seja numa faculdade pública ou numa particular com bolsa de estudos, como veremos mais à frente.

Agora, chega de papo e vamos ao que interessa: quando o Inep vai divulgar os resultados individuais do Enem 2019? Como consultar e imprimir o Boletim de Desempenho? Veja a seguir!

Que dia sai a nota do Enem 2019?

As notas do Enem 2019 serão divulgadas no dia 17 de janeiro de 2020.

Resultado dos treineiros

O resultado dos treineiros do Enem 2019 sairá somente em março de 2020, 60 dias após a divulgação das notas dos candidatos regulares.

Treineiros são aqueles candidatos que prestaram o Enem 2019, mas vão terminar o ensino médio após o ano letivo de 2019 ou não estão cursando nem concluíram o ensino médio. 

Como ver o resultado do Enem 2019

O resultado do Enem 2019 poderá ser consultado na Página do Participante, no site do Enem-Inep ou no aplicativo do Enem.

Para fazer a consulta, será necessário informar o número do CPF e a última senha cadastrada no sistema.

O resultado trará a pontuação do candidato em cada uma das cinco provas que compõem o Enem:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologia
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

As notas ficam registradas no Boletim de Desempenho Individual, documento que pode ser impresso e acessado, posteriormente, no sistema Enem.

O que fazer com a nota do Enem 2019

Há 4 formas de usar a nota do Enem 2019 para entrar em uma faculdade:

  • Participar do Sisu 2020 e concorrer a vagas em universidades públicas.
  • Se inscrever no ProUni 2020 para tentar uma bolsa integral ou de 50% em instituições privadas.
  • Se inscrever no FIES e tentar um financiamento da faculdade particular a juros baixos ou zero.
  • Entrar direto em uma faculdade particular e receber bolsa de estudos ou desconto na mensalidade.

Conheça um pouco mais sobre eles a seguir.

Sisu 2020

Para participar do Sisu 2020, é preciso ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2019. Os candidatos são selecionados pela nota do Enem e a concorrência costuma ser acirrada.

ProUni 2020

Podem se inscrever no ProUni 2020 os candidatos que tiverem feito o Enem 2019 e atingido uma pontuação média a partir de 450, além de terem recebido nota maior que zero na redação. Porém, é preciso atender aos critérios socioeconômicos do programa para ter direito às bolsas.

Os candidatos são selecionados pela nota do Enem e a concorrência também é alta, especialmente em cursos como Medicina, Odontologia e Direito.

FIES

Para participar do FIES é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com média a partir de 450 pontos e nota acima de zero na redação. 

É preciso estar dentro dos limites de renda familiar estipulados pelo programa para ter direito a um financiamento. Os candidatos são selecionados pela nota do Enem, da mesma forma que no Sisu e no ProUni.

Ingresso direto em faculdades particulares

Diversas faculdades particulares permitem que os candidatos utilizem a nota do Enem em seus processos seletivos, substituindo a prova do vestibular.

Muitas delas dão bolsas de estudo e descontos especiais para quem opta pelo ingresso direto. 

Onde estudar com a nota do Enem

Como vimos, a nota do Enem 2019 pode ser usada para entrar em uma faculdade privada sem fazer vestibular e ainda ganhar bolsas e descontos.

Segue uma lista de faculdades reconhecidas pelo MEC, nas quais você pode aproveitar as vantagens do ingresso direto!

Estas instituições têm cursos de diversas áreas, unidades e polos de ensino em várias regiões do país, além de mensalidades acessíveis. Clique nos links para mais informações:

Saiba mais:

Descubra quais são as notas de corte do Enem 2019

Saiba qual é a nota de corte para cada curso no Sisu 2019

Depois de descobrir quando sai a nota do Enem 2019 e como ver seu resultado, conte para a gente nos comentários: você vai tentar qual curso com a nota do Enem?