Descubra que horas sai a nota do Enem 2019 e fique ligado

Enem — Escrito por

Veja aqui a data e horário de divulgação dos resultados individuais do Enem 2019!

Depois de fazer as provas do Enem 2019, só resta esperar o resultado para aproveitar as oportunidades que vêm por aí!

Com a nota do Enem é possível participar de diferentes processos seletivos para ingressar em faculdades públicas ou privadas, como vamos explicar em detalhes no artigo.

Agora vem aquela pergunta que não quer calar: quando sai o tão aguardado resultado do Enem 2019?

Que horas sai a nota do Enem 2019?

É provável que a nota do Enem 2019 seja divulgada às 10 horas da manhã do dia 17 de janeiro de 2020. 

Essa é uma estimativa, baseada na edição anterior do exame, já que o Inep até agora só confirmou que os resultados individuais sairão em janeiro de 2020 – o dia exato e a hora da divulgação ainda não foram anunciados.

Vale lembrar que os candidatos considerados treineiros, ou seja, que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2019, só terão seus resultados divulgados em março de 2020, 60 dias após os candidatos regulares (que podem ser usados para entrar na faculdade).

Como consultar seu resultado do Enem 2019

O resultado individual do Enem 2019 pode ser consultado no site oficial do Enem ou no aplicativo do Enem. Para fazer a consulta, será preciso informar o número do CPF e senha cadastrada.

Após informar esses dados, você terá acesso ao seu boletim de desempenho individual do Enem 2019, que especifica os pontos obtidos em cada uma das cinco provas que compõem o exame:

  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
  • Redação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Ao somar a pontuação em cada prova e dividir o total por 5, você saberá sua nota média no Enem 2019.

Como aproveitar a nota do Enem 2019 para entrar na faculdade

Com a nota do Enem 2019 você pode:

  • Participar do Sisu 2020 e tentar uma vaga em universidades públicas (somente cursos presenciais).
  • Inscrever-se no ProUni 2020 e concorrer a uma bolsa integral ou parcial (de 50%) em faculdades particulares (cursos presenciais e EAD).
  • Tentar um financiamento da faculdade particular pelo FIES, para começar a quitar a dívida somente após se formar (só vale para cursos presenciais).
  • Entrar direto em uma faculdade particular, na modalidade presencial ou EAD, e receber desconto de até 100% na mensalidade.

Saiba mais sobre cada opção a seguir!

Participar do Sisu 2020

Quem não zerou na redação do Enem 2019 pode se inscrever no Sisu 2020. Porém, a concorrência é alta e a nota mínima do Enem para conseguir uma vaga (nota de corte) pode ultrapassar 800 pontos em alguns casos.

As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser feitas no site oficial do Sisu-MEC. O cronograma de 2020 ainda não saiu, mas geralmente são realizadas duas edições: uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Participar do ProUni 2020

Para se inscrever no ProUni 2020 é preciso ter obtido uma nota média igual ou maior a 450 pontos no Enem 2019 e não ter zerado na redação. Assim como no Sisu, há notas de corte para cada curso.

Além de atender aos pré-requisitos de inscrição e atingir a nota de corte, os candidatos precisam atender aos critérios socioeconômicos do programa para ter direito às bolsas. Todas as informações prestadas na inscrição precisam ser comprovadas.

O ProUni realiza duas edições anuais e as inscrições costumam ser abertas logo após a divulgação do resultado do Sisu. As inscrições devem ser feitas no site do ProUni-MEC.

Tentar um financiamento pelo FIES

No FIES, os candidatos também são selecionados para as vagas pela nota do Enem e precisam estar dentro dos limites de renda familiar do programa.

Para se inscrever, é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com nota média igual ou maior que 450 pontos e maior que zero na redação. As inscrições devem ser feitas no site do FIES-MEC.

Entrar direto em uma faculdade particular com a nota do Enem

Várias faculdades permitem que o candidato utilize a nota do Enem — em vez de fazer a prova do vestibular — para ingressar em cursos presenciais e a distância.

Quanto à nota de corte, na maioria dos casos, uma nota média acima de 300 pontos e pontuação acima de zero na redação já garantem uma vaga.

Muitas instituições ainda oferecem descontos especiais — que podem chegar a 100% do valor da mensalidade — aos estudantes que utilizam a nota do Enem para ingresso direto.

Onde estudar com a nota do Enem

Agora que você já sabe que pode usar a nota do 2019 para entrar direto em uma faculdade particular, bate a dúvida: onde estudar?

Sabemos que a qualidade do ensino é fundamental, mas um preço acessível também conta pontos nessa hora. Por isso, apresentamos a seguir algumas faculdades autorizadas pelo MEC e com mensalidades acessíveis que aceitam a nota do Enem para ingresso direto.

Basta acessar os links abaixo para solicitar mais informações sobre como realizar sua matrícula e garantir logo o desconto pela nota do Enem:

Saiba mais:

Confira aqui o gabarito extraoficial do Enem 2019

Saiba se existe faculdades online gratuitas

Depois de saber quando sai o resultado do Enem 2019 e como consultar sua nota, conte para a gente nos comentários: você vai usar a nota do Enem 2019 para entrar na faculdade? Em qual curso?

Comente