Saiba que horas sai a nota do Enem, onde ver e onde estudar

Enem — Escrito por

Veja quando e onde o Inep divulga a nota do Enem e saiba como usar seus pontos para começar uma faculdade no próximo semestre!

Participou do Enem e não vê a hora de conferir seu resultado? Veja que mês, dia e hora sai a nota do Enem, onde acessar o seu boletim e o que fazer com a sua pontuação.

Que dia e que horas sai a nota do Enem?

O Inep, instituto responsável pelo Enem, libera o acesso à nota nos seguintes meses: 

  • Janeiro: Boletim individual dos inscritos no Enem
  • Março: Boletim dos participantes treineiros

Mais especificamente: na 3a semana de janeiro, no dia 18, durante a manhã. 

Nas edições de 2016, 2017 e 2018, o Inep liberou a nota do Enem em 18 de janeiro. É provável que mantenha esse padrão nos próximos anos. 

No Boletim Individual de Desempenho no Enem, você encontra a pontuação obtida em cada prova objetiva e na prova dissertativa: 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

Onde ver a nota do Enem?

Você pode consultar o seu resultado no Sistema Enem (enem.inep.gov.br/participante) ou no aplicativo oficial do Enem, disponível para dispositivos Android e iOS.

Para acessar o Boletim de Desempenho Individual, basta ter em mãos o seu CPF e a senha que usou para se inscrever no Enem. 

Como usar a nota do Enem para ingressar em uma graduação?

Conheça os processos seletivos que aceitam a nota do Enem em cursos presenciais ou EAD:

Sisu do primeiro e segundo semestre, para disputar vaga em uma graduação presencial de uma universidade pública.

Vestibular de universidades portuguesas conveniadas ao Inep, para fazer uma graduação na europa.

Programa Universidade para Todos (ProUni), para concorrer a uma bolsa de estudo e cursar uma graduação presencial ou EAD em uma faculdade privada. Há bolsa integral (para estudar de graça) e bolsa parcial (para estudar pagando somente a metade da mensalidade).

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), para financiar a graduação presencial com um longo prazo para pagamento a juros zero ou juros reduzidos.

Ingresso direto em universidades privadas, para começar a graduação sem precisar fazer novas provas e recebendo uma bolsa de estudo conforme a média no Enem.

Faculdades presenciais e EAD que aceitam a nota do Enem

Para te ajudar na escolha, listamos algumas instituições reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como método de ingresso. São faculdades que ofertam cursos presenciais e EAD em diversas regiões do país.

Estas faculdades concedem bolsas de estudo conforme a média no Enem, permitem financiar o curso sem burocracia e ajudam o estudante a ingressar no mercado de trabalho:

A Anhanguera e a UNOPAR, por exemplo, contam com o Canal Conecta: um portal de empregabilidade que indica estudantes a oportunidades de trabalho em milhares de empresas parceiras.

Em média, de cada 3 alunos entrevistados, 1 é contratado. Os estudantes efetivados via Canal Conecta tiveram um aumento de 69% em sua renda.

Veja também:

7 dicas rápidas para ganhar bolsa de estudo para graduação

Pronto! Agora você já sabe que horas sai a nota do Enem. Já decidiu qual faculdade fazer? Comente o nome da graduação que deseja cursar!

Comente