Saiba que horas sai o resultado do Sisu 2020

Sisu — Escrito por

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona estudantes para ocupar as vagas das universidades públicas de todo o país.

Apesar de ter muitas vagas disponíveis, o Sisu é o maior processo seletivo para ingresso no ensino superior. E tem altas concorrências, principalmente para aqueles cursos mais populares, como Medicina e Direito.

Se você está muito curioso e quer saber a hora exata que sai o resultado do Sisu 2020, vem com a gente! 

Que horas sai o resultado do Sisu 2020

Ainda não foi divulgado o dia e horário oficial do resultado do Sisu 2020, porém geralmente ele é disponibilizado um dia após o encerramento das inscrições, às 9 horas da manhã. 

O processo de inscrição e resultado do Sisu dura em média uma semana, e, logo após o resultado, os estudantes que conseguiram uma vaga devem comparecer à universidade para realizar a matrícula. 

Onde vê o resultado do Sisu 2020

O resultado do Sisu 2020 provavelmente será disponibilizado, como em todas as edições anteriores, no site oficial do programa (sisu.mec.gov.br). 

O que fazer se não conseguir uma vaga no Sisu 2020

Se você não conseguir ingressar em uma universidade por meio do Sisu, não fique triste! Existem outras formas de entrar em uma faculdade com a nota do Enem. Confira:

ProUni 

No ProUni (Programa Universidade para Todos), você se candidata para concorrer a bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) com a nota do Enem. 

Para se candidatar, é necessário ter realizado o último Enem, ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

Para concorrer a essas bolsas, é necessário cumprir alguns requisitos e também comprovar renda:

  • Bolsas integrais (100%): renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. 
  • Bolsas parciais (50%): renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. 

As inscrições do ProUni ocorrem duas vezes ao ano (primeiro e segundo semestres), logo após o resultado do Sisu. 

FIES

Com o FIES (Financiamento Estudantil), você concorre ao financiamento completo do seu curso. 

Com esse financiamento, você só vai começar a se preocupar com as mensalidades após a formação. 

Para se candidatar no FIES, é necessário ter feito alguma edição do Enem, desde 2010, ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. 

O FIES também exige que o estudante comprove renda e obedeça alguns requisitos. 

As inscrições acontecem duas vezes ao ano (primeiro e segundo semestres), logo após o resultado do ProUni, e só é válida para cursos presenciais. 

Ingresso direto 

Com o ingresso direto, você entra em uma faculdade particular de forma simples e rápida, sem precisar realizar vestibular. 

Ainda concorre a bolsas e descontos diretamente com a instituição, facilitando ainda mais a sua vida. 

As inscrições pelo ingresso direto ocorrem durante quase todo o ano, pois a maioria das faculdades que oferece essa forma de acesso é de grande porte e abre diversas turmas ao decorrer dos semestres. 

Para participar, é necessário apenas ter realizado alguma edição do Enem, desde 2010, e não ter zerado prova nem redação. 

Não é preciso comprovar renda, e, após o resultado, que é dado em no máximo 48 horas, o estudante só precisa realizar a sua matrícula. 

O ingresso direto é válido para todos os tipos de cursos de graduação e modalidades (presencial, semipresencial e a distância). 

Você se interessou? Então veja a lista com algumas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem essa forma de ingresso:

Veja mais:

Saiba como funciona as notas de corte do ProUni 

Entenda agora mesmo como funciona o FIES 

Já escolheu o seu curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente