Descubra que dia e horário sai o resultado do Sisu, onde encontrar seu resultado, bem como outras formas de ingresso no ensino superior usando sua nota do Enem!

Esperar pelo resultado do Sisu é algo que gera muita ansiedade e tensão nos candidatos. Isso porque o número de inscritos é realmente muito grande perto das poucas vagas disponíveis.

Logo, muita gente vai precisar colocar o nome na lista de espera ou tentar uma vaga no ensino superior através de outros processos seletivos.

Se você se inscreveu no Sisu e quer saber que horas sai o resultado da seleção, fique ligado no conteúdo a seguir!

Nós também iremos lhe mostrar onde acessar seu resultado e de que modo poderá usar sua nota do Enem para ingressar no ensino superior, caso sua pontuação na prova não seja suficiente para garantir uma vaga pelo Sisu.

O que é o Sisu?

O Sisu é um programa do MEC (Ministério da Educação) que foi desenvolvido para facilitar o acesso a vagas em instituições de ensino superior públicas por todo o país.

O processo seletivo é totalmente gratuito e ocorre duas vezes ao ano. Para participar, basta ter realizado a última edição do Enem e ter  conseguido uma nota superior a zero na Redação.

Quando sai o resultado do Sisu

Geralmente, o resultado do Sisu é divulgado três dias após o encerramento das inscrições.

Porém, você pode acompanhar o cronograma Sisu no site oficial do programa (sisu.mec.gov.br) com suas respectivas datas e etapas de cada processo seletivo.

O horário exato não costuma ser definido pelo MEC, mas em geral, o resultado é divulgado no período da manhã.

Se você conseguir uma vaga, lembre-se que a matrícula é realizada na instituição escolhida,  no dia e horário que você escolheu no ato da inscrição.

Compareça até o local com toda a documentação comprobatória. Caso contrário, perderá sua chance de ingressar no ensino superior pelo Sisu.

Se o seu nome não apareceu na primeira lista de chamada, não se desespere! É comum candidatos desistirem de suas vagas durante o período de matrículas. Assim, outros que estão na lista de espera têm a chance de serem chamados. E você pode ser um deles!

Onde ver o resultado do Sisu

Existem três maneiras pelas quais os participantes do Sisu conseguem acessar o resultado:

  • Pelo site oficial do Sisu, informando o número de inscrição do Enem e a senha. Acesse seu boletim e verifique se foi selecionado.
  • Ligando para a central de atendimento do MEC, no número 0800-616161.
  • Pelas instituições participantes. Entre no site da faculdade e confira a lista dos selecionados no boletim de notícias.

Outras maneiras de utilizar sua nota do Enem

Mas mesmo que sua nota não tenha sido suficiente para garantir uma vaga através do Sisu, não se preocupe. Você ainda pode usar a pontuação obtida no Enem para participar de outros três processos seletivos:

ProUni: programa do governo federal que distribui bolsas de estudo parciais (de 50%) e integrais a estudantes de baixa renda que desejam ter acesso a instituições de ensino superior particulares de todo o país.

Para participar do processo seletivo, é necessário ter feito o Enem mais recente e alcançar um desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas, sem ter zerado a Redação.

Além do mais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

FIES: o Fundo de Financiamento Estudantil possibilita ao estudante financiar seus estudos a juros bem abaixo do mercado e começar a pagar apenas depois de formado.

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e nota maior que zero na Redação.

Assim, a renda familiar bruta mensal deve ser de até cinco salários mínimos por pessoa.

Ingresso direto: é o método mais fácil e sem burocracia de ingressar em um curso superior. Basta o candidato apresentar sua nota do Enem e levar a documentação solicitada para efetuar a matrícula, caso atinja a nota mínima exigida.

Não é necessário prestar vestibular e é possível conseguir bolsas de estudos de até 100%.

Onde estudar com a nota do Enem

Se sua nota não foi suficiente, não espere o ano que vem para tentar o Sisu mais uma vez. São inúmeras faculdades que participam do ProUni, do Fies e que aceitam a nota do Enem para ingresso direto.

Lembre-se apenas de que é preciso escolher uma instituição que tenha o reconhecimento do MEC. Caso contrário, seu diploma não terá validade no mercado de trabalho.

A seguir, confira uma lista de universidades sugeridas para você. Além de serem reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, todas elas oferecem diversos benefícios ao aluno, como descontos na mensalidade, bolsas de estudos e financiamento sem burocracia.

Confira:

Veja também:

Descubra como fazer o Sisu pelo Enem

Agora que você sabe quando sai o resultado do Sisu, comente com a gente aqui embaixo: qual curso você pretende fazer?