Que nota precisa no Enem pra passar em Análise de Sistemas?

Enem — Escrito por

Interessado em cursar uma graduação em Análise de Sistemas? Descubra qual a  nota mínima você precisa tirar para entrar em boas faculdades.

Os estudantes que buscam fazer uma graduação em Análise de Sistemas em uma boa faculdade podem, também, usar a nota do Enem para disputar sua vaga no vestibular das instituições pretendidas. Para isso, é preciso ter obtido nota superior a nota de corte do Enem estabelecida para cada curso.

Atualmente, a nota do Enem pode ser usada de diferentes formas para facilitar o ingresso em instituições do ensino superior nos mais variados cursos, dentre eles, o de Análise de Sistemas. São programas de distribuição de vagas, bolsas de estudo ou financiamento.

Processos seletivos que usam a nota do Enem

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um caminho possível. Por meio da nota do Enem, estudantes são selecionados para preencherem vagas nos mais desejados cursos de universidades federais e estaduais de todo o país.

Também há a possibilidade de conquistar uma bolsa de estudos parcial ou até mesmo integral em cursos de universidades particulares por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos) que também  pertence ao governo federal.

Outro caminho possível é o FIES. Trata-se de um programa do Ministério da Educação que, por meio do resultado alcançado no Enem, oferece pacotes de financiamento estudantil para estudantes de baixa renda.

Mas, caso você não consiga vaga para participar de nenhum dos programas acima, a boa notícia é que há diversas opções de boas faculdades que aceitam a nota do Enem como vestibular, para ingresso imediato na condição de estar com a pontuação acima da nota de corte, além de mensalidades com valores acessíveis.

A seguir, veja uma média da nota de corte dos últimos anos dos processos seletivos do curso de Análise de Dados:

  • Sisu: 759
  • ProUni: 670
  • FIES: 656
  • Ingresso direto: variável de acordo com cada instituição

Onde estudar Análise de Dados com a nota do Enem

Quem deseja cursar uma graduação em Análise de Dados encontra uma série de boas opções de faculdades que aceitam a nota do Enem. São cursos em modalidades a distância, presencial e semipresencial, formatos que se adequam perfeitamente a cada perfil de estudante.

Essas faculdades também oferecem uma infraestrutura completa, com laboratórios multifuncionais, bibliotecas e pólos de apoio em cada região do país.

Todavia, mais importante do que tudo isso é que o seu curso de Análise de Dados seja validado pelo Ministério da Educação (MEC). Para saber, basta fazer uma consulta online rápida e gratuita no site do e-Mec. Esse é um detalhe importante, pois somente instituições chanceladas pelo órgão podem emitir diplomas válidos no mercado.

Mas, mesmo com tantas opções, escolher uma boa instituição para cursar a graduação em Análise de Dados não precisa ser um desafio. Para sermos úteis a você, veja abaixo algumas opções de faculdades.

Confira:

No momento dessa escolha é importante ter em mente que essas faculdades essas faculdades, além de participarem dos programas do governos, oferecem bolsas de estudos e financiamentos próprios bastante vantajosos aos alunos matriculados.

Leia mais:

Saiba quando sairá o resultado do Enem

Pronto para o novo desafio de cursar uma graduação em Análise de Dados? Conte pra gente nos comentários que instituição você escolheu!

Comente