Descubra que nota preciso no Enem pra passar em Veterinária

Enem — Escrito por

Veja as notas mínimas que você precisa tirar no Enem para conseguir uma vaga na faculdade de Veterinária pelo Sisu, ProUni e FIES.

Quem pretende conseguir uma vaga na faculdade de Veterinária precisa ficar ligado na nota do Enem para passar.

Isso porque o exame vem se tornando a principal porta para o ensino superior no Brasil, já que, com a sua nota, é possível participar de diferentes processos seletivos, como Sisu, ProUni, FIES e programas de acesso direto das faculdades.

A pontuação mínima necessária para conseguir uma vaga em um curso varia conforme a concorrência em cada processo seletivo. Quanto mais concorrida é uma graduação, maior a nota de corte.

A seguir, você confere a nota que precisa tirar no Enem para passar em Medicina Veterinária pelo Sisu, ProUni, FIES e acesso direto.

Que nota tirar no Enem para passar em Veterinária: Sisu

O Sisu oferece vagas em universidades públicas de todo o Brasil utilizando a nota do Enem como critério de seleção dos candidatos.

Como você deve imaginar, muita gente sonha em cursar Veterinária em uma instituição pública, sem ter que gastar um centavo sequer com mensalidades.

Devido à grande concorrência, as notas que os candidatos precisam tirar no Enem para passar em Veterinária pelo Sisu são as mais altas quando comparadas com as do ProUni e do FIES.

O Sisu abre inscrições duas vezes ao ano. Com base nas edições anteriores, chegamos às seguintes notas para Veterinária:

  • Nota média: 703
  • Nota mínima: 655
  • Nota máxima: 801

Vale ressaltar que essas notas são apenas uma estimativa. A pontuação exata para as vagas de Veterinária varia a cada edição do Sisu e depende de outros fatores, como instituição de ensino e turno.

Quantos pontos é preciso fazer no Enem para passar em Veterinária: ProUni

O ProUni é um programa do governo federal que distribui bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) em faculdades privadas a estudantes sem diploma do ensino superior.

Para se inscrever no programa, é preciso ter feito a última edição do Enem (do ano anterior à inscrição no ProUni), com pontuação igual ou maior que 450 e nota acima de zero na redação.

Mas, atenção! Esses são apenas os pré-requisitos para se inscrever no programa. Cumpri-los não garante uma bolsa no curso de Veterinária.

Isso porque o ProUni também seleciona os candidatos de acordo com o Enem. Como o curso de Medicina Veterinária é bem disputado, as notas de corte do programa não são tão baixas, como você pode ver a seguir:

  • Nota média: 648
  • Nota mínima: 601
  • Nota máxima: 713

O programa é uma ótima opção para quem não consegue passar para Veterinária pelo Sisu, embora as vagas também sejam muito disputadas.

Todas as faculdades que participam do ProUni são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) e a Universidade de Franca (UNIFRAN).

Além de cumprir os pré-requisitos da inscrição e atingir a nota de corte, os candidatos precisam se enquadrar em critérios sociais e de renda para conseguir uma bolsa pelo ProUni.

Nota do Enem para o curso de Veterinária pelo FIES

O FIES é mais um programa do MEC. Sua proposta é oferecer financiamentos para cursos superiores em instituições privadas.

Quem consegue ser aprovado no FIES pode financiar as mensalidades da faculdade a juros baixos para começar a pagar só depois da formatura.

Para se inscrever no FIES, você precisa ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com nota geral acima de 450 e sem zerar a redação.

Assim como no ProUni, atender a esses pré-requisitos não garante uma vaga em Medicina Veterinária pelo FIES. Veja quais são as notas de corte aproximadas:

  • Nota média: 605
  • Nota mínima: 534
  • Nota máxima: 695

O FIES é uma boa alternativa para quem não consegue passar para Veterinária pelo Sisu e não se enquadra nos critérios do ProUni (ou não atinge a nota de corte).

Todas as faculdades que participam do programa são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Temos como exemplos a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS), em Minas, e a Faculdade das Américas (FAM), na cidade de São Paulo.

Programas de ingresso direto

Como vimos, as notas de corte do Sisu para Veterinária são bem altas. Mesmo no ProUni e no FIES, a concorrência para o curso é alta. Sem falar que os dois programas envolvem bastante burocracia.

Mas existe uma opção mais simples para entrar na faculdade de Veterinária usando a nota do Enem: o ingresso direto em instituições particulares.

Como funciona? O candidato só precisa procurar uma instituição que aceite a nota de Enem no processo seletivo, como a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Dessa forma, não é preciso fazer a prova do vestibular.

Facilidades

Sabemos que o curso de Medicina Veterinária tem mensalidades que não cabem no orçamento de boa parte dos brasileiros.

A boa notícia é que algumas faculdades particulares oferecem programas de bolsas de estudo e crédito educativo a seus alunos, sem toda aquela burocracia do governo.

Inclusive, a própria pontuação do Enem pode ser usada para conseguir um desconto na mensalidade.

Considerando isso, vemos que o ingresso direto com a nota do Enem é uma excelente alternativa para estudar Veterinária, que muita gente desconhece!

Só falta esclarecer uma coisa: que nota é preciso tirar no Enem para passar em Veterinária por ingresso direto?

 nota varia conforme a instituição, mas sempre são muito mais baixas que as do Sisu, ProUni e FIES.

Onde estudar Veterinária com a nota do Enem

Conheça agora algumas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode usar a nota do Enem para ingressar direto no curso de Medicina Veterinária.

Essas instituições também participam do ProUni e FIES, além de terem programas próprios de concessão de bolsas de estudo e crédito estudantil facilitado.

Veja também:

Confira qual a nota de corte para Medicina no Enem

Que nota preciso tirar no Enem para passar em Administração

Depois de saber qual nota você precisa tirar no Enem para passar em Veterinária, conte para a gente nos comentários: você quer fazer essa graduação? Vai tentar entrar por qual processo seletivo?

Comente