Descubra que nota você precisa ter pra passar no Enem

Enem — Escrito por

Todos os anos milhões de estudantes se inscrevem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de entrar em uma universidade. A dedicação é intensa, pois quem conseguir as melhores notas tem muito mais chances de alcançar seus objetivos.

Apesar de ser considerado o “maior vestibular do País”, a prova do Enem em si não aprova ou reprova ninguém. Não existe competição entre os participantes e, por esta razão, não faz sentido falarmos em “passar no Enem”.

Esta confusão é muito comum e acontece porque a nota obtida no Enem é usada como critério de classificação em diversos programas de Governo Federal que facilitam o acesso ao ensino superior.

A nota mínima que um candidato deve ter para conseguir uma vaga depende muito do processo seletivo, do curso e universidade escolhidos. Normalmente, quanto mais concorrida for a vaga, maior será a pontuação para ser aprovado.

Saiba em que situações você pode usar a nota do Enem e qual a pontuação exigida em cada caso.

 

Que nota você precisa ter no Enem para ganhar uma bolsa de estudos

Uma das iniciativas do Governo Federal para facilitar o acesso ao ensino superior é o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares a pessoas de baixa renda.

Para concorrer a uma vaga é preciso ter feito a última edição do Enem e ter atingido no mínimo 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

Esta pontuação mínima garante ao candidato o direito de concorrer a uma bolsa integral (que cobre 100% dos custos com mensalidades) ou parcial (que cobre 50% dos custos). Mas para ser aprovado e conseguir de fato este benefício muitas vezes é preciso ter uma nota bem mais alta.

Normalmente, as notas de corte mais altas do ProUni têm ficado acima de 700 pontos em cursos como Medicina, Psicologia, Direito e algumas engenharias.

Em outros casos, dependendo do curso e universidade escolhidos, a nota de corte fica muito próxima ao mínimo exigido.

Este programa é voltado aos estudantes que mais precisam. Por esta razão, a renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar o valor de 3 salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato precisa cumprir algumas condições de escolaridade e não ter diploma de nível superior.

 

Que nota você precisa ter no Enem para entrar em uma universidade pública

Quem fez a prova mais recente do Enem pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que classifica candidatos para universidades públicas de todas as regiões do País.

Não existe nenhum requisito de renda para participar do Sisu, basta ter feito a última edição do Enem e não ter zerado na redação.

As inscrições são feitas pela internet e o sistema é totalmente informatizado. O estudante escolhe uma vaga (selecionando as opções de curso, turno, universidade e modalidade de concorrência) e concorrerá apenas com os candidatos que escolherem exatamente as mesmas opções.

A nota mínima para ser aprovado (ou nota de corte) não é única para todos os cursos. Cada vaga oferecida pelo Sisu tem uma nota de corte diferente e muda a cada nova edição do programa.

No entanto, observando as últimas edições do Sisu podemos perceber uma certa tendência nas notas. Alguns cursos mais concorridos, como Direito, Engenharia e Medicina, costumam apresentar as notas de corte mais altas, muitas vezes acima de 800 pontos, principalmente em instituições renomadas.

Já as notas de corte mais baixas geralmente ficam próximas a 500 pontos.

 

Que nota você precisa ter para conseguir um financiamento estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal que concede financiamento a juros baixos. Os estudantes que conseguem este benefício podem financiar a faculdade particular e começar a pagar a dívida só depois de formados.

De uns tempos para cá, o FIES passou por algumas reformulações. Uma das principais mudanças é que agora o número de vagas é limitado e os candidatos são selecionados através da nota que obtiveram no Enem.

Para se inscrever é preciso ter feito as provas de alguma edição do Enem a partir de 2010 e ter atingido no mínimo 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação.

Mas atenção! Só é permitido usar as notas de uma única edição do Enem para entrar no FIES.

Para participar do FIES a renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar o valor de 2,5 salários mínimos por pessoa.

 

Que nota você precisa ter no Enem para entrar em uma universidade particular

Em algumas universidades particulares é possível apresentar a nota do Enem e conseguir uma vaga sem precisar fazer vestibular. Além disso, existem outras vantagens para estudantes com bom desempenho no Exame, como descontos em mensalidades ou parcelamentos facilitados.

Cada universidade define as regras de suas formas de ingresso. Para saber mais detalhes, procure se informar na instituição de seu interesse.

Conheça algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem:

Que nota você precisa ter no Enem para ganhar o diploma do Ensino Médio

Quem não teve a oportunidade de concluir seus estudos em uma escola formal pode usar a nota do Enem para receber o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Mas para isto é preciso cumprir alguns requisitos:

  • Ter no mínimo 18 anos completos até o dia da realização da primeira prova.
  • Ao se inscrever no Enem, marcar a opção de “receber o certificado de conclusão do Ensino Médio”.
  • Indicar na inscrição qual Instituição Certificadora irá emitir o diploma. (Existe uma lista com todas as instituições no edital do Enem).

Uma vez inscrito no Enem, o participante deve mostrar que tem os conhecimentos necessários para comprovar este nível de escolaridade. Por esta razão só receberá o certificado quem atingir no mínimo:

  • 450 pontos em cada uma das provas objetivas (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas).
  • 500 pontos na redação.

Não existe concorrência neste caso. Todos os inscritos que atingirem a pontuação mínima receberão seu diploma.

 

Veja também:

Como funciona a nota do Enem?

 

Já sabe o que vai fazer com a nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente