Nos dias 5 e 6 de novembro foram realizadas as provas do Enem 2016. Milhões de estudantes já vinham se preparando muito antes do edital ser divulgado e de abrir o período de inscrição. O objetivo de tanta dedicação é atingir a maior nota possível.

Uma das curiosidades de quem participou do Enem é sobre a pontuação que é necessário alcançar. A resposta vai depender muito do que cada pessoa pretende fazer com sua nota.

O desempenho do Enem é usado como critério de classificação em diversos programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior, para ingressar na faculdade privada sem fazer vestibular e até conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

A nota mínima para se inscrever ou para ser aprovado nestes processos depende de fatores como o tipo de processo, o curso e a universidade. Veja quais são as notas do Enem exigidas em cada caso!

Qual nota devo tirar no Enem 2016?

Depende! A nota do Enem pode ser usada para diversos fins, como por exemplo:

  • Entrar em uma universidade pública pelo Sisu, sem precisar fazer vestibular.
  • Ganhar uma bolsa de estudo em universidade particular através do ProUni.
  • Financiar uma faculdade privada a juros baixos pelo FIES.
  • Conseguir ingresso direto em faculdades privadas.
  • Obter o certificado de conclusão do ensino médio.

É importante ter em mente que existem dois tipos de nota. Uma delas é a pontuação mínima exigida para se inscrever nestes programas e ter o direito de concorrer a uma vaga. A outra é o desempenho necessário para ser aprovado e conseguir de fato o benefício.

Que nota devo tirar no Enem 2016 para passar no Sisu?

O Sisu é um sistema de seleção que classifica candidatos para universidades públicas de todas as regiões do País. Os participantes que tirarem nota maior que zero na redação do Enem 2016 poderão se inscrever nas duas edições do Sisu 2017 (que devem acontecer nos meses de janeiro e junho).

Os candidatos competem apenas com aqueles que escolherem exatamente a mesma vaga, no mesmo curso, turno, universidade e modalidade de concorrência. Por esta razão, a nota de corte (nota mínima para ser aprovado) não é única e depende muito da sua opção e do desempenho dos outros candidatos.

Durante o período de inscrição, é possível consultar as notas de corte e mudar a escolha, aumentando assim as chances de passar. As notas finais só são divulgadas quando sai o resultado do Sisu. Se observarmos as últimas edições do programa, teremos uma boa ideia de quantos pontos são necessários para ser aprovado.

As maiores notas de corte costumam ficar acima dos 800 pontos e geralmente são dos cursos de Medicina, Direito e algumas engenharias.

Com 600 ou 700 pontos é possível entrar em diversas universidades. As notas de corte mais baixas normalmente ficam próximas a 500 pontos.

Que nota devo tirar no Enem 2016 para passar no ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) distribui bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares. Este programa é destinado a quem mais precisa e por isso a renda familiar bruta mensal dos candidatos não pode ultrapassar 3 salários mínimos por pessoa.

Quem tem interesse em se inscrever no ProUni 2017 precisará atingir um mínimo de 450 pontos na média das provas do Enem 2016 e nota maior que zero na redação.

Estas duas condições precisam acontecer ao mesmo tempo. Não adianta ter mais de 450 pontos na média das provas se você zerou na redação.

Os cursos que historicamente são mais concorridos (como Direito, Medicina, Psicologia e Engenharia) normalmente apresentam notas de corte bem elevadas, acima dos 700 pontos.

Já nos menos concorridos é possível ser aprovado com uma pontuação pouco acima do mínimo exigido.

Que nota devo tirar no Enem 2016 para passar no FIES?

O FIES é o financiamento estudantil do Governo Federal. Através dele é possível financiar uma faculdade particular a juros baixos e começar a pagar a dívida só depois de formado.

Quando o FIES foi criado, bastava atender aos requisitos exigidos para conseguir o benefício. Recentemente, o programa passou por algumas reformulações e agora o número de financiamentos é limitado.

Os candidatos a uma vaga são selecionados através da nota que obtiveram no Enem. Neste caso, vale usar a nota de qualquer edição do Exame a partir de 2010.

A nota mínima exigida para se inscrever no programa é de 450 pontos na média das provas e superior a zero na redação.

Se você já fez alguma edição do Enem e não atingiu esta pontuação, pode fazer a prova em 2016 e tentar melhorar seu desempenho. Você pode fazer o Enem quantas vezes quiser para tentar um financiamento pelo FIES.

As vagas do FIES são destinadas a quem tem renda familiar bruta de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.

Que nota devo tirar no Enem 2016 para entrar direto na faculdade?

Em diversas universidades particulares é possível se matricular no curso desejado apenas mostrando a nota do Enem, sem precisar fazer outro processo seletivo.

Quem atingir um bom desempenho no Enem 2016 pode contar ainda com outras vantagens, como descontos especiais nas mensalidades ou mesmo parcelamentos facilitados.

Não existe um processo seletivo unificado para conseguir estes benefícios. Cada instituição de ensino define as regras de como isso vai ocorrer, quantas vagas serão disponibilizadas e a nota mínima que será exigida para cada curso.

Se você pretende estudar em uma faculdade privada, procure se informar na instituição de seu interesse.

Veja algumas universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem:

Que nota devo tirar no Enem 2016 para conseguir o diploma do Ensino Médio?

Além de entrar na tão sonhada universidade, a nota do Enem também serve para obter o certificado de conclusão do ensino médio. É isso mesmo! Quem não concluiu seus estudos na escola formal pode comprovar este nível de escolaridade se tirar uma boa nota no Exame.

Neste caso não existe concorrência. Todos os participantes que atingirem a pontuação mínima receberão seu diploma. Mas atenção! Para ter este direito é preciso cumprir alguns requisitos:

  • Ter pelo menos 18 anos completos no dia da realização da primeira prova do Enem.
  • Ao se inscrever no Enem, marcar a opção de “receber o certificado de conclusão do Ensino Médio”.
  • Indicar na inscrição qual instituição certificadora emitirá o diploma.

A nota mínima exigida para ganhar o certificado é:

  • 450 pontos em cada uma das provas objetivas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática).
  • 500 pontos na redação.

Veja também:

Saiba o que estudar para o Enem 2016

Vai fazer o Enem 2016? Conte para a gente o que você pretende fazer com sua nota!