Veja qual nota precisa tirar no Enem pra entrar na faculdade

Enem — Escrito por

Um bom desempenho no Enem praticamente garante acesso à universidade pública ou particular.

Não é à toa que tantos participantes se dedicam pra valer aos estudos.

A gente sabe que, no Brasil, um diploma de nível superior é o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

Mas será que entrar na universidade com a nota do Enem é difícil? Tem oportunidade para todo mundo?

Veja a seguir qual nota você precisa tirar no Enem para entrar na faculdade.

Qual nota precisa tirar no Enem para entrar na faculdade

A nota que você precisa tirar no Enem para passar na faculdade depende bastante do curso escolhido, da faculdade, e às vezes até do turno que você quer estudar.

Elas tendem a ser mais altas no processo seletivo que distribui vagas em universidades públicas, o Sisu. Nos demais, são um pouco mais tranquilas.

Vamos fazer um passeio por todas essas seleções para você ter uma ideia mais concreta das notas que precisa tirar no Enem para entrar na faculdade!

Nota que precisa tirar no Enem pra passar no Sisu

É aqui que a gente encontra as notas de corte mais altas entre todos os processos seletivos que usam a nota do Enem.

Para conseguir passar, o candidato precisa ter, em média, entre 650 e 700 pontos.

Com esse desempenho dá para conseguir vaga em cursos como Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Gastronomia, Jornalismo, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Serviço Social e vários outros.

Com um pouco mais, de 700 pra cima, dá para entrar em Biomedicina, Direito, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Odontologia e Psicologia.

Também é possível encontrar cursos com uma pontuação mais baixa, entre 500 e 600 pontos. Com uma boa pesquisa você encontra vaga em Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Design, História, Letras, Pedagogia, Gestão de Saúde e Secretariado Executivo.

Medicina é sempre um caso à parte. Aqui as médias para entrar variam de 750 a 850 pontos, dependendo da faculdade.

Para participar do Sisu, os candidatos precisam ter feito a edição mais recente do Enem e não ter tirado zero na redação. O governo federal oferece duas edições por ano, uma por semestre.

Nota que precisa tirar no Enem pra passar no ProUni

Com o ProUni é possível estudar numa faculdade particular com bolsa de estudos parcial ou integral.

A disputa pelo benefício também é alta, mas dá uma tranquilizada em relação ao Sisu.

A média para conseguir uma bolsa varia de 600 a 670 pontos para a maioria dos cursos (com exceção de Medicina).

Com essa pontuação você entra em Engenharia Aeronáutica, Cinema, Engenharia Civil, Enfermagem, Biomedicina, Desenho Industrial, Jornalismo, Engenharia de Produção, Nutrição, Biotecnologia, Medicina Veterinária, Farmácia, Direito, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo e tantos outros.

A pontuação mínima para participar do ProUni é de 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, sem ter tirado zero na redação.

Por incrível que pareça, há diversos cursos que permitem entrada com esse desempenho – ou só um pouco a mais. Por exemplo: Segurança da Informação, Fonoaudiologia, Relações Internacionais, Marketing, Gestão Financeira, Ciências Sociais, Estética e Cosmética, Design Gráfico, Radiologia, Educação Física, Pedagogia, Agronegócio.

O ProUni exige que o participante atenda a certos critérios sociais, que envolvem renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos e formação de nível médio em escola pública. Os participantes não podem ter diploma de nível superior.

Há duas edições todos os anos, no início de cada semestre.

Nota que precisa tirar no Enem pra passar no FIES

O FIES é para quem busca financiamento facilitado de um curso superior. O programa oferece juros baixos e um prazo generoso para pagamento da dívida, que só vem depois da formatura.

Para tentar o seu é preciso participar de um processo seletivo em que dá para usar a nota em qualquer Enem a partir de 2010.

A média para se dar bem no FIES é de 580 pontos na média das provas do Enem.

Com esse desempenho você entra em cursos como, por exemplo, Enfermagem, Jornalismo, Administração, Nutrição, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Publicidade e Propaganda e Fisioterapia.

O mínimo exigido para disputar o FIES é de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Por incrível que pareça, dá para pegar o financiamento com a nota mínima ou um pouco acima dela. Basta procurar com afinco durante o processo seletivo. Nas últimas edições havia vagas disponíveis em cursos como Educação Física, Serviço Social, Gestão de Recursos Humanos, Comércio Exterior, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística e até Fisioterapia

Entre os exigem pontuação alta (650 pontos ou mais) temos Psicologia, Engenharia Civil, Cinema, Arquitetura e Urbanismo, Medicina e Direito.

O FIES tem duas edições todos os anos.

Nota que precisa tirar no Enem para passar no ingresso direto

O ingresso direto com a nota do Enem dá ao candidato a possibilidade de entrar em faculdades privadas automaticamente, sem ter de passar por vestibular.

Aqui não há uma nota média definida, como no Sisu, ProUni ou FIES, porque cada faculdade determina o mínimo necessário para entrar em cada curso.

Mas pode ter certeza que o mínimo necessário para entrar é bem mais baixo quem o pedido nos demais processos seletivos.

O ingresso direto está disponível em centenas e centenas de faculdades privadas pelo país e pode ser usado para obter vaga em cursos presenciais ou a distância.

Faculdades onde você pode entrar com a nota do Enem

Abaixo, a gente escolheu algumas faculdades privadas de qualidade onde você pode tentar sua vaga pelo ProUni, FIES ou ingresso direto.

Clique e conheça melhor:

Veja também:

Descubra como saber qual faculdade aceita o Enem

O que achou das notas do Enem para entrar na faculdade? Já está se preparando para garantir sua vaga? Conte para a gente!

Comente