Veja quanto precisa tirar no Enem pra passar em Arquitetura

Enem — Escrito por

Saiba qual a nota necessária para passar em Arquitetura pelo Sisu, ProUni, FIES e Ingresso Direto!

Saber a nota mínima do Enem para passar em determinado curso é uma preocupação comum entre os estudantes que fazem o exame. Ainda mais para quem vai tentar uma vaga em Arquitetura, um curso que costuma ser bastante concorrido!

Este artigo vai apresentar, com base em edições anteriores do Sisu, ProUni e FIES, as médias necessárias para passar em Arquitetura com a nota do Enem.

Veja também como aproveitar sua nota do Enem para ingressar em faculdades privadas sem prestar o vestibular, por meio do chamado ingresso direto, que ainda pode garantir uma bolsa de estudos integral ou parcial!

Que nota preciso tirar no Enem para passar em Arquitetura?

A nota do Enem necessária para passar em Arquitetura varia conforme o processo seletivo, que pode ser o Sisu, ProUni, FIES ou ingresso direto. A seguir, confira detalhes sobre cada uma dessas opções.

Nota do Enem para passar em Arquitetura pelo Sisu

A nota mínima (nota de corte) do Enem para passar em Arquitetura pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), fica em torno de 670 pontos. Dependendo da faculdade, a nota de corte pode chegar a 820 pontos.

Dentre os processos seletivos que utilizam a nota do Enem, o Sisu é o mais concorrido, pois oferece vagas em universidades públicas. Assim, suas notas de corte costumam ser mais altas, em comparação com o ProUni, FIES e ingresso direto.

Para participar do Sisu é preciso ter feito a edição mais recente do Enem, sem ter zerado na redação. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet. O Sisu costuma ter duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Nota do Enem para passar em Arquitetura pelo ProUni

A nota mínima do Enem para conseguir uma bolsa de estudo em Arquitetura pelo ProUni fica em torno de 550 pontos, podendo chegar a 730 pontos, dependendo da instituição.

O ProUni oferece bolsas de 50% e 100% em faculdades privadas. Os interessados não podem ter um diploma de nível superior e devem se enquadrar nos requisitos socioeconômicos do programa.

Para participar, é preciso ter feito a última edição do Enem e obtido nota acima de zero na redação, além de pontuação igual ou maior a 450 pontos. Lembrando que também é preciso atender a critérios socioeconômicos, que incluem limites de renda familiar.

As inscrições para o ProUni são gratuitas, feitas pela internet e costumam ocorrer duas vezes ao ano, no primeiro semestre e no segundo.

Nota do Enem para passar em Arquitetura pelo FIES

A nota de corte do FIES para Arquitetura fica em torno de 490 pontos e pode chegar a 750 pontos, dependendo da faculdade.

O FIES permite financiar as mensalidades de cursos superiores em universidades privadas. O valor emprestado pelo governo federal é pago após a conclusão do curso, com juros muito baixos. 

Para participar do programa é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010 e obtido média geral igual ou maior que 450 pontos, além de nota acima de zero na redação.

O FIES oferece diferentes modalidades de financiamento, de acordo com a renda familiar do candidato. As inscrições são gratuitas e realizadas pela internet duas vezes ao ano, no site do programa.

Nota do Enem para ingresso direto em Arquitetura

Ingresso direto é quando uma faculdade particular permite que o candidato utilize a nota do Enem em seu processo seletivo, sem que seja necessário realizar qualquer outro exame.

Inclusive, há instituições que concedem bolsas de estudos de até 100% para quem opta por essa modalidade de ingresso. 

Nesse caso, não podemos indicar a nota mínima do Enem para passar em Arquitetura, pois isso varia conforme a faculdade.

Porém, as notas costumam ser mais baixas que as do Sisu, ProUni e FIES, devido a menor concorrência. Em muitos casos, basta que o candidato não tenha zerado na redação do Enem para ser aprovado.

Além disso, como a concessão de bolsas é feita pela própria faculdade, o processo costuma ser muito mais rápido e sem muita burocracia.

Segue um lista de faculdades que têm o curso de Arquitetura reconhecido pelo MEC. Em todas elas é possível usar a nota do Enem para ingresso direto e concorrer a bolsas de estudo:

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra passar em Engenharia Civil

Saiba quantos pontos precisa no Enem pra passar em Design

Depois de conhecer a nota do Enem necessária para passar em Arquitetura pelo Sisu, ProUni e FIES e saber mais sobre o ingresso direto, conte para a gente nos comentários: qual desses processos seletivos você vai tentar?

Comente