Neste ano você vai ingressar no curso de Ciências da Computação! Mas antes é preciso fazer as contas e tirar uma boa nota no Enem.

O curso de Ciências da Computação pode ter a duração de 4 anos para bacharelado e de 2 anos para o nível tecnológico. Durante a graduação, o profissional aprende a trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, principalmente de softwares. 

O programador vive entre cálculos e operações um pouco complexas, mas que os amantes da Matemática podem tirar de letra!

Então, para conseguir uma vaga na faculdade, você precisar saber quantos pontos são necessários para passar em Ciências da Computação pelo Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto.

A sua sorte é que hoje a conta vai ficar fácil, porque vamos mostrar a você uma por uma as notas de corte de todos esses processos seletivos!

Sisu: que nota preciso tirar no Enem pra passar em Ciências da Computação

A sigla Sisu significa Sistema de Seleção Unificada, ou seja, é um processo seletivo que une a maioria das universidades públicas em um sistema que distribui suas vagas conforme a pontuação do candidato no Enem.

Não precisa nem dizer, então, que fazer a prova do Enem é fundamental! E mais: para o Sisu, só é aceita a nota do último Enem aplicado! 

Além disso, a pontuação mínima exigida para que você participe dessa seleção é de 450 e nota acima de zero na redação. 

Você pode se candidatar a vagas pelo sistema de cotas e políticas afirmativas do governo, mas trouxemos a nota de corte em ampla concorrência para que você possa se basear e tentar alcançar essa pontuação, seja qual for a sua candidatura:

  • Nota de corte média: 681.85
  • Maior nota de corte: 819.85
  • Menor nota de corte: 576.30

Como você pode notar, existe uma grande variação entre a menor e a maior nota de corte, portanto, pesquise qual foi a pontuação do último processo seletivo diretamente no site da universidade que deseja cursar. 

Se a sua nota não for suficiente para passar em uma universidade pública, fique tranquilo, pois existem outros programas para você ingressar na faculdade privada, com bolsas de até 100% e descontos que deixam as mensalidades acessíveis. Veremos a seguir!

ProUni: que nota preciso tirar no Enem pra passar em Ciências da Computação

O Programa Universidade para Todos é uma opção para estudantes com renda familiar máxima de até 3 salários mínimos per capita. 

Esse processo seletivo, vinculado ao governo federal, subsidia bolsas parciais e integrais para os estudantes que comprovem essa condição de renda.

Existe também uma nota mínima para participar, que é de 450 pontos e nota maior que zero na redação. Em ampla concorrência, as notas de corte de 2018 foram:

  • Nota de corte média: 699.15
  • Maior nota de corte: 737.20
  • Menor nota de corte: 671.98

As notas são relativamente altas porque apenas 3 cursos em todo o país oferecem vagas pelo ProUni: em Passo Fundo (RS), em Presidente Prudente (SP) e no Rio de Janeiro (RJ), todos em período integral.

O curso nessas instituições exige bastante dedicação, considerando a disponibilidade total que você precisará ter. 

Por outro lado, você tem a opção de estudar em apenas um período e até fazer o curso a distância com a graduação tecnológica de 2 anos.

FIES: que nota preciso tirar no Enem pra passar em Ciências da Computação

Outra modalidade de ingresso nas faculdades privadas que o governo concede aos candidatos com baixa renda é o FIES. 

Com a aprovação desse financiamento pela instituição e por uma agência bancária, o aluno começa a pagar o curso apenas ao final da graduação, em parcelas mensais e com juros reduzidos.

Ao todo, 178 cursos aderiram ao programa, e, para entrar, você precisa de uma nota mínima de 450 pontos, sem zerar na redação.

Além disso, é preciso comprovar renda familiar máxima de até 2,5 salários mínimos per capita.

Todas as informações estão no site do FIES, portanto, leia os editais com bastante atenção!

As notas de corte para esse processo seletivo foram:

  • Nota de corte média: 562.92
  • Maior nota de corte: 668.00
  • Menor nota de corte: 451.00

A Cruzeiro do Sul Educacional (presencial) oferece vagas para bacharelado em Ciências da Computação no período da manhã, em São Paulo, capital. 

Você pode conseguir a sua pelo FIES com 498 pontos. Se for melhor para você, pode cursar totalmente a distância na Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)

Em Belo Horizonte, a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) também tem vagas no período da manhã para aqueles que alcançarem uma média de pontuação de 566 no Enem.

As notas de corte para o curso de Ciências da Computação variam bastante. Se você quiser ter mais chances de passar e ainda conseguir uma bolsa de estudos, talvez você precise de uma pontuação maior para ficar entre os primeiros classificados.

Ingresso direto: que nota preciso tirar no Enem pra passar em Ciências da Computação

Infelizmente, o acesso aos programas do governo e às universidades públicas ainda é pequeno. Mas o crescimento de faculdades privadas, com excelentes cursos reconhecidos pelo MEC, abre o leque de oportunidades para que você conquiste seu curso superior!

Cada uma delas tem as suas regras, então fique atento e, caso tenha dúvidas, procure ajuda nos atendimentos presenciais e on-line. 

Além disso, com apenas 300 pontos no Enem e nota acima de zero na redação, é só entrar no site da instituição e fazer a sua inscrição.

Quer saber onde você pode usar sua nota do Enem e ingressar direto? Confira algumas sugestões:

Essas instituições oferecem o curso em modalidade presencial e a distância e todas são reconhecidas pelo MEC. 

Para decidir em qual irá estudar e qual delas oferece as melhores vantagens para o seu bolso, pesquise e entre em contato diretamente nos polos ou sedes mais próximas.

Agora ficou fácil, não é mesmo? Vai perder a chance de fazer sua matrícula para 2020?

Veja também:

Ciência da Computação EAD: Saiba tudo sobre o curso

Ciência da Computação

Já fez as contas? Sua pontuação é suficiente para passar em Ciências da Computação? Deixe um comentário dizendo em qual faculdade você vai usar sua nota do Enem!