Que nota precisa tirar no Enem pra passar em Contabilidade?

Enem — Escrito por

Quer fazer Contabilidade mas não sabe qual é a nota que você precisa tirar no Enem? Então leia o artigo de hoje porque temos a resposta para você!

Um dos cursos mais disputados pelos estudantes é o de Ciências Contábeis. E não é por acaso que a procura é grande: essa é uma das profissões com um ótimo horizonte de crescimento e com a possibilidade de conquistar belos salários.

Essa grande procura acaba resultando numa concorrência relativamente alta quando falamos das vagas para o ensino superior. Justamente por isso é importante saber que nota você precisa tirar no Enem para passar em Contabilidade.

Assim você consegue se planejar e adaptar sua rotina de estudos conforme suas necessidades. Mas agora, vamos às notas! Confira:

Quantos pontos precisa tirar no Enem para passar em Contabilidade?

A graduação em Ciências Contábeis é oferecida de forma regular em mais de mil instituições de ensino do território brasileiro. A boa notícia é que grande parte delas aceita novos alunos por meio de suas notas no Enem.

Mas agora, antes de dizer as notas que você precisa tirar, é importante esclarecer o seguinte: existem diversas formas de utilizar a sua nota do Enem para conquistar a sua vaga na faculdade e dependendo da alternativa escolhida, a nota de corte necessária pode variar.

Hoje em dia, o estudante possui 3 grandes maneiras de conquistar uma vaga com a sua nota do Enem: o Sisu, o ProUni e o FIES.

Veja as notas de corte para cada uma dessas modalidades.

Quantos pontos precisa tirar no Enem para passar em Contabilidade pelo Sisu

Por distribuir vagas em várias das melhores universidades públicas do país, o Sisu é o processo seletivo mais disputados dentre as alternativas listadas aqui.

No caso de Contabilidade, é esperado que o aluno faça pelo menos 650 pontos para poder passar com um certo nível de tranquilidade.

Mas é claro que essa pontuação pode variar para mais ou para menos, dependendo da universidade que você escolher. Existem casos em que a nota de corte chega a 770 pontos, por exemplo.

Para participar do Sisu, o candidato só precisa ter feito o Enem mais recente, sem ter zerado a Redação. São duas edições todos os anos, sempre no início dos semestres letivos.

Quantos pontos precisa tirar no Enem para passar em Contabilidade pelo ProUni

Se por acaso você não conseguir uma vaga pelo Sisu, não desanime! Ainda é possível ingressar no seu tão sonhado curso de Contabilidade por meio do ProUni, o programa federal que tem como objetivo distribuir bolsas de estudos para faculdades privadas.

No caso do ProUni, a pontuação média necessária para Ciências Contábeis gira em torno de 600 pontos, podendo variar de acordo com a instituição escolhida.

Participar do ProUni é um pouco mais burocrático que no Sisu: o candidato precisa apresentar um desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, não ter zerado a Redação, e ainda se encaixar nos critérios de renda familiar e formação escolar exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O ProUni tem um diferencial em relação aos outros processos seletivos do governo federal, já que também trabalha com cursos a distância. Historicamente, esse tipo de graduação exige notas mais baixas para entrar. Fique ligado.

É interessante destacar que o ProUni acontece em duas edições. Uma no começo do ano e outra no início do segundo semestre.

Quantos pontos precisa tirar no Enem para passar em Contabilidade pelo FIES

O FIES é um programa de financiamento estudantil que pode ajudar você na hora de pagar a sua faculdade.

A ideia é que o governo financie a sua graduação e que você possa começar a pagar somente depois que se formar. Mas assim como as outras alternativas apresentadas, você precisa se esforçar para passar no processo seletivo.

É estimado que com 550 pontos no Enem você já tenha boas chances de ser aprovado.

Pode participar do FIES qualquer pessoa que fez o Enem a partir de 2010, obteve pelo menos 450 pontos na média das provas e não zerou a redação. O governo também exige que o candidato se encaixe em certos critérios de renda. As inscrições abrem duas vezes ao ano.

Quantos pontos precisa no Enem para passar em Contabilidade, sem fazer processo seletivo?

Uma quarta opção que você pode escolher é utilizar a sua nota do Enem para entrar em alguma faculdade particular de forma direta. Sem provas ou coisa do gênero.

Tudo o que você precisa é escolher a instituição onde você quer estudar, optar pela modalidade de ingresso direto com a nota do Enem, informar a pontuação obtida em cada uma das provas dos exames e torcer.

Nesse sistema, as notas de corte são bem mais tranquilas que no Sisu, no ProUni ou no FIES. E o melhor não é preciso comprovar renda nem formação escolar para conseguir a vaga desejada.

Dependendo da faculdade que você escolher, podem haver algumas restrições como não zerar em redação ou atingir uma pontuação mínima.

Onde estudar Contabilidade com a nota do Enem?

Agora que você já sabe qual nota precisa tirar no Enem para passar em Contabilidade, chegou a hora de escolher em qual faculdade vai se inscrever.

Para isso, nada melhor do que escolher uma instituição de ensino confiável e altamente capacitada para fornecer a formação que você precisa.

Pensando nisso, listamos algumas opções de faculdades que você pode se inscrever. Todas elas são certificadas e bem-avaliadas pelo Ministério da Educação e contam com uma série de facilidades financeiras para seus alunos.

Algumas delas incluem a utilização da sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudos integral ou até 70% de desconto nos valores das mensalidades.

Confira:

Chegou a hora de conquistar a sua tão sonhada vaga em Contabilidade!

Veja também

Melhores faculdades de Ciências Contábeis

Melhores faculdades de Administração

Qual das alternativas chamou mais sua atenção? Compartilhe nos comentários!

Comente