Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra passar em Direito

Enem — Escrito por

O Brasil é o país que mais tem cursos de Direito no mundo. Mesmo com toda essa oferta, em algumas universidades a concorrência é acirrada e as notas para entrar são altíssimas.

Fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) simplifica a corrida por uma vaga na universidade, pois com uma única nota é possível se inscrever em diversos processos seletivos. Ainda assim é preciso se dedicar bastante para conseguir uma boa pontuação.

A nota mínima que você precisa tirar no Enem para entrar no curso de Direito vai depender muito da universidade escolhida.

Descubra a seguir como entrar na faculdade de Direito usando a nota do Enem e saiba qual a pontuação necessária para garantir uma vaga!

 

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade de Direito

Participar do Enem não garante automaticamente sua entrada na universidade. Para isto é preciso se inscrever em algum processo seletivo. Conheça os principais:

 

Sistema de Seleção Unificada – Sisu

O Sisu é um programa do Governo Federal que seleciona candidatos para universidades públicas usando como critério a nota do Enem. A quantidade de instituições de ensino que disponibilizam suas vagas pelo Sisu aumentou muito nos últimos anos e grande parte delas já não realiza mais o vestibular tradicional.

As inscrições acontecem pela internet, duas vezes por ano, e o candidato deve usar a pontuação da prova mais recente do Enem. Não existe requisito de renda e, de modo geral, não é exigida uma pontuação mínima para concorrer – basta não ter zerado na redação.

A nota mínima para conseguir uma vaga em Direito (“nota de corte”) depende de vários fatores, como por exemplo: a universidade, o desempenho dos candidatos, a modalidade de concorrência e a quantidade de vagas disponíveis.

Os candidatos concorrem apenas com aqueles que escolheram exatamente as mesmas opções. Por esta razão, a nota de corte varia muito de uma universidade para a outra ou de um campus para outro.

Nas últimas edições do Sisu, as maiores notas de corte do curso de Direito ficaram acima dos 800 pontos, uma pontuação bem próxima dos cursos de Medicina e de algumas engenharias, por exemplo. Já as menores ficaram próximas aos 630 pontos. Veja alguns exemplos:

Universidades com notas de corte acima de 800 pontos:

  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

 

Universidades com notas de corte entre 750 e 800 pontos:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)

 

Universidades com notas de corte entre 700 e 750 pontos:

  • Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

 

Universidades com notas de corte até 700 pontos:

  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

 

Programa Universidade para Todos – ProUni

Através do ProUni é possível conseguir uma bolsa de estudo integral (100%) ou parcial (50%) em faculdades particulares.

Este programa do Governo Federal é voltado a estudantes de baixa renda. Para se inscrever é preciso ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, os candidatos devem ter feito a edição mais recente do Enem e atingido no mínimo 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

As maiores notas de corte para entrar no curso de Direito podem chegar perto dos 800 pontos. Em contrapartida, em alguns casos é possível ganhar a bolsa com uma pontuação próxima ao mínimo exigido.

Veja alguns exemplos das notas de corte dos últimos anos:

Nota de corte acima de 700 pontos:

  • Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR)

 

Nota de corte entre 600 e 700 pontos:

  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
  • Centro Universitário do Pará (CESUPA)
  • Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG)

 

 

Nota de corte até 600 pontos:

  • Universidade de Marília (UNIMAR)

 

Ingresso direto em universidades particulares

Em algumas universidades particulares, apresentar a nota do Enem pode garantir uma vaga no curso de Direito sem precisar fazer o vestibular. Além disso, com uma boa pontuação neste exame é possível ainda ganhar descontos e até parcelamentos facilitados.

Neste caso, não existe um processo único de seleção. Os interessados devem entrar em contato direto com a faculdade de seu interesse.

Conheça algumas universidades credenciadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso e oferecem o curso de Direito:

Todas elas participam do ProUni e do FIES, além de trabalharem com outras iniciativas de bolsas, descontos e financiamento sem burocracia.

Veja também:

As Melhores Faculdades de Direito

 

Já sabe para qual universidade vai tentar uma vaga em Direito usando a nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente