Quanto precisa tirar no Enem pra passar em Educação Física?

Enem — Escrito por

Se você planeja usar a nota do Enem para entrar na faculdade de Educação Física, veio ao lugar certo!

Fizemos uma super pesquisa sobre quanto você precisa tirar no exame para garantir uma vaga nessa graduação que está entre as mais procuradas pelos brasileiros.

E aqui vamos contar tudo!

Confira a seguir qual a pontuação necessária para passar em Educação Física no Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto. Ao final, veja algumas boas opções de faculdade que aceitam a nota do Enem!

Quanto precisa tirar no Enem pra passar em Educação Física no Sisu

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, um processo seletivo que acontece duas vezes ao ano e oferece vagas em universidades públicas. As vagas são apenas para cursos presenciais.

Participar do Sisu é muito simples: basta ter feito o Enem mais recente e não ter zerado na redação. O programa não tem requisitos de renda nem limite de idade. E o melhor: as inscrições são gratuitas e o processo é todo informatizado.

O resultado sai rapidinho!

Mas será que a concorrência é muito alta para quem tenta uma vaga em Educação Física?

Nossas pesquisas mostram que Educação Física não está entre os cursos mais concorridos do Sisu, felizmente. A nota de corte média aqui fica em torno de 640 pontos, podendo variar entre 560 e 760, dependendo da instituição.

Quanto precisa tirar no Enem pra passar em Educação Física no ProUni

O ProUni é o Programa Universidade para Todos, um processo seletivo semestral que distribui bolsas de estudos. Dependendo da renda familiar do candidato, a bolsa pode ser total (cobre 100% da mensalidade) ou parcial (cobre 50% da mensalidade).

Ele também usa a nota do Enem como critério de classificação.

Acontece que aqui é preciso cumprir alguns requisitos a mais: ter feito o Enem mais recente com desempenho de pelo menos 450 pontos, sem ter zerado a redação, além de se enquadrar em um determinado perfil de renda familiar mensal e formação escolar.

As inscrições do ProUni também são gratuitas e abrem logo após sair o resultado do Sisu.

O legal do ProUni é que as vagas são para cursos presenciais e a distância, o que amplia bastante as possibilidades para quem quer estudar Educação Física mas não tem condições de bancar a mensalidade.

A nota de corte média de Educação Física no ProUni fica por volta de 580 pontos, com variação de 460 a 730.

Quanto precisa tirar no Enem pra passar em Educação Física no FIES

Quem não conseguir vaga no Sisu nem no ProUni pode ainda tentar o FIES, que acontece duas vezes ao ano, logo após sair o resultado do ProUni.

Trata-se do Fundo de Financiamento Estudantil, uma iniciativa do governo federal que ajuda a pagar a faculdade por meio de um empréstimo a juros baixos e prazo a perder de vista. Ele vale apenas para cursos presenciais.

Os requisitos para participar do FIES são: ter feito qualquer Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação, e se enquadrar no perfil de renda definido no edital daquele semestre.

No caso de Educação Física, a nota de corte média fica em torno de 530 pontos, variando entre pouco mais de 450 e chegando a 670 pontos.

Quanto precisa tirar no Enem pra passar em Educação Física no Ingresso Direto

O jeito mais descomplicado de entrar no curso de Educação Física usando a nota do Enem é pelo ingresso direto.

Trata-se de uma forma de seleção utilizada principalmente por faculdades privadas que entrega exatamente o que promete: o candidato apresenta a nota do Enem e entra direto, sem precisar fazer prova do vestibular.

O ingresso direto está disponível para cursos de Educação Física presenciais e a distância, de licenciatura e bacharelado, em várias opções de turno e no Brasil todo.

Aqui, não existe uma nota média para passar. Cada faculdade cria suas próprias regras de ingresso, que podem variar a cada semestre. Para saber mais, a gente recomenda entrar em contato diretamente com a instituição do seu interesse.

Não sabe ainda onde pode usar a nota do Enem pra entrar em Educação Física? Confira a seguir!

Onde estudar Educação Física com a nota do Enem

Fizemos uma seleção criteriosa com faculdades de Educação Física que aceitam a nota do Enem.

Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), o que é um sinal de qualidade de ensino e valorização do diploma pelo mercado de trabalho.

Além disso, todas oferecem bolsas, financiamentos e outras facilidades.

Dê uma olhada:

Veja também:

Saiba tudo sobre as regras do ProUni

Já escolheu seu curso de Educação Física e a faculdade onde vai entrar com a nota do Enem? Conte para a gente nos comentários!

Comente