Veja que nota precisa tirar no Enem pra passar em Enfermagem

Enem — Escrito por

Cursos na área da Saúde normalmente são bastante concorridos – e caros.

Felizmente, Enfermagem é uma graduação que, embora bastante procurada, não chega a ser tão difícil de passar quanto Medicina, por exemplo. E as mensalidades são bem mais em conta, o que facilita muito a vida!

E quer saber o melhor? É possível entrar em Enfermagem com a nota do Enem.

Descubra agora qual pontuação poderá garantir a sua vaga!

Como passar em Enfermagem com a nota do Enem

Há mais de uma forma de usar o Enem para cursar Enfermagem no Brasil.

Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens.

Por isso, é fundamental conhecer todas as possibilidades com antecedência, avaliar os prós e contras, escolher algumas faculdades (vamos dar dicas mais adiante) e, quando souber que nota você tirou no Enem, preparar-se para enfrentar a concorrência com muito mais informação.

Falando em resultado do Enem, logo depois que ele é divulgado começa a corrida por uma vaga na faculdade.

O primeiro processo seletivo que usa a nota do exame é o Sisu, que tem vagas pra Enfermagem em mais de cem universidades públicas por todo o país. As grandes vantagens aqui são a gratuidade, a facilidade de inscrição e os critérios de participação: é só ter feito o Enem mais recente, sem ter zerado a redação. A desvantagem é a nota de corte (veremos no próximo tópico).

Assim que saem os resultados do Sisu, abrem inscrições para o ProUni, que distribui bolsas de estudos em faculdades privadas. Aqui, o bom é que as notas de corte dão uma aliviada geral. Por outro lado, é preciso se enquadrar em mais requisitos de participação: apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, sem ter zerado a redação, e se enquadrar no perfil de formação escolar e renda familiar. Com o ProUni dá para conseguir bolsa de 50% ou 100%, dependendo da renda do candidato. O benefício vale por todo o curso e tem vagas para Enfermagem.

Logo depois que sai o resultado do ProUni vem o FIES. Trata-se de um programa de financiamento facilitado, com juros baixos e prazo longo para o pagamento da dívida. Sim, o benefício ajuda a pagar a faculdade, mas depois o recém-formado precisa devolver essa ajuda ao governo. De qualquer forma, pode ser uma boa saída para quem não entrou no Sisu e no ProUni, quer muito estudar Enfermagem, mas o orçamento não permite. Para concorrer ao FIES é preciso se enquadrar em requisitos de renda familiar e desempenho no Enem.

Além desses três programas capitaneados pelo governo federal, temos o ingresso direto. O mais legal desse sistema é que ele é absolutamente sem burocracia. Não tem restrição de renda nem um perfil específico a seguir. Basta apresentar a nota e fazer a matrícula, caso atinja a pontuação necessária. É uma modalidade de ingresso bem comum em faculdades privadas.

Nota do Enem pra passar em Enfermagem no Sisu

A menor nota para garantir uma vaga em Enfermagem no Sisu varia a cada semestre. Além da edição do processo seletivo, a chamada nota de corte varia de acordo com a instituição de ensino, turno e modalidade de concorrência.

O que temos visto ultimamente é que a média para passar em Enfermagem fica por volta de 690 pontos. As notas de corte mais baixas estão em torno de 650 pontos, enquanto as mais altas ultrapassam os 800 pontos.

Portanto, uma pontuação mais segura para conquistar uma vaga ficaria em próxima dos 750 pontos.

Nota do Enem pra passar em Enfermagem no ProUni

Felizmente, no ProUni as notas de corte de Enfermagem baixam bem.

As menores notas para passar estão perto de 530 pontos. As maiores, 720. Se considerarmos a média nacional, 620 pontos são suficientes para conquistar uma vaga.

Nosso conselho é mirar alto e estudar para ter um desempenho mais robusto. Com uma pontuação entre 650 e 700 pontos você entra no curso de Enfermagem pelo ProUni com mais tranquilidade.

Um dado curioso: ultimamente, as notas de corte de Enfermagem para entrar no ProUni têm sido mais baixas no processo seletivo do meio do ano. Fique de antena ligada!

Nota do Enem pra passar em Enfermagem no FIES

Boa notícia para quem quer financiar o curso de Enfermagem pelo FIES.

As notas de corte são ainda mais baixas do que as do ProUni, com média nacional de 555 pontos, variando de pouco mais de 450 a 670.

Nota do Enem pra passar em Enfermagem no Ingresso Direto

No ingresso direto, as regras de participação e notas de corte variam de faculdade para faculdade.

Por isso, não existe uma média nacional. Algumas instituições podem dar um peso maior para a nota de Ciências da Natureza, enquanto outras aceitam a média geral, por exemplo.

Para saber se a sua nota do Enem permite entrar em Enfermagem pelo ingresso direto, a melhor saída é entrar em contato diretamente com a faculdade do seu interesse. Vamos indicar algumas a seguir.

Onde estudar Enfermagem com a nota do Enem

Hoje em dia, várias faculdades (principalmente particulares) permitem entrar em Enfermagem com a nota do Enem.

O importante aqui é prestar bastante atenção à qualidade do curso, para garantir que todo o seu investimento vai ter retorno em forma de valorização do seu diploma no mercado.

Por isso, escolha apenas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). A gente separou algumas para você começar sua pesquisa.

Dê uma olhada:

Veja também:

Saiba tudo sobre as regras do ProUni

Já escolheu seu curso de Enfermagem e a faculdade onde vai entrar com a nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente