Saiba qual a pontuação necessária para ingressar em Engenharia Mecânica pelo Sisu, ProUni, Fies e ingresso direto.

Engenharia Mecânica figura entre os 18 cursos mais procurados no Brasil recentemente, segundo o MEC (Ministério da Educação).

Caso você esteja pensando em fazer um curso na área, saiba que obter uma nota satisfatória no Enem poderá fazer toda a diferença, dependendo da faculdade escolhida, do processo seletivo, do turno, da modalidade e até da cidade onde você pretende estudar.

A grande vantagem é o amplo número de vagas disponibilizadas todos os anos. Assim, caso seu desempenho no Enem não tenha sido tão satisfatório, talvez você ainda encontre uma possibilidade de usar sua pontuação para garantir a sonhada vaga.

A seguir, você irá saber quanto precisa tirar no Enem para garantir uma vaga nos principais processos seletivos do governo federal e no ingresso direto.

Processos seletivos que aceitam a nota do Enem

É possível utilizar a nota do Enem para participar basicamente de quatro processos seletivos com o intuito de ingressar no curso de Engenharia Mecânica. São eles: Sisu, ProUni, Fies e ingresso direto.

Desses processos seletivos, o primeiro distribui vagas em universidades públicas, o segundo concede bolsas em faculdades particulares, o terceiro oferece financiamento estudantil e o último permite o ingresso em faculdades privadas sem precisar prestar vestibular.

Aqui você descobre também qual é a nota necessária para passar em cada um deles.

Nota necessária no Enem para passar em Engenharia Mecânica pelo Sisu

O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC) que foi desenvolvido para facilitar o acesso a vagas em instituições de ensino superior públicas de todo o país.

Esse é, com certeza, o processo seletivo com a concorrência mais alta de todos! Então prepare-se para dar o seu melhor, porque garantir uma vaga pelo Sisu pode não ser um objetivo tão fácil assim.

Se você quiser tentar entrar no curso de Engenharia Mecânica, saiba que precisará de um desempenho médio de 720 pontos. Essa é a nota média que irá garantir vaga em boa parte das instituições participantes.

Está achando a nota alta? Nas universidades mais concorridas, a pontuação pode chegar a ultrapassar os 800 pontos!

Mas se você fizer uma boa pesquisa, pode encontrar faculdades com vagas que exigem uma pontuação bem mais acessível, que gira em torno de 640 a 660 pontos.

O processo seletivo é totalmente gratuito e ocorre duas vezes ao ano. Para participar, basta ter realizado a última edição do Enem e ter tirado nota superior a zero na Redação.

Nota necessária no Enem para passar em Engenharia Mecânica pelo ProUni

O ProUni distribui bolsas de estudos parciais (50%) e integrais em instituições de ensino superior privadas de primeira linha.

Assim como no Sisu, a concorrência aqui também é bastante acirrada. Conseguir uma bolsa pelo ProUni para Engenharia Mecânica vai exigir um desempenho médio de 680 pontos no Enem.

Nas faculdades mais disputadas, as notas variam de 700 a 710 pontos. Por outro lado, onde a concorrência é menor, dá para conseguir vaga com pontuações que giram em torno de 620 a 650 pontos.

Na UNICSUL de São Paulo, campus Anália Franco, Engenharia Mecânica no período matutino teve nota de corte 624.

Pode se inscrever no ProUni quem fez o Enem mais recente e atingiu pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas, sem ter zerado a Redação.

Porém, também é preciso cumprir alguns requisitos socioeconômicos determinados pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo limites de renda bruta familiar mensal.

O processo seletivo abre inscrições duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre.

Nota necessária no Enem para passar em Engenharia Mecânica pelo Fies

Através do Fies, o estudante de Engenharia Mecânica consegue financiar seus estudos a juros muito baixos e começa a pagar apenas depois de formado. E mais: ele tem um prazo muito longo para isso.

Assim como no Sisu e no ProUni, os candidatos são selecionados através do Enem, ou seja, quem tiver o melhor desempenho recebe o benefício. Porém, conseguir uma vaga no Fies é um pouco mais tranquilo que nos outros processos seletivos.

A nota média para conseguir um financiamento pelo Fies gira em torno de 580 pontos.

Também é possível encontrar vagas que possuem uma pontuação relativamente próxima ao mínimo exigido para se inscrever (450 pontos, sem zerar a Redação). Na Pitágoras de Belo Horizonte, unidade Venda Nova, turno da manhã, a nota de corte foi 532.

Nas instituições mais concorridas, o valor para conseguir o financiamento pode ficar entre 690 e 710 pontos.

Para participar do processo seletivo, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010. Também é necessário atender os limites de renda familiar estipulados pelo programa.

O programa abre inscrições duas vezes ao ano, também no primeiro e no segundo semestre, assim que o ProUni é encerrado.

Nota necessária no Enem para passar em Engenharia Mecânica pelo ingresso direto

O ingresso direto é, atualmente, o método mais simples e sem burocracia de entrada para o curso superior que você mais deseja.

As notas de corte são bem mais baixas do que nos processos seletivos do governo federal e você estará livre do vestibular!

Uma vez tendo atingido a pontuação mínima exigida para o curso escolhido, basta o estudante apresentar seus resultados individuais do exame e a documentação solicitada pela instituição para efetuar a matrícula.

As pontuações mínimas variam de acordo com a faculdade. Entre em contato com a instituição de seu interesse para saber qual a pontuação exigida para conseguir ingressar no curso de Engenharia Mecânica.

O melhor de tudo é que, dependendo da faculdade que você escolher, se for ingressar usando a nota do Enem, ainda por cima dá para conseguir uma bolsa de estudos de até 100%!

Onde estudar Engenharia Mecânica com a nota do Enem

O curso de Engenharia Mecânica tem uma duração média de cinco anos e o aluno tem a possibilidade de cursá-lo na modalidade presencial ou a distância.

Com tantas instituições de ensino superior oferecendo o curso no Brasil, o mais importante é estar atento se as faculdades de seu interesse são reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação). Só assim o seu diploma terá validade no mercado de trabalho.

Não deixe também de levar em conta uma infraestrutura adequada para a oferta de um bom curso, além de unidades ou polos de apoio próximos a você.

Confira a lista que fizemos com algumas sugestões de faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que, além de participarem do ProUni e do Fies, ainda aceitam a nota do Enem para ingresso direto.

Todas elas ainda oferecem diversos benefícios financeiros ao aluno, como bolsas de estudos, descontos na mensalidade e financiamentos sem burocracia.

Confira:

 Veja também:

Melhores Faculdades de Engenharia Mecânica

Por qual processo seletivo você vai tentar ingressar em Engenharia Mecânica? Conte para a gente aqui nos comentários!