Quanto preciso tirar no Enem pra passar em Gestão Comercial

Enem — Escrito por

Em apenas 2 anos você consegue o seu diploma no curso de Gestão Comercial! Veja que nota precisa tirar no Enem e quais são as formas de ingresso disponíveis.

As empresas precisam cada vez mais de profissionais especializados em gestão. Para quem gosta da área comercial, esse curso é uma ótima oportunidade, pois você consegue seu diploma em apenas 2 anos! 

A graduação em Gestão Comercial é um curso superior que confere ao aluno o título de tecnólogo. Apesar da curta duração, as matérias são bastante específicas e voltadas para o mercado de trabalho.

Interessante, não é mesmo? Para começar a estudar Gestão Comercial, você tem várias opções de ingresso em faculdades, e a sua nota do Enem pode determinar onde você vai estudar. Quer saber mais? Leia o artigo!

Sisu: que nota preciso tirar no Enem pra passar em Gestão Comercial?

Universidades públicas oferecem vagas no curso de Gestão Comercial por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Da mesma forma que os cursos de maior duração, o candidato escolhe entre as universidades disponíveis aquela que gostaria de estudar e utiliza sua pontuação do Enem para garantir a vaga.

A nota mínima para participar do processo seletivo é de 450 pontos e nota maior que zero na redação, porém, como veremos a seguir, a nota de corte mínima para Gestão Comercial é de 566.24 pontos.

As notas de corte não são fixas, elas mudam a cada ano e são divulgadas sempre depois do final do ano, por isso quem quer garantir uma vaga na faculdade pode se basear nas pontuações anteriores, como estas de 2018: 

  • Nota de corte média: 616.36
  • Maior nota: 721.39
  • Menor nota: 566.24

Se você não encontrar nenhuma universidade perto da sua cidade onde você possa entrar pelo Sisu, não desanime, pois existem outras opções de ingresso – e você pode até garantir uma bolsa de estudo. Confira!

ProUni: que nota preciso tirar no Enem pra passar em Gestão Comercial?

Concorrer a uma vaga pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma oportunidade que milhares de estudantes brasileiros buscam, considerando que o candidato vai estudar em universidades privadas e com as mensalidades subsidiadas pelo governo federal.

As notas de corte são um pouco mais baixas que as do Sisu dependendo do curso e da concorrência, mas mesmo assim há uma pontuação mínima para poder participar desse processo seletivo: 450 pontos e nota acima de zero na redação. Em geral, as notas de corte do ProUni para Gestão Comercial são:

  • Nota de corte média: 550.49
  • Maior nota: 680.38
  • Menor nota: 454.68

Existem alguns critérios de renda para que a vaga seja sua. A renda familiar máxima para conseguir 50% de bolsa é de 3 salários mínimos per capita, enquanto para conseguir 100%, a renda familiar máxima não pode ultrapassar 1,5 salários mínimos per capita.

O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) oferece o curso de Gestão Comercial a distância em diversos polos. Com 454.68 pontos você pode estudar com uma bolsa do ProUni em Passo Fundo (RS); com 463.48, em Joinville (SC); e com 474.82, em Porto Alegre (RS).

Em São Paulo, há opções na capital e em cidades do interior, todos também a distância. É preciso 496.38 pontos para garantir uma vaga na capital, na unidade de Belenzinho; 465.42, no polo de Campinas; 484.18, em Presidente Prudente; e 495.14, em Indaiatuba.

Opções de cursos reconhecidos pelo MEC e excelentes faculdades não faltam!

FIES: que nota preciso tirar no Enem pra passar em Gestão Comercial?

Aqueles que não podem sair da sua cidade, que não encontraram nenhuma faculdade pública ou privada que ofereça bolsas, como apresentamos anteriormente, ainda têm mais uma opção para começar os seus estudos: o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Pelo FIES, a taxa de juros é mais baixa que a do mercado, podendo chegar a zero dependendo da sua renda familiar. Além disso, as mensalidades são pagas de forma parcelada, apenas ao final do curso.

A renda familiar máxima é de 3 salários mínimos. O novo FIES, conhecido como FIES 2 e 3, aceita uma renda familiar de até 5 salários per capita. Leia atentamente o edital do processo seletivo e veja em qual você se encaixa.

Antes de mais nada, garanta 450 pontos nas questões objetivas do Enem e nem pense em zerar na redação! 

As notas de corte do último ano para o FIES foram:

  • Nota de corte média: 516.16
  • Maior nota: 603.00
  • Menor nota: 455.00

A Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) oferece vagas pelo FIES para o curso de Gestão Comercial na modalidade presencial, no período noturno, na cidade de São Paulo. É preciso atingir 503 pontos no Enem para passar. Será que você consegue entrar este ano?

Ingresso direto: que nota preciso tirar no Enem pra passar em Gestão Comercial?

Mesmo que muitas faculdades privadas tenham os seus próprios vestibulares, a nota do Enem pode te ajudar muito a entrar, de forma direta, em algumas delas.

O mínimo de pontos exigidos são 300 e redação acima de zero. Com uma melhor pontuação, você ainda pode garantir uma bolsa parcial da própria instituição!

Pesquise bem em sua região, ligue, vá pessoalmente, negocie descontos. Com certeza você encontrará cursos que cabem no seu bolso!

Quer uma ajudinha? Veja algumas instituições que selecionamos para você cursar Gestão Comercial presencial ou a distância: 

Todas elas são reconhecidas pelo MEC e aceitam a nota do Enem para ingresso direto. Além, é claro, de oferecerem excelentes bolsas de estudo para os candidatos que se destacaram com as maiores notas.

Lembrando também que, para o ingresso direto e o FIES, as notas não precisam ser da última edição do Enem, são válidas as pontuações dos exames prestados a partir de 2010. 

Assim fica fácil, não é mesmo?

Veja também:

Veja tudo sobre Gestão Comercial EAD e conheça as faculdades

Conheça tudo sobre o curso de Gestão Comercial

Já tem a pontuação que precisa para passar em Gestão Comercial? Comente aqui embaixo e diga por que escolheu essa profissão!

Comente