Quanto preciso tirar no Enem pra passar em Gestão Financeira?

Enem — Escrito por

Veja se com a sua nota no Enem dá para passar em Gestão Financeira. Conheça também as opções de ingresso e as modalidades de ensino para esse curso.

Os cursos superiores em gestão têm sido bastante procurados por sua curta duração. Em apenas dois anos, o aluno sai com o seu diploma, apto para trabalhar no setor financeiro de empresas de todos os portes.

O curso de Gestão Financeira, em cerca de 2 anos, prepara o aluno para controlar gastos, lucros e tudo que envolve a saúde financeira de uma instituição, aplicando seus recursos de maneira rentável e sustentável.

Você se interessa pela área? Gostaria de trabalhar no setor financeiro de uma grande empresa. Pois saiba que seu sonho pode estar mais perto do que você imagina!

Que tal se preparar para começar sua nova formação agora mesmo? Neste artigo, vamos comentar sobre os diferentes processos seletivos disponíveis hoje e mostraremos a nota você precisa alcançar no Enem para passar em Gestão Financeira!

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Gestão Financeira pelo Sisu?

Apesar de poucas universidades públicas oferecerem cursos superiores de curta duração, essa realidade está começando a mudar. 

A necessidade de profissionais capacitados e com conhecimentos específicos tem aumentado e aquecido a oferta de cursos de gestão .

Apenas uma instituição oferece vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em ampla concorrência: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Localizado na cidade de Formiga, a última nota de corte para o curso foi de 617 pontos.

Para o sistema de cotas e políticas afirmativas, há vagas em até 9 universidades, com notas de corte entre 451 e 615 pontos — lembrando que para concorrer a qualquer vaga pelo Sisu é preciso alcançar no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação.

Quer uma notícia boa para te animar? Existem outros processos seletivos com muitas vantagens que oferecem o curso de Gestão Financeira em diversas faculdades privadas. Descubra quais são eles agora mesmo!

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Gestão Financeira pelo ProUni?

Pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) é possível conseguir uma bolsa de estudos parcial (50%) ou integral para estudar em uma instituição particular.

Esse programa do governo federal inclui 429 cursos (presenciais e a distância) oferecidos em todo país.

As notas de corte do último ano foram para o curso de Gestão Financeira foram:

  • Nota de corte média: 559 pontos
  • Maior nota de corte: 659 pontos
  • Menor nota de corte: 465 pontos

A inscrição no ProUni é feita no site do programa e exige que o candidato comprove uma renda máxima familiar de 3 salários mínimos per capita para concorrer a uma bolsa parcial.

Para concorrer a uma bolsa de 100% é necessário a comprovação de renda máxima de 2,5 salários mínimos per capita.

Maiores detalhes sobre a documentação necessária e validações podem ser encontrados no edital do ProUni, assim como as faculdades que aderiram ao programa, como é o caso do Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) que oferece vagas em Gestão Financeira na modalidade a distância. 

Em São Paulo, quem é da capital e da cidade de Campinas tem mais de um polo disponível, e a nota de corte para entrar em Gestão Financeira varia entre 466 e 515 pontos. 

Outras cidades do interior, como Bauru, tiveram uma nota de corte média de 487 pontos para o ProUni. Em Jundiaí, a nota foi de 494 pontos e Indaiatuba, 514 pontos.

No estado de Santa Catarina, a Anhanguera tem polo na cidade de Joinville, com nota de corte média de 502 pontos.

O ProUni também subsidia bolsas em cursos presenciais em outras universidades. Para saber se a faculdade de seu interesse participa do programa é preciso pesquisar no site da instituição ou entrar em contato por telefone — o site do ProUni não oferece esse tipo de informação.

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Gestão Financeira pelo FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma opção para quem quer se qualificar e pode se programar para pagar seus estudos após a formatura.

A nota mínima exigida pelo FIES é de 450 pontos, além de nota acima de zero na redação. O programa também exige a comprovação de renda máxima familiar de 2,5 salários mínimos per capita.

No último ano, as notas de corte do curso de Gestão Financeira em ampla concorrência foram:

  • Nota de corte média: 518 pontos
  • Maior nota de corte: 623 pontos
  • Menor nota de corte: 451 pontos

Com o passar dos anos, o FIES vem se modificando e os cursos superiores para tecnólogos entraram em sua lista. Uma ótima notícia para quem deseja cursar Gestão Financeira!

Em São Paulo, você pode conseguir o benefício do FIES com 473 pontos e estudar na Cruzeiro do Sul Educacional (presencial), no período noturno. 

Também no período noturno, a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) oferece vagas para graduação presencial em Gestão Financeira. A nota de corte para o curso no FIES foi de 526 pontos no último ano.

Belo Horizonte tem a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS), com vagas na Sede Guadalajaras, no período noturno. Sua nota de corte gira em torno de 516 pontos.

Que nota preciso tirar no Enem pra passar direto em Gestão Financeira?

Os programas do governo federal são concorridos e os vestibulares de universidades públicas também. 

Caso você não consiga garantir sua vaga no ensino superior por meio deles, não desanime! Muitas instituições privadas oferecem a opção do ingresso direto.

O ingresso direto permite que o candidato ingresse no ensino superior sem a necessidade de prestar um vestibular. A nota mínima exigida para você passar é de cerca 300 pontos no Enem e redação acima de zero — as notas de corte podem variar de acordo com o curso.

Se você atingir a nota mínima exigida pela instituição, basta levar seu Boletim de Desempenho no Enem e os demais documentos exigidos para a realização da matrícula. 

No caso do ingresso direto, todo o processo seletivo acontece diretamente nas faculdades. Algumas instituições não usam a nota do Enem em seu processo de seleção, mas ela pode ajudar na negociação — e muito!

Entre no site da instituição de seu interesse e busque por mais informações. Com uma boa pontuação, você ainda pode conseguir uma bolsa de estudo ou um desconto que certamente farão a diferença em suas despesas no final do mês! 

Afinal, um bom gestor financeiro precisa começar controlando as suas próprias finanças e sabendo negociar os melhores valores para pagar em sua graduação.

Mas lembre-se: busque faculdades com cursos reconhecidos pelo MEC, para que você não perca tempo e nem dinheiro — apenas instituições validadas pelo MEC podem emitir diplomas reconhecidos no mercado de trabalho.

Para te ajudar nessa busca, selecionamos algumas faculdades que oferecem o curso de Gestão Financeira nas modalidades presencial e a distância, e claro, são reconhecidos pelo MEC:

Veja também: 

Conheça o curso de Gestão Financeira EAD e veja onde estudar

Veja o que se estuda em Gestão Financeira

E agora, como pretende usar seus pontos do Enem para passar em Gestão Financeira? Em qual processo seletivo tentará uma vaga?

Comente