Veja que nota precisa tirar no Enem pra passar em Jornalismo

Enem — Escrito por

Quer estudar Jornalismo com a nota do Enem? Então veja quanto você precisa tirar para conseguir uma vaga nesse curso!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para os estudantes que desejam ingressar no curso superior. 

Com a nota desse exame é possível participar de diversos processos seletivos, por isso ele se tornou o principal desafio para quem está terminando ou já concluiu o ensino médio.

Se você sonha em fazer Jornalismo e quer entrar na faculdade por meio da nota do Enem, poderá tentar uma vaga pelos processos seletivos do Governo Federal (Sisu, ProUni e Fies). É bom lembrar, no entanto, que cada processo possui a sua nota média para aprovar os candidatos. 

Que nota é preciso tirar no Enem para passar em Jornalismo

Veja agora qual nota você precisa tirar no Enem para passar em Jornalismo pelos programas Sisu, ProUni e Fies. Confira: 

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a primeira seleção após o Enem. Com ele é possível ingressar em universidades públicas de todo o país, por isso costuma ser um processo seletivo muito concorrido. 

A nota média para entrar em uma faculdade de Jornalismo pelo Sisu é de 750 pontos, mas pode ser alterada de acordo com a edição do processo seletivo. 

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre inscrições logo após o Sisu, dispondo de bolsas parciais e integrais em faculdades privadas. 

Para se candidatar a alguma bolsa é necessário ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das provas do Enem, além de não ter zerado a redação. 

No ProUni também é necessário comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer à bolsa integral (100%), e de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%). 

A média para entrar em uma faculdade de Jornalismo pelo ProUni é de 600 pontos. 

Fies 

A nota para ingressar em uma faculdade de Jornalismo pelo Fies costuma ser mais baixa. 

O Financiamento Estudantil (Fies) é uma boa opção para aqueles estudantes que não conseguiram entrar em uma universidade pública ou contar com uma bolsa de estudo.

Para se candidatar ao Fies também é necessário cumprir alguns requisitos de renda, e, logo após a formação, o estudante terá de iniciar o pagamento do seu financiamento.

A média para entrar em uma faculdade de Jornalismo pelo Fies é de 600 pontos. 

Outra forma de ingressar em uma faculdade de Jornalismo

Infelizmente os programas do Governo Federal costumam ser bem burocráticos, além de terem notas um pouco altas para esse curso, mas não desanime! 

Existem faculdades particulares, reconhecidas pelo MEC, que dispõem do ingresso direto, no qual o estudante não precisa realizar outro vestibular e participa do processo seletivo por meio da nota do Enem. 

No ingresso direto as notas são bem baixas e o resultado da seleção é dado em até 48 horas após a inscrição pelo site da instituição. 

Além desses benefícios, as faculdades que oferecem esse tipo de processo seletivo costumam proporcionar, também, bolsas, descontos e financiamentos próprios, sem burocracia, com total facilidade. 

Já que estamos aqui para te ajudar, separamos algumas faculdades que oferecem o curso de Jornalismo e também possuem o ingresso direto. Confira: 

Veja mais:

Melhores faculdades do Brasil 

Descubra como funciona uma faculdade a distância 

Já sabe onde vai estudar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente