Descubra que nota precisa tirar no Enem pra passar em Letras

Enem — Escrito por

Você já deve saber que existem vários tipos de curso de Letras. Além do grau de formação (bacharelado ou licenciatura), há diferentes habilitações, como Português, Espanhol, Alemão, Libras, Tradução, etc.

Mas será que essa diferença toda se repete na hora de entrar no curso? A nota que precisa tirar no Enem é muito diferente entre os variados cursos de Letras?

Fique aqui com a gente que vamos tirar essa dúvida e ainda contar qual pontuação no Enem pode garantir uma vaga em Letras!

Como passar em Letras com a nota do Enem

Antes de saber a pontuação necessária para passar, é legal conhecer todas as possibilidades de usar o Enem para entrar em Letras.

Aqui, mapeamos as quatro principais para você ter um panorama geral e decidir qual processo seletivo tem mais a ver com a sua realidade:

  1. Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Usa a nota do Enem para classificar candidatos a vaga em instituições públicas. Para participar, basta não ter zerado na redação. Vale apenas para cursos presenciais nas universidades participantes (são pouco mais de cem) e só aceita o Enem mais recente. Tem duas edições por ano e é o único processo seletivo do governo federal que não tem restrições de renda familiar.

  1. Programa Universidade para Todos (ProUni)

Usa a nota do Enem para classificar candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares. Para participar é preciso atender a requisitos de renda familiar, formação escolar e nota do Enem. Vale para cursos presenciais e a distância nas universidades participantes e só aceita o Enem mais recente. Tem duas edições por ano e acontece logo após o Sisu.

  1. Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

Usa a nota do Enem para classificar candidatos a um financiamento estudantil com juros baixos. Para participar é preciso atender a requisitos de renda familiar e desempenho no Enem. Vale apenas para cursos presenciais em universidades privadas participantes e aceita a nota de qualquer edição do Enem a partir de 2010. Tem duas edições por ano e acontece logo após o ProUni.

  1. Ingresso Direto

É, de longe, o jeito mais descomplicado de entrar na faculdade de Letras com a nota do Enem. Basta apresentar o boletim e, caso atinja a pontuação solicitada, fazer a matrícula. Vale para cursos presenciais e a distância e acontece o ano todo.

Nota do Enem pra passar em Letras no Sisu

O Sisu não tem nota mínima para participar, mas em nossas pesquisas vimos que dificilmente dá para entrar em Letras com menos de 620 pontos. Esse é o desempenho necessário para entrar em cursos com menos oferta de vagas, como Letras Japonês, por exemplo.

Na verdade, a situação que se aplica à maioria dos cursos do Sisu – o processo seletivo mais concorrido de todos, com as maiores notas de corte.

Para passar em Letras no Sisu, então, é legal ter por volta de 700 pontos.

Nota do Enem pra passar em Letras no ProUni

No ProUni, a situação alivia bastante. Dependendo da faculdade, do turno, da modalidade de ensino (presencial ou EAD) e da habilitação, dá para entrar em Letras com pouco mais do que a pontuação mínima, que é de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

As maiores notas de corte de Letras no ProUni ficam por volta de 700 pontos.

Nota do Enem pra passar em Letras no FIES

O FIES tem notas de corte bem variadas para o curso de Letras, o que está diretamente ligado à oferta e procura.

Em nossas pesquisas, encontramos as mais baixas por volta de 500 pontos e as mais altas um pouco inferiores a 700 pontos.

Nota do Enem pra passar em Letras no Ingresso Direto

O ingresso direto é uma forma descomplicada de processo seletivo, adotada principalmente por faculdades particulares.

Geralmente oferecido durante todo o ano, tem regras que variam de instituição para instituição. Algumas pedem nota mínima na prova de Linguagens e de Redação, outras avaliam a pontuação geral.

Aqui, o ideal mesmo é entrar em contato com a faculdade para saber mais.

Onde estudar Letras com a nota do Enem

Quem fez o Enem já sabe que a nota do exame pode garantir uma vaga na faculdade sem ter que enfrentar o perrengue de passar por um vestibular.

Independentemente de sua nota, é importante verificar se a faculdade de Letras que você escolheu é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). É isso que vai garantir a validade do seu diploma em todo o Brasil. É também o que vai turbinar seu currículo, seja para atuar como professor de idiomas, revisor de texto, editor, pesquisador, tradutor ou para seguir seus estudos em uma pós-graduação.

A gente separou algumas boas faculdades de Letras que oferecem diferentes modalidades de ensino, graus de formação e habilitação. Todas elas aceitam a nota do Enem e contam com programas de bolsas e facilidades de pagamento.

Dê uma olhada:

Veja também:

Saiba tudo sobre as regras do ProUni

Já escolheu seu curso de Letras e a faculdade onde vai entrar com a nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente