Saiba que nota precisa tirar no Enem pra passar em Logística

Enem — Escrito por

A sua nota do Enem é a porta de entrada para a faculdade de Logística! Conheça agora as formas de ingresso e quanto precisa tirar no exame para passar.

O profissional de Logística tem ganhado bastante espaço no mercado de trabalho, pois as empresas precisam cada vez mais de pessoas aptas a otimizar os seus processos.

Tudo o que é relacionado ao transporte e à armazenagem faz parte da rotina da área de Logística, que tem por objetivo diminuir custos e aumentar a produtividade do setor industrial. 

O curso tem duração entre 2 e 3 anos e é considerado um curso superior tecnológico, já que tem um aspecto mais profissionalizante.

Para garantir uma vaga em Logística, você tem várias opções de ingresso que aceitam a nota do Enem. Então, quer quanto você precisa tirar no Enem para passar em Logística? Isso é o que você vai descobrir com este artigo!

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Logística pelo Sisu?

Apenas 13 universidades públicas oferecem o curso de Logística pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Por essa razão, as notas de corte são mais altas e as vagas mais disputadas. 

Em 2018, foram essas as pontuações:

  • Nota de corte média: 625.10
  • Maior nota: 747.03
  • Menor nota: 583.36

Para participar desse processo seletivo, é preciso alcançar, no mínimo, 450 pontos nas questões objetivas e ter nota na redação acima de zero.

Não é necessário comprovar renda para as vagas em ampla concorrência, e a pontuação precisa ser da última edição do Enem.

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Logística pelo ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é aceito como modalidade de ingresso em 572 cursos de Logística em todo o país. Isso certamente facilita o ingresso e dá oportunidade aos candidatos com menor renda de realizarem um curso superior. As notas de corte são menores que as do Sisu:

  • Nota de corte média: 557.01
  • Maior nota: 661.46
  • Menor nota: 453.64

Além disso, o ProUni também exige nota mínima de 450 pontos e redação acima de zero e a pontuação válida para a seleção é a da última edição do Enem.

No entanto, não é só a pontuação que conta como requisito: a renda familiar máxima per capita não pode ultrapassar 3 salários mínimos. As bolsas de estudo oferecidas pelo programa variam entre 50% e 100% dependendo da renda comprovada.

O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) oferece bolsas pelo ProUni para o curso de Logística. Na modalidade presencial, a última nota de corte foi de 498.66 no curso noturno em Indaiatuba (SP).

Na modalidade a distância, o polo de Taboão da Serra (SP) concedeu vagas pelo programa com 476.96 pontos; o de Itapecerica da Serra (SP), com 478.38; o de Itatiba (SP), com 501.94; e o de Valinhos (SP), com 502.14.

Para quem não é do estado de São Paulo, a Anhanguera oferece o curso em muitas cidades do país, é só pesquisar!

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Logística pelo FIES?

Para conseguir uma vaga na faculdade com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), você precisará atingir uma pontuação bem semelhante ao ProUni. As notas de corte são:

  • Nota de corte média: 512.21
  • Maior nota: 602.00
  • Menor nota: 450.00

O FIES é um financiamento concedido pelo governo federal, dessa forma o aluno paga pelos seus estudos apenas ao terminar o curso.

Além disso, o valor do curso é parcelado com juros mais baixos que os do mercado. Esses juros são determinados pela renda familiar, que não pode ultrapassar 2,5 salários mínimos por integrante.

A pontuação mínima aceita pelo FIES é 450 pontos e nota maior que zero na redação, sendo que a nota do Enem não precisa ser da última edição, valendo as notas desde 2010.

Ao todo, 208 cursos disponibilizam vagas pelo FIES. A Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) tem opções de cursos presenciais, no período da manhã, em dois campus em Belo Horizonte. Na unidade Barreiro e na unidade Venda Nova, a nota de corte do último ano foi de 513 pontos para ambas.

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Logística e entrar direto em uma faculdade privada?

As notas para ingresso direto dependem dos critérios de cada instituição. Normalmente, o mínimo de pontos exigido é 300, sem zerar na redação.

Em algumas instituições, a nota do Enem pode ser somada à pontuação do processo seletivo interno ou até mesmo substituir os vestibulares tradicionais.

O que é mais interessante é que, além das facilidades de ingresso, as melhores notas no Enem também podem garantir bolsas de estudo parciais.

A facilidade é bem maior, e você pode ter a oportunidade de entrar em diferentes datas, sem precisar aguardar os editais ou ter que comprovar renda.

Além disso, os cursos a distância são uma ótima opção para quem não pode se deslocar até a faculdade e quer fazer um curso superior reconhecido pelo MEC.

Para saber mais, busque informações no site das faculdades e vá até o polo mais próximo! Quem sabe você consegue um bom desconto e garante sua vaga para o próximo semestre!

Quais faculdades aceitam a nota do Enem para ingresso direto?

Se você pesquisar, encontrará muitas faculdades privadas que aceitam a nota do Enem para ingresso direto. Porém, verifique sempre se os cursos são reconhecidos pelo MEC.

Para facilitar a sua busca, temos algumas sugestões de excelentes faculdades:

Confira as vantagens de cada uma delas e veja as opções de cursos presenciais e a distância. Elas também oferecem bolsas de estudo para as melhores notas em seus processos seletivos. Há chances de a sua nota estar entre as primeiras?

Veja também:

Logística a Distância

Descubra tudo sobre o curso tecnólogo em Logística

Você procura um curso rápido e que prepare você para o mercado de trabalho? Então, Logística é a escolha certa! Comente qual a sua pontuação no último Enem e se você consegue sua vaga no curso usando a sua nota.

Comente