Comece a fazer seus cálculos para saber que nota precisa tirar no Enem para passar em Matemática!

A Matemática é muito importante em nosso dia a dia. Para alguns, uma matéria temida nos anos escolares, para outros, uma paixão que segue para a futura vida acadêmica!

Não apenas nas contas simples do supermercado, na divisão do lanche escolar, na soma dos pratos à mesa, entre tantas outras situações cotidianas, a Matemática é fundamental em praticamente tudo e, principalmente, nas novas profissões que surgem.

Ela tem influência direta em quase todas as ciências, portanto, além de ser professor, você poderá trabalhar em grandes indústrias que desenvolvem seus trabalhos por meio de cálculos mais complexos que só um matemático pode oferecer.

O curso de Matemática é ofertado nos graus acadêmicos licenciatura e bacharelado e a sua duração média é de 4 anos, tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Já que você certamente deve gostar de números, vai ser fácil fazer as contas da nota que você precisa tirar no Enem para passar em Matemática! Leia o artigo até o final para descobrir as modalidades de ingresso e a pontuação que você precisa alcançar no Enem.

Quais as opções de ingresso em Matemática com a nota do Enem?

Existem quatro formas de ingresso no curso de Matemática que aceitam a nota do Enem. Você pode optar por concorrer a vagas em universidades públicas candidatando-se a programas do governo ou pode prestar o vestibular direto em universidades privadas. 

Vejamos a pontuação mínima que você precisa tirar no Enem para poder concorrer em cada um desses processos seletivos:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): 450 pontos e nota maior que zero na redação.
  • Programa Universidade para Todos (ProUni): 450 pontos e nota maior que zero na redação.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): 450 pontos e nota maior que zero na redação.
  • Ingresso direto: 300 pontos e nota maior que zero na redação.

Abaixo, discutiremos detalhadamente sobre cada tipo de processo seletivo e as suas notas de corte do último Enem (2018).

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Matemática pelo Sisu? 

O Sisu é o sistema pelo qual as universidades públicas oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Nessa modalidade de ingresso, a concorrência é maior e, consequentemente, a nota de corte também.

Para pleitear uma vaga no curso de Matemática, o candidato, em 2018, precisou ter feito a última prova do Enem e ter alcançado as seguintes pontuações:

  • Nota de corte média: 618.05
  • Maior nota: 785.94
  • Menor nota: 515.26

São 238 cursos em todo o Brasil, e, para ampla concorrência, não é preciso comprovação de renda, como é solicitado no caso de cotas e nos programas do governo que veremos a seguir.

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Matemática pelo ProUni? 

O ProUni é um programa do governo que subsidia bolsas de estudo integrais e parciais de candidatos de baixa renda.

Para concorrer às vagas nas 367 instituições que oferecem o curso de Matemática, a renda familiar do candidato não pode ultrapassar 3 salários mínimos por integrante. 

As notas de corte de 2018 foram:

  • Nota de corte média: 587.17
  • Maior nota: 759.46
  • Menor nota: 458.10

Em São Paulo e cidades próximas da capital, há diversas opções para quem quer cursar Matemática a distância pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Na cidade de Santos, a última nota de corte do ProUni foi de 476.64 pontos, em Osasco, 507.18 e, em Campinas, 531.94. 

Parece que os números estão do seu lado! Dá para passar em Matemática com a sua nota do Enem e ainda conseguir uma bolsa?

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Matemática pelo FIES? 

O FIES é uma modalidade de financiamento oferecida pelo governo federal. Nesse caso, os estudantes pagam as mensalidades parceladas apenas após o término do curso, e os juros do FIES podem chegar a zero.

O candidato precisa comprovar renda familiar, a qual não pode ultrapassar 2,5 salários mínimos per capita.

As notas de corte para conseguir uma vaga pelo FIES em 2018 foram:

  • Nota de corte média: 537.67
  • Maior nota: 686.00
  • Menor nota: 452.00

Se essa é a sua primeira graduação e você quer ter a experiência de estudar em uma boa faculdade e compartilhar suas dúvidas e aprendizados com os colegas, uma excelente escolha é o curso presencial da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), com vagas no período noturno, em São Paulo. 

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Matemática por ingresso direto? 

Essa opção é para aqueles que querem estudar em uma universidade privada próxima de suas casas, seus trabalhos ou até mesmo em cidades vizinhas. 

Cada faculdade tem o seu processo seletivo interno, e as vagas são preenchidas conforme a pontuação do candidato no vestibular da instituição ou de acordo com a nota do Enem.

Para garantir uma vaga em universidades privadas usando a nota do Enem, você precisa atingir, no mínimo, 300 pontos nas questões objetivas e não pode zerar na redação.

No entanto, a pontuação aceita pelas faculdades pode variar de acordo com a instituição, o curso, a modalidade que você escolher (presencial ou a distância) e a disponibilidade de vagas.

Mas tudo pode melhorar, não é mesmo? Quem não quer descontos e um alívio nas contas no final do mês?

Uma boa pontuação no Enem pode garantir descontos e bolsas parciais da própria instituição! 

Onde estudar Matemática com a nota do Enem?

Confira algumas sugestões de instituições reconhecidas pelo MEC onde você poderá estudar Matemática.

Todas aceitam tanto os programas do governo como forma de ingresso quanto a nota do Enem para você entrar sem precisar prestar o vestibular tradicional – e você ainda pode garantir uma bolsa de estudos:

Agora você não tem mais desculpas e nem motivos para adiar sua matrícula para o próximo ano! Com certeza você encontrou um curso de Matemática bem pertinho e acessível!

Veja também:

Conheça 8 cursos para quem gosta de matemática

Saiba tudo sobre licenciatura em Matemática

E aí? Já calculou tudo que precisa para tirar uma boa nota no Enem e passar em Matemática? Comente quais são as suas expectativas e quais os seus pontos na última prova!