Saiba quanto precisa tirar no Enem pra passar em Veterinária

Enem — Escrito por

Descubra como entrar no curso de Medicina Veterinária utilizando a nota do Enem, e saiba qual a pontuação necessária para isso.

Quem pensa em cursar Medicina Veterinária deve ficar bem atento ao seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso porque a prova vem sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

Preparando-se bem para o Enem, o candidato evita ter que estudar para tantos vestibulares, com conteúdos, muitas vezes, tão diferentes. Mas lembre-se: é preciso muita dedicação para se obter uma boa pontuação no exame.

Se você quer saber quantos pontos é preciso tirar no Enem para garantir uma vaga em Veterinária, fique atento ao conteúdo a seguir.

Como utilizar o Enem para entrar em Veterinária

Em primeiro lugar, você deve saber que é possível utilizar a nota do Enem em três programas educacionais do governo: o Sisu, ProUni e Fies. Todos eles podem te ajudar a ingressar no curso de Medicina Veterinária. Saiba como:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Seleciona estudantes para preencherem vagas em universidades públicas. Para participar do processo seletivo, é preciso ter realizado o último Enem e não ter zerado a redação.

Programa Universidade para Todos (ProUni)

Concede bolsas integrais ou parciais (50%) para estudantes de baixa renda estudarem em faculdades privadas.

Para participar da seleção, o candidato precisa ter feito o último Enem, com uma pontuação mínima de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação, além de atender aos critérios de renda familiar e formação estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Programa de crédito universitário do governo federal com juros abaixo da média do mercado.

Para concorrer, o candidato precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com uma pontuação mínima de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação, além de se encaixar em determinados critérios de renda.

Muitas universidades particulares também vêm adotando o chamado “ingresso direto”. Nesse caso, basta o aluno apresentar o boletim do Enem para realizar a inscrição no curso desejado, sem precisar fazer o vestibular tradicional.

O processo é simples e, na maioria das vezes, gratuito. Informe-se na instituição de seu interesse.

Nota para entrar em Medicina Veterinária pelo Sisu

Nas últimas edições, a nota de corte mais baixa para entrar no curso tem ficado em torno dos 655 pontos. Já as mais altas se aproximam dos 801 pontos.

A média para entrar em Medicina Veterinária nas instituições públicas brasileiras é de 704 pontos.

Vale lembrar que, quando falamos em nota de corte, estamos nos referindo à menor nota necessária para entrar em um curso.

Ou seja, se dizemos que a nota de corte da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, por exemplo, foi de 680 pontos, significa que o último candidato a conseguir vaga tirou essa nota.

Nota para entrar em Medicina Veterinária pelo ProUni

Para conseguir uma bolsa parcial ou integral, além de atender aos critérios do programa, o estudante precisa ter um bom desempenho no Enem.

A nota de corte mais baixa é de 602 pontos, ou seja, 152 pontos acima da mínima exigida na média das provas.

A nota média para conseguir bolsa é de 649 pontos.

As faculdades mais conceituadas e os cursos matutino e integral geralmente possuem as notas de corte mais altas, ficando entre 690 e 713.

Nota para entrar em Medicina Veterinária pelo Fies

Conseguir o financiamento em faculdades mais conceituadas pode requerer uma nota mais alta: em torno de 695.

A nota média do Enem para o Fies em Medicina Veterinária é de 606 pontos, mas em algumas instituições é possível obter sucesso com apenas um pouco mais do que a nota mínima exigida. A nota mais baixa tem ficado em torno de apenas 534 pontos.

Nota para ingresso direto em Medicina Veterinária em faculdades privadas

Cada instituição tem seus próprios critérios de avaliação por meio da nota do Enem.

Algumas exigem que a redação não seja zerada, enquanto outras definem uma pontuação mínima para que o estudante possa entrar, por exemplo.

De qualquer modo, uma vez que o aluno consiga apresentar sua nota e boletim de desempenho no ato da matrícula, ele estará totalmente dispensado de realizar o vestibular tradicional e, na maioria das vezes, nem precisará pagar para se inscrever no processo seletivo.

Onde estudar Medicina Veterinária

Confira algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), nas quais você pode usar sua nota do Enem para realizar sua matrícula (ingresso direto):

As instituições acima participam do ProUni e Fies, além de concederem outros tipos de bolsas de estudos, descontos na mensalidade e financiamento sem burocracia. Para saber mais a respeito, entre em contato com a instituição desejada.

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra passar em Medicina

E aí, acha que consegue uma pontuação suficiente para passar em Medicina Veterinária? Conta para a gente aqui nos comentários!

Comente