Descubra que nota precisa no Enem pra passar em Publicidade

Enem — Escrito por

Você fez o Enem e agora pretende utilizá-lo para entrar na faculdade? Mas não sabe a pontuação exigida de modo a se questionar: “que nota preciso tirar no Enem pra passar em Publicidade?” Então confira neste artigo!

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para na faculdade para diversos candidatos. Com a nota adquirida na prova é possível utilizar vários meios para ingressar no ensino superior, como Sisu, ProUni, FIES  e, também, diretamente nas faculdades particulares. O que é mais comum de acontecer, é que cada um destes projetos possui uma nota de corte e o candidato acaba ficando confuso, por isso, essa dúvida: que nota preciso tirar no Enem para passar em Publicidade é bem comum.

Já avisamos de antemão que não existe uma nota de corte pré-definida, conseguimos ter apenas uma estimativa com base nos anos anteriores. Isso porque a nota de corte só é determinada após o encerramento do processo seletivo.  Pode parecer confuso, mas ocorre o seguinte: O período de inscrições do Sisu, ProUni e FIES tem duração média de 4 dias, durante esse período, pessoas do Brasil inteiro, que tenham feito o Enem, podem se inscrever no processo seletivo.

O que o que determina essa nota é a concorrência, ou seja, quantidade de candidatos concorrendo a vaga e a pontuação obtida por eles no Enem. Como todos os dias há novas inscrições, a nota de corte varia e só é definida quando as inscrições se encerram. Mas fique tranquilo, com base nas notas de corte dos anos anteriores é possível ter uma boa noção do que esperar.

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Publicidade

Existem várias formas de ingressar para faculdade. Você pode utilizar a nota do Enem no Sisu para entrar na faculdade pública ou a forma de ingresso direto para entrar para a faculdade particular.

Agora, se você deseja entrar para a faculdade com bolsas de estudos, tem as opções do FIES e do ProUni. Abaixo vamos explicar como participar de cada um desses programas e mostrar uma estimativa das notas de cortes, com base nos anos anteriores.

Sisu – Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Publicidade no Sisu

Sisu significa Sistema de Seleção Unificada. Esse sistema é uma plataforma na internet, gerenciada pelo MEC (Ministério da Educação), onde as universidades públicas registram as vagas disponíveis para serem preenchidas.

Para concorrer a essas vagas os candidatos participantes devem ter feito o Enem, pois será a partir dessa pontuação que ele será selecionado. A pontuação exigida para ser aprovado no Sisu em anos anteriores ficou entre 650 a 750 pontos, portanto esse ano a média deve ser a mesma.

ProUni – Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Publicidade no ProUni

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é reservado para pessoas de baixa renda, com renda bruta familiar mensal de até 3 salários mínimos. O programa  oferece bolsas de 50% a 100% em faculdades particulares.

A pontuação mínima exigida no Enem é de 450 pontos, além disso o candidato não pode zerar a Redação do exame. Apesar da nota mínina ser 450, em geral a pontuação para conseguir uma bolsa nas principais faculdades particulares fica entre 550 e 600 pontos.

FIES – Que nota preciso tirar no Enem para passar em Publicidade no FIES

O Programa de Financiamento Estudantil (FIES) trata-se de um empréstimo oferecido por Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento ou por bancos privados participantes, para que o estudante consiga arcar com os estudos. Esse valor emprestado deve ser pago depois que o aluno se formar e estiver trabalhando. Os juros são muito baixos e de acordo com a renda mensal do estudante.

Existem duas modalidades, o FIES na qual é exigido do candidato renda familiar mensal de até 3 salários mínimos e o P-Fies, que exige renda mensal per capita de até 5 salários mínimos.

A nota mínima para participar do programa e concorrer a uma vaga é de 450 pontos e, assim como no ProUni, não é permitido zerar a redação. Apesar disso, a pontuação para ingressar nas principais universidades fica entre 564 e 697.

Ingresso direto – Que nota preciso tirar no Enem para passar em Publicidade numa faculdade particular

Existem muitas faculdades particulares em que é possível entrar sem fazer vestibular, isso porque tais instituições utilizam a pontuação do Enem como critério de avaliação dos candidatos. Para ingressar, dessa forma, o aluno deve apresentar o desempenho obtido no Enem e, caso conste como uma das exigências da instituição, poderá fazer a matrícula.

Quando o assunto é estudar em faculdade particular, o maior receio é em relação a mensalidade. Muitas vezes o valor acaba sendo muito acima do que o candidato pode pagar, mas se esse é seu caso não há com o que se preocupar. Muitas faculdades bem avaliadas pelo MEC possuem mensalidades acessíveis. A seguir mostraremos algumas opções.

Faculdades autorizadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem para ingresso direto

Além de serem reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e possuírem mensalidade mais acessíveis, as faculdades que selecionamos participam dos programas ProUni e FIES. Elas também possuem programas próprios de bolsas e descontos em mensalidades.

Veja também:

Tudo sobre o Enem

O que é o Fies?

Agora que a dúvida sobre a nota que você precisa tirar no Enem já foi esclarecida, para que você consiga passar para a faculdade de Publicidade, conte para gente onde pretende fazer seu curso!

Comente