Quanto preciso tirar no Enem pra passar em Relações Internacionais

Enem — Escrito por

Futuros diplomatas e embaixadores, saibam agora que nota precisam tirar no Enem para passar em Relações Internacionais.

A carreira de Relações Internacionais atrai muitos jovens que têm o sonho de viajar, conhecer outras culturas e se relacionar com os governos de outros países.

É preciso ter facilidade com outras línguas, ser politizado, entender sobre Economia, Direito e, principalmente, ter uma mente aberta e empática! Além de saber lidar com diferentes povos e estar preparado para resolver alguns conflitos.

Para chegar a esse ponto, é preciso estudar bastante e construir o seu futuro, a começar pela nota do Enem. Então, confira agora quais são as notas de corte dos principais processos seletivos oferecidos no país. Acompanhe!

Sisu: que nota preciso tirar no Enem pra passar em RI?

Se você anda pensando em estudar em uma universidade pública, saiba que as notas de corte para essas universidades costumam ser as mais altas e mais concorridas, já que o aluno não paga as mensalidades do curso, considerando que elas são subsidiadas pelos impostos pagos pela população brasileira.

Para concorrer a essas vagas, o candidato precisa se cadastrar no Sisu, o sistema utilizado em todo o processo seletivo, coordenado pelo governo federal, que distribui as vagas das universidades públicas.

A sigla significa Sistema de Seleção Unificada, isso porque tudo acontece em um só sistema, com apenas uma inscrição, na qual são escolhidas as opções de curso e cidades, como acontecia nos vestibulares tradicionais.

Como o Sisu considera apenas os candidatos que prestaram o Enem, a pontuação mínima exigida é de 450 pontos, e o estudante não pode tirar zero na redação. As notas de corte do curso de Relações Internacionais são:

  • Nota de corte média: 730.49
  • Maior nota: 809.77
  • Menor nota: 681.60

No caso das vagas em ampla concorrência, não é preciso comprovar renda familiar. A exigência é ter participado da última edição do Enem, pois essa é a pontuação que será considerada.

ProUni: que nota preciso tirar no Enem pra passar em RI?

Não é fácil conseguir arcar com as despesas diárias e uma mensalidade nas universidades privadas do país. 

Por isso, o governo federal criou o Programa Universidade para Todos (ProUni), que subsidia bolsas de estudo de 50% para candidatos com renda familiar máxima de 3 salários mínimos per capita e de 100% para candidatos com renda familiar máxima de 1,5 salários mínimos per capita.

A pontuação mínima para concorrer a essas vagas, assim como no Sisu, é de 450 pontos, sem zerar na redação.

No último Enem, em 2018, essas foram as notas de corte do ProUni para o curso de Relações Internacionais:

  • Nota de corte média: 682.19
  • Maior nota: 718.88
  • Menor nota: 602.32

Também é preciso ter feito a última prova do Enem para garantir a sua bolsa e começar a estudar em excelentes faculdades.

No site do ProUni, ao se inscrever, você encontra a listagem das universidades que fazem parte do programa, assim você pode escolher uma próxima a você.

FIES: que nota preciso tirar no Enem pra passar em RI?

Ao aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), você faz toda a sua graduação e só começa a pagar pelos seus estudos após a conclusão do curso.

Com juros mais baixos que os praticados pelo mercado e com a possibilidade de parcelamento das mensalidades, o FIES é uma forma de se profissionalizar e alcançar melhores cargos no mercado de trabalho. 

Para essa modalidade de ingresso, o mínimo de pontos exigidos no Enem são de 450 nas questões objetivas, além de não zerar na redação!

As notas de corte variam bastante de acordo com as instituições, e esses são os números do último ano (2018):

  • Nota de corte média: 594.35 
  • Maior nota: 721.00
  • Menor nota: 464.00

Para o FIES, são aceitas as notas do Enem de qualquer edição, desde 2010. Além disso, é preciso comprovar renda familiar de até 2,5 salários mínimos per capita. A comprovação da renda pode variar, então fique atento ao edital do programa e leia-o com bastante atenção.

Ingresso direto: que nota preciso tirar no Enem pra passar em RI?

Os processos seletivos oferecidos pelo governo são bastante exigentes e pedem muita atenção em todas as etapas.

Quer descobrir uma forma mais simples de entrar em uma faculdade de Relações Internacionais? O ingresso direto!

Pesquise as instituições próximas a você e a modalidade de curso que deseja, presencial ou a distância. Nos sites das faculdades, você poderá se informar sobre todos os detalhes do curso, como mensalidades e ofertas de bolsas de estudo.

Sim, você pode ter um bom desconto direto nas faculdades com a sua nota do Enem!

O mínimo para concorrer às vagas são 300 pontos, lembrando que, na redação, a nota precisa ser acima de zero. Como já dissemos, com mais alguns pontinhos, você ainda consegue uma boa bolsa de estudos.

Temos algumas sugestões de ótimas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem vagas na graduação em Relações Internacionais. Veja no próximo tópico!

Onde cursar Relações Internacionais com a nota do Enem?

São diversos os motivos que influenciam na escolha da melhor faculdade para você: distância de casa, do trabalho, tempo, valor das mensalidades etc.

É possível cursar Relações Internacionais a distância, você sabia? Os cursos são reconhecidos pelo MEC e, com a sua dedicação, em 4 anos, estará com o seu diploma de bacharel.

Presencial ou a distância, não há mais desculpas para não começar a estudar e entrar nas próximas turmas de RI! Confira algumas excelentes sugestões de faculdades:

Entre nos sites e confira as vantagens de cada uma delas! Capriche na nota do Enem e consiga um desconto para aliviar as despesas do mês e o seu bolso!

Veja também:

Saiba tudo sobre Relações Internacionais EAD e onde estudar

Saiba o que se estuda em Relações Internacionais

Já decidiu onde vai estudar Relações Internacionais? Comente aqui e aproveite para nos dizer também como está se preparando para a sua carreira!

Comente