Saiba como entrar no curso de Relações Públicas com sua nota do Enem e as formas de ingresso.

Você sempre foi bastante comunicativo, gosta de pensar na comunicação como uma forma de juntar pessoas e promover boas ações, acredita na possibilidade de transformar vidas por meio de projetos que tragam bons resultados? Então você é um profissional de Relações Públicas nato! 

A carreira de Relações Públicas interessa aos estudantes não só pela versatilidade que a atuação profissional permite, mas também pelos desafios que um RP tem em sua rotina de trabalho. 

As empresas contratam profissionais de relações públicas buscando pessoas capacitadas para o meio de campo com seus clientes, com a imprensa, com os acionistas e também com os próprios funcionários. 

Engana-se quem pensa que esse profissional vive só de promover eventos. Sua atuação é bastante complexa e exige pensamento estratégico, além de bastante ampla. 

Assessoria de comunicação, cerimonial e protocolo, comunicação interna e corporativa, assessoria de imagem, pesquisa de opinião e gestão estratégica de comunicação são atuações possíveis.

O profissional de Relações Públicas é um comunicador nato

Estar sempre muito bem informado sobre os mais variados assuntos, que vão de economia a política internacional, passando por variedades e cultura pop, é dever de quem atua na área. Nada passa despercebido pelo olhar desse profissional, que precisa estar ligado em tudo o que acontece. 

Dessa forma, ser bem articulado e se dar bem com as palavras não é um problema para quem vislumbra uma carreira de sucesso em Relações Públicas. A começar pelo primeiro desafio a ser vencido, o ingresso em uma universidade. 

RP é meu sonho. Como chegar lá? 

A área de atuação é bem ampla, podendo ir desde empresas de pequeno porte ou multinacionais, instituições públicas e governamentais, ONGs, assessorias de imprensa, cerimoniais ou consultorias de imagem. 

Para quem quer seguir na área de comunicação com habilitação em Relações Públicas, um vasto conhecimento de mundo é fundamental, afinal, você será responsável por promover e assegurar a imagem da organização na qual trabalha. Agora, para chegar lá, o primeiro passo é ingressar em uma faculdade. 

Visando ajudar em sua jornada, preparamos um guia para você conhecer um pouco mais sobre as formas de começar 2020 na faculdade que almeja. 

Veja que nota é preciso tirar no Enem para passar nos diversos processos seletivos, alguns deles contendo bolsas de estudo. 

Como ingressar em um curso de Relações Públicas usando o Enem

Hoje em dia existem diversas formas para você conquistar a sua vaga no curso de Relações Públicas. 

Existem 70 instituições de ensino superior que oferecem o curso de Relações Públicas no país, com mais de 10 mil vagas disponíveis, sendo cerca de 9500 em universidades privadas e 1200 em públicas. 

A nota de corte do Enem para Relações Públicas é de 695 pontos. Essa nora é uma média das edições anteriores do exame já que o resultado do Enem 2019 ainda não foi publicado. Com ela, é possível você se candidatar a uma vaga por quatro formas diferentes, nos dois semestres do ano. 

Como entrar em uma faculdade usando o Enem

A cada ano o número de universidades públicas e particulares que utilizam a nota do Enem para selecionar seus alunos vem aumentando. Agora, você já pode se matricular no ensino superior por uma das quatro modalidades abaixo. 

Sisu

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada do MEC para que estudantes do país inteiro possam concorrer a uma vaga em universidades públicas. O Sisu é uma plataforma na qual o estudante seleciona o curso para o qual quer se candidatar, insere sua nota do Enem e é selecionado a partir das melhores notas obtidas no exame. 

Só não vale ter zerado a redação. A partir disso, é torcer para sua nota estar entre as melhores e conseguir a tão sonhada vaga no ensino superior. 

Para o curso de Relações Públicas, a média da nota de corte para uma vaga em uma instituição pública é de 694.98, sendo a maior na USP, de 796.21 e a menor de  620.64 na Universidade Federal de Alagoas. 

FIES

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Governo Federal que existe para financiar os estudos de alunos de baixa renda em universidades particulares que são cadastradas no programa.

A seleção para participar do Fies acontece duas vezes ao ano e é preciso comprovar alguns critérios para poder concorrer. 

Além disso, é preciso ter realizado o Enem, tirado uma nota igual ou maior do que 572.19 pontos nas provas e não ter zerado a redação. O pagamento do financiamento é feito somente alguns anos depois de o estudante ter se formado. 

ProUni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa de bolsas do Governo Federal para que estudantes de baixa renda possam cursar o ensino superior em universidades particulares com bolsas parciais, de 50%, ou integrais, de 100%.

Para concorrer às bolsas de 100%, o estudante precisa comprovar uma renda familiar de até um salário mínimo e meio, por pessoa, e de até três salários mínimos, por pessoa, para as bolsas de 50%. 

Além disso, é preciso ter realizado o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral, ter feito pelo menos 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. 

Se você pretende seguir o curso de Relações Públicas, a média da nota de corte é de 625.57. 

Ingresso direto 

Diversas instituições de ensino superior, públicas e privadas, aceitam a nota obtida no Enem como forma de seleção de seus alunos. 

Algumas faculdades particulares, inclusive, permitem que você se aplique às vagas com sua nota do Enem em mais de um processo seletivo do ano. 

Para isso, basta se candidatar às vagas dessas instituições e, em vez de prestar o vestibular, seu ingresso é baseado na nota obtida no Enem. 

Muitas faculdades aceitam as notas acima de 300 como uma das formas de ingresso em seus processos seletivos. Vale a pena conferir se a faculdade que você deseja estudar adota esse critério de seleção. 

Escolha sua faculdade de Relações Públicas

Separamos para você algumas universidades que aceitam diversas formas de ingresso, além de oferecer bolsas, convênios e descontos, de acordo com sua nota no Enem. 

Veja também: 

Conheça as opções do que você pode fazer com as notas do Enem

Veja como usar o Enem para entrar em faculdade particular

Preparado para começar um 2020 na faculdade? Conte para a gente nos comentários o que achou da nota que você precisa tirar para o curso de Relações Públicas.