A sua nota no Enem pode garantir uma vaga na graduação em Recursos Humanos ainda este ano! Saiba agora quanto precisa para passar em RH.

A área de Recursos Humanos é bastante complexa, e o gestor pode desempenhar diversas funções: trabalhar no processo de admissão, demissão, folha de pagamento, treinamentos e outras atividades administrativas.

O importante é saber lidar com pessoas! Entendê-las, entender seus conflitos, suas relações e adequar suas condutas às estratégias da empresa. De fato, não é uma tarefa fácil.

Além disso, o profissional de RH divide o seu território com administradores, psicólogos, advogados, comunicadores, etc.

Diferenciar-se e fazer um bom curso de RH é um modo de se destacar e conseguir uma boa colocação no mercado.

Então, antes mesmo de escolher sua faculdade, você precisa saber quanto deve tirar no Enem para conseguir entrar na graduação em Recursos Humanos, certo? Por isso, vamos apresentar as opções de ingresso nas faculdades e as suas respectivas notas de corte. Acompanhe!

Para concorrer pelo Sisu, que nota preciso tirar no Enem pra passar em RH?

As faculdades públicas selecionam os candidatos participantes do Enem pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Todas as faculdades que aderem a esse programa do governo disponibilizam um número de vagas, que serão preenchidas conforme o interesse dos estudantes, que serão alocados conforme a maior pontuação.

Esse processo dura aproximadamente 4 dias, pois é preciso manifestar o interesse pela vaga ou abrir mão dela, deixando-a disponível para outro candidato.

É por esse motivo que a nota de corte varia durante esses dias, até chegar à pontuação abaixo:

  • Nota de corte média: 626.00
  • Maior nota: 674.00
  • Menor nota: 587.00

Sendo assim, para passar em RH pelo Sisu, você precisa de uma pontuação entre 587 e 674 pontos, baseando-se na última prova do Enem (2018).

Para concorrer pelo ProUni, que nota preciso tirar no Enem pra passar em RH?

Conseguir uma bolsa parcial ou integral em uma faculdade privada não é um sonho impossível! O governo federal, em parceria com algumas instituições de ensino superior, subsidia as mensalidades de alunos de baixa renda que se destacam no Enem.

O fator renda é decisivo nessa modalidade de ingresso, já que, para concorrer a uma vaga pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni), a renda familiar não pode ultrapassar 3 salários mínimos per capita.

Para todos os cursos, a pontuação mínima é de 450 pontos e nota maior que zero na redação. Para RH, as notas de corte de 2018 foram:

  • Nota de corte média: 565.32
  • Maior nota: 713.12
  • Menor nota: 456.30

O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) oferece o curso de Gestão de Recursos Humanos a distância em diversos polos no interior de São Paulo. Em Cordeirópolis, a nota de corte do ProUni de 2018 foi de 456.3 pontos para ampla concorrência.

Em Promissão, com 483.98 pontos, os candidatos garantiram a sua vaga e, em Atibaia, foram necessários 494.24 pontos.

Fácil de alcançar, hein! Este ano você já pode tentar!

Para concorrer pelo FIES, que nota preciso tirar no Enem pra passar em RH?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem também como critério a renda familiar. Nesse caso, ela não pode ser maior que 2,5 salários mínimos per capita.

A pontuação mínima é semelhante ao ProUni, 450 pontos, sem zerar na redação. A diferença é que, neste programa, o governo não subsidia as mensalidades, mas as financia.

Dessa maneira, o candidato, após se formar, paga pelo curso em parcelas que são definidas previamente. Dependendo da renda, os juros podem chegar a zero.

Essa é uma ótima oportunidade de estudar e pagar apenas quando estiver com o seu diploma na mão!

Essas foram as notas de corte do FIES de 2018:

  • Nota de corte média: 518.66
  • Maior nota: 630.00
  • Menor nota: 450.00

Veja essa oportunidade: a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS), no campus de Belo Horizonte, oferece o curso presencial de Recursos Humanos no período noturno. A nota de corte de 2018 foi de 498 pontos. 

Dá para alcançar esse ano e conseguir sua vaga? Mas você ainda tem outra opção, o ingresso direto. Confira!

Para entrar direto, que nota preciso tirar no Enem pra passar em RH?

Cada faculdade particular tem o seu próprio processo seletivo. Em substituição ao vestibular tradicional, muitas já aceitam a nota do Enem.

Você deve estar se perguntando se precisa, então, tirar uma nota alta para passar em RH… Claro que não! É muito mais fácil do que você pensa!

Com 300 pontos, que é a pontuação mínima exigida, você já pode concorrer a uma vaga em uma faculdade por ingresso direto. Mas assim como em todos os outros processos, você não pode tirar zero na redação!

Só não esqueça que, quanto mais pontos você obter no Enem, maiores serão as chances de ganhar uma boa bolsa de estudos.

As notas de corte, nesses casos, são divulgadas internamente e dependem da disponibilidade de vagas. Tente se informar na instituição onde você quer estudar sobre as notas dos anos anteriores. 

Outra informação importante é que algumas faculdades aceitam a pontuação de provas do Enem prestadas de 2010 para cá, isso quer dizer que você não precisa ter prestado, obrigatoriamente, a última edição do Exame. Qualquer edição após 2010 vale.

Com todas essas opções, você não tem desculpas para não iniciar seus estudos. Saiba agora onde cursar RH com a sua pontuação do Enem!

Onde cursar RH com a nota do Enem?

Temos algumas sugestões de faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem vagas no curso de Recursos Humanos tanto presenciais quanto a distância: 

Entre no site de cada uma delas, compare as grades curriculares e escolha o perfil de curso que mais se encaixe com a sua realidade. Não perca tempo!

A maioria delas está inscrita no ProUni ou no FIES, além de oferecerem bolsas para os candidatos com maior pontuação em seus processos seletivos.

Veja também:

Você sabe tudo sobre a carreira em recursos humanos?

Descubra tudo sobre o FIES em MG

Que carreira desafiadora! Mas antes de lidar com pessoas, você precisará lidar com os números: seus pontos no Enem! Dá para passar ainda este ano? Com a sua pontuação, dá para escolher qual tipo de ingresso? Comente conosco qual caminho irá seguir para cursar uma faculdade de RH!