Quanto preciso tirar no Enem pra passar em Sistemas da Informação?

Enem — Escrito por

Sistemas da Informação é, junto a tantas outras carreiras da área de Tecnologia da Informação, uma das que mais crescem no país.

Não é por acaso que hoje tanta gente procure essa formação nas melhores faculdades brasileiras – tanto na modalidade presencial como a distância.

Mas será que é muito difícil conseguir vaga nesse curso?

Veja a seguir quanto é preciso tirar no Enem para passar em Sistemas da Informação e conheça algumas ótimas faculdades que oferecem o curso!

O curso de Sistemas da Informação

Sistemas da Informação é um bacharelado e tem quatro anos de duração.

O curso forma profissionais capazes de oferecer soluções ligadas às tecnologias de informação e comunicação.

Dentre os tantos conhecimentos abordados ao longo da graduação, alguns são esse ciais para o mercado de trabalho atual, como:

  • Administração de redes
  • Desenvolvimento de linguagens de programação
  • Segurança de dados
  • Algoritmos
  • Inteligência artificial
  • Análise de sistemas
  • Banco de dados
  • Auditoria e consultoria
  • Análise de testes
  • Qualidade

Outro ponto forte do curso está na gestão e desenvolvimento de projetos de software e sistemas, muito apreciada no mercado de TI.

Há muitas oportunidades de trabalho para quem se forma nessa área, especialmente em empresas de tecnologia, comércio eletrônico, bancos, financeiras, consultorias, etc.

Quanto preciso tirar no Enem pra passar em Sistemas de Informação

Existem diversas maneiras de entrar no curso de Sistemas de Informação com a nota do Enem.

Cada uma tem suas notas de corte específicas.

Veja mais detalhes:

Nota para passar em Sistemas de Informação pelo Sisu

Com o Sisu é possível fazer Sistemas de Informação em universidades públicas.

Por ser o processo seletivo mais concorrido, é também o que exige maiores pontuações para passar, de todos os que vamos listar por aqui.

Em média, você precisa ter pelo menos 660 pontos no Enem para garantir vaga em Sistemas de Informação em universidades ou institutos federais de educação.

A boa notícia é que todos os anos diversas instituições permitem entrada com notas mais baixas, que variam entre 550 e 600 pontos.

Em outras acontece o contrário, com notas que podem ir de 700 a 780 pontos.

As notas de corte de Sistemas de Informação variam bastante de acordo com a universidade, o turno do curso, a cidade e o tipo de concorrência (cotas ou geral).

Para participar do Sisu você precisa ter feito o Enem mais recente e não ter tirado zero na redação. Há duas edições por ano, no primeiro e segundo semestre.

Nota para passar em Sistemas de Informação pelo ProUni

Quem pretende estudar Sistemas de Informação com bolsa de estudos também precisa investir numa boa pontuação no Enem.

Aqui a nota média para passar é de 615 pontos.

Nas faculdades mais procuradas, o curso pode atingir 718 pontos; nas mais tranquilas, 500 pontos.

As notas de corte mais baixas geralmente são para cursos de Sistemas de Informação a distância. Na grande maioria dos casos, a disputa nessa modalidade é mais tranquila que no formato presencial.

Lembrando que para tentar vaga pelo ProUni o candidato precisa ter feito o Enem mais recente e apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média nas provas, sem ter zerado a redação. Os participantes também precisam atender a alguns critérios de renda e formação escolar para fazer a inscrição. A seleção abre todos os anos, no primeiro e no segundo semestre.

Nota para passar em Sistemas de Informação pelo FIES

Quem está com planos de buscar um financiamento estudantil facilitado vai respirar um pouco mais aliviado: aqui a concorrência dá uma trégua.

A nota média do Enem para passar em Sistemas de Informação cai para 535 pontos – bem mais baixo que no ProUni e no Sisu.

Nas faculdades mais concorridas pode chegar a 680 pontos, dependendo da edição do processo seletivo.

Por outro lado, tem muita faculdade que aceita apenas a pontuação mínima exigida para entrar no FIES, que é de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Para se inscrever no FIES é preciso ter feito qualquer Enem a partir de 2010, desde que respeitando a pontuação mínima e os critérios de renda familiar predeterminados.

O MEC oferece duas chances de obter financiamento todos os anos – somente para a modalidade presencial.

Nota para passar em Sistemas de Informação pelo ingresso direto

O ingresso direto permite entrar numa faculdade particular sem ter que fazer vestibular, só com a nota do Enem.

Como se trata de um sistema adotado livremente por instituições privadas de todo o país, as notas mínimas para entrar podem variar bastante.

Em quase 100% dos casos, no entanto, as notas para passar em Sistemas de Informação são bem mais baixas que aquelas exigidas pelo FIES, ProUni ou Sisu.

Os candidatos podem usar qualquer Enem a partir de 2010, geralmente. Em algumas faculdades vale qualquer edição do Enem dos últimos três anos.

O ingresso direto está disponível para cursos de Sistemas de Informação presenciais e a distância por todo o Brasil.

Onde fazer o curso de Sistemas da Informação

Por sorte, Sistemas de Informação é bastante popular, com disponibilidade em quase 400 faculdades espalhadas pelo Brasil.

Em cerca de 40 delas dá para encontrar também a graduação no formato a distância.

Independentemente se você quer entrar por meio do Sisu, ProUni, FIES ou ingresso direto, tenha sempre em mente de que a faculdade escolhida deve ser bem avaliada pelo MEC, para que seu diploma se destaque no mercado de trabalho.

Quer sugestões? Tente a Cruzeiro do Sul Virtual (a distância) ou a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) mais próximas de você.

Veja também:

Que nota precisa tirar no Enem pra passar em Contabilidade?

Está com planos de entrar em Sistemas de Informação por qual processo seletivo? Conte para a gente nos comentários!

Comente