Existem diversas formas de ingressar na faculdade de Turismo usando a sua nota do Enem. Não perca tempo e faça sua inscrição nos processos seletivos disponíveis!

Fazer turismo é viajar, não apenas no sentido literal, mas na história, nas características e costumes de diversos países do mundo.

O turismólogo, bacharel formado em 4 anos de graduação, pode atuar em todas as atividades ligadas ao turismo, como pesquisa, planejamento, organização, promoção e divulgação de ações que visem atrair e reter turistas, gerar receitas para o município, etc.

Esse profissional pode trabalhar em agências de turismo, empresas do ramo e até mesmo no setor público, junto às prefeituras ou governos estaduais no planejamento do turismo local.

Antes de ingressar na carreira de turismólogo, você precisa saber quanto precisa tirar no Enem para passar em Turismo. Vamos conferir!

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Turismo no processo seletivo do Sisu?

Se o seu objetivo é cursar uma universidade pública, é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) quem seleciona e distribui as vagas dessas universidades em todo o país. 

Com a sua nota do Enem, você faz a inscrição no site do Sisu e escolhe dois cursos, em ordem de preferência. 

Para concorrer a uma vaga, você precisa atingir algumas pontuações específicas no Enem. Começando em 450 pontos e nota maior que zero na redação, essa pontuação é necessária para entrar para o programa. 

Já para concorrer efetivamente a uma vaga no curso de Turismo, a média mínima é de 570,27 pontos.

As notas de corte a seguir são do ano de 2018, já que elas se fecham ao final do ano, quando as duas edições do Sisu já foram realizadas, assim, você tem duas oportunidades de se candidatar, no começo do primeiro e do segundo semestre de cada ano:

  • Nota de corte média: 639.42
  • Maior nota: 790.56
  • Menor nota: 570.27

O Sisu reserva vagas para políticas afirmativas e cotas, então, se você leu o edital e atende aos critérios dessas categorias, perceberá que as notas de corte são um pouco diferentes das que apresentamos acima, normalmente um pouco mais baixas. De todo modo, tente se basear por esses números para ter uma boa classificação. Para as vagas em ampla concorrência, não é necessário comprovar renda nem situação social.

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Turismo no processo seletivo do ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado para ampliar o acesso ao ensino superior em nosso país. 

Muitas universidades privadas participam do programa e disponibilizam bolsas parciais e integrais para candidatos com renda familiar máxima de até 3 salários mínimos per capita.

As notas de corte ficam um pouco abaixo das notas do Sisu, e as vagas também são bastante disputadas. O mínimo exigido para concorrer ao programa é 450 pontos e redação acima de zero. 

Já para concorrer às vagas, as notas de corte de base são:

  • Nota de corte média: 578.26
  • Maior nota: 663.90
  • Menor nota: 455.34

No Programa Universidade para Todos, você também pode escolher dois cursos, em ordem de preferência, e a inscrição é feita pelo próprio site do ProUni.

Caso algumas vagas não sejam preenchidas, o programa divulga um edital de vagas remanescentes, oferecendo uma nova oportunidade àqueles que não conseguiram as bolsas. Se mesmo assim você não conseguir, fique calmo, porque ainda há outras opções.

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Turismo no processo seletivo do FIES?

Financiar seus estudos também é uma possibilidade. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) oferece essa possibilidade aos candidatos com renda familiar máxima de 2,5 salários mínimos per capita.

A pontuação mínima para participar do programa é semelhante aos outros processos, 450 pontos e nota acima de zero na redação. E para concorrer a uma vaga no curso de Turismo, estas são as notas de corte:

  • Nota de corte média: 518.28
  • Maior nota: 581.00
  • Menor nota: 455.34

O processo de inscrição do FIES é um pouco mais complicado porque envolve a instituição de ensino, o governo e uma agência bancária para liberar o crédito ao estudante.

Então, se você tem a opção de poder pagar pelos seus estudos, por que não buscar meios menos burocráticos e que não pesem tanto no seu bolso? 

Mesmo sendo o financiamento um ótimo recurso, você consegue bons descontos e bolsas de estudos matriculando-se diretamente nas faculdades privadas usando a sua nota do Enem. 

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Turismo no processo seletivo das faculdades privadas?

O valor das mensalidades em algumas faculdades privadas deixou de ser inacessível para muitos e, com a opção da modalidade de estudo a distância, qualquer estudante pode conseguir o seu diploma no ensino superior.

A nota do Enem pode garantir bolsas de estudo e descontos no curso de Turismo. Para isso, você precisará de uma pontuação mínima de 300 pontos na prova objetiva do Enem e tirar mais que zero na redação.

Nesses casos, você até pode participar do vestibular tradicional da instituição, mas, em muitas faculdades, a sua pontuação do Enem pode dispensá-lo dessa etapa, assim como garantir mensalidades com valores mais baixos.

O único conselho é que você pesquise bem e escolha instituições com cursos reconhecidos pelo MEC, garantindo que seu diploma tenha validade em todo território nacional.

Para facilitar essa busca, no próximo tópico, elencamos excelentes faculdades para você escolher onde vai estudar!

Quais faculdades aceitam a nota do Enem para passar em Turismo?

Temos algumas sugestões de instituições reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem para ingresso direto. Entre nos sites de cada uma delas e confira como é fácil fazer sua matrícula e concorrer a bolsas de estudo:

Todas oferecem cursos nas modalidades presencial e a distância. Você pode ganhar descontos independentemente de qual modalidade escolha! 

Verifique qual é o polo mais próximo de sua cidade e vá até lá para conversar e planejar a sua futura graduação! Se não puder, todas contam com atendimento on-line para esclarecimento de dúvidas.

Veja também:

Confira como funciona e onde fazer Turismo EAD

Como está o mercado de trabalho para Turismo?

Vai começar a faculdade de Turismo em 2020? Escreva nos comentários onde pretende estudar e qual modalidade escolheu!