Quem pode participar do Prouni?

Prouni — Escrito por

Criado em 2004 pelo Governo Federal ,o Programa Universidade para Todos (Prouni) é mais uma forma de garantir a continuidade dos estudos, no ensino superior,para os alunos que não têm condições de arcar com os custos de um curso em uma instituição de ensino particular.

Para isso, o Prouni concede aos estudantes bolsas de estudo integrais e parciais, correspondente a até 50%, em universidades privadas para cursos de graduação e sequenciais. Para participar da iniciativa que já beneficiou milhares de alunos em todo o Brasil, você deve se enquadrar nas questões listadas. Confira:

O prouni apenas é válido para estudantes que prestaram o Enem no respecitivo ano de concorrência

Um dos requisitos para se candidatar ao Prouni é ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no segundo semestre de cada ano. Ainda será preciso ter atingido a média de 450 pontos para poder concorrer à vaga. Outro quesito importante é não ter zerado a redação.

Não é preciso estar estudando para realizar o Enem, mas sim ter concluído ou estar terminando o Ensino Médio. Portanto, se você já encerrou esta etapa, mas não fez o Enem, pode se inscrever e prestar o Exame para concorrer ao Prouni. É importante salientar que, se você já tem um diploma universitário, não poderá ser incluído no programa.

Renda familiar também conta

Como já foi explicado anteriormente, o Prouni beneficia àqueles que não teriam condições de pagar o curso em uma instituição privada e não tiveram a oportunidade de cursas uma universidade pública.  Por isso a renda da família fará diferença na hora da seleção.

No caso das bolsas integrais, o aluno deve ter a renda familiar (bruta) de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos por membro da família. Para se ter uma ideia dos valores, atualmente o salário mínimo no Brasil é de R$724,00.

É necessário ter estudado em escola pública

Além de fazer o Enem e ter a renda familiar dentro da média de valores citado, o candidato ao Prouni precisa ter concluído o Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino.

No entanto, há exceções quanto ao curso em uma escola particular. Se você era bolsista integral, também pode se inscrever no programa. Mesmo que tenha feito metade do Ensino Médio em uma instituição pública e a outra parte em uma privada, mas na condição de bolsista integral, está dentro dos requisitos do Prouni. O importante para a seleção é demonstrar que você, realmente, não tem condições de arcar com os estudos em escolas particulares, independentemente do nível de escolaridade.

Para os professores da rede pública

Professores da rede pública de ensino que atuam na educação básica e estão integrados ao quadro de pessoal permanente da escola também podem concorrer às vagas no Prouni. Contudo, isto apenas é permitidos para os cursos de licenciatura. Neste caso, a renda familiar não será levada em conta.

Se você se encaixa nos requisitos para o Prouni, não perca a oportunidade de participar da próxima edição e dar continuidade aos estudos em uma conceituada universidade particular. Aproveite mais essa oportunidade. Ela é uma das grandes chances de incentivo do Governo à educação!

Caso ainda restem dúvidas sobre a possibilidade de participação, compartilhe-as conosco através dos comentários!

 

Tags: , ,

Comente