Saiba se você está entre aqueles que podem fazer o Enem sem pagar nada!

Quem consegue fazer o Enem sem pagar economiza um dinheiro considerável.

No entanto, o benefício oferecido pela organização do Enem é direcionado a alguns grupos de pessoas – justamente as que mais precisam.

Abaixo, entenda quem tem direito à isenção da taxa do Enem e como solicitar a sua!

Quem tem direito à isenção da taxa do Enem

A isenção do Enem é um benefício oferecido a três perfis de candidatos.

São eles:

  • Estudantes do ensino médio que estejam cursando o último ano e regularmente matriculados em escolas da rede pública.
  • Candidatos que concluíram o ensino médio em escola da rede pública e tenham renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Pode solicitar também quem estudou em escola particular como bolsista integral.
  • Participantes que estejam em situação de vulnerabilidade social, tenham renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos e Número de Inscrição Social (NIS) válido e único. Aqui é possível utilizar também a renda pessoal, desde que seja de até meio salário mínimo por pessoa.

Todos os demais candidatos interessados em fazer o Enem precisam pagar a taxa para poderem fazer as provas. Isso deve ser feito durante o processo regular de inscrição, que acontece em maio.

Quando pedir isenção da taxa do Enem

Assim que o edital do Enem for divulgado – o que normalmente acontece em março – prepare-se: pouco depois começa o prazo para solicitar isenção da taxa.

Normalmente acontece 40 dias antes das inscrições regulares, mais ou menos no início do mês de abril. As solicitações ficam abertas por cerca de dez dias. Quem perder o prazo perde o direito ao benefício.

O processo é feito totalmente pelo site oficial do Enem

O interessado acessa o site durante o período de recebimento dos pedidos de isenção, informa CPF e data de nascimento e preenche todos os dados com o máximo de cuidado – informações erradas podem render desclassificação.

Depois de se inscrever, basta esperar a divulgação dos resultados, que saem poucos dias após o encerramento do processo. A consulta deve ser feita no próprio site do Enem.

São dois cenários possíveis:

Conseguiu a isenção – Parabéns! Agora é esperar a abertura das inscrições gerais do Enem, em maio, e fazer o processo normalmente.

Não conseguiu isenção – A organização concede alguns dias a mais para o candidato contestar a decisão e, se for o caso, enviar documentação extra.

Há também um outro caso específico: o de quem conseguiu isenção no ano anterior e não foi fazer o Enem!

Se isso aconteceu com você nos anos anteriores, será possível pedir novamente o benefício desde que justifique o motivo da ausência.

A justificativa deve ser feita dentro do período de solicitação de isenção e só será aceita se o motivo for de “força maior”, como problemas médicos, compromissos de trabalho, questões com a justiça, etc.

Para isso devem ser apresentados atestados médicos, boletins de ocorrência, declarações de empresa e afins.

Por que vale tanto a pena investir no Enem?

Com ou sem isenção, fazer o Enem é sempre uma boa ideia.

Se você está querendo investir em formação de alto nível, então, o Enem é uma ferramenta imprescindível.

Hoje, um bom desempenho nas provas significa praticamente assegurar vaga no ensino superior público ou privado.

Veja o tanto de opções que estão disponíveis para você:

Acesso a universidades públicas, para quem fez o Enem mais recente e tirou uma boa nota. O Sisu distribui milhares de vagas duas vezes ao ano e é bastante concorrido.

Bolsas de estudos do ProUni, para quem quiser estudar em faculdades privadas bem avaliadas pelo MEC. São distribuídas, por meio de concorrência por desempenho, a quem tem boa nota no Enem mais recente e atende a todos os requisitos de participação.

Financiamento facilitado de um curso superior pelo FIES, para quem fez qualquer edição do Enem a partir de 2010 e atende às exigências de desempenho e renda.

Com a nota do Enem é possível também entrar em praticamente qualquer faculdade privada do Brasil sem fazer vestibular. Basta apresentar o desempenho obtido nas provas e garantir vaga em cursos presenciais ou a distância.

Faculdades que aceitam a nota do Enem

Quando você fizer o Enem, vai descobrir que há todo um universo de faculdades esperando por você, especialmente na rede privada de ensino.

São milhares delas onde dá para estudar com o ProUni, o FIES ou pelo ingresso direto

O desafio é saber escolher.

A gente dá a dica: opte por instituições que sejam reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Isso garante ensino de qualidade e, por consequência, um diploma valorizado no mercado de trabalho.

Quer algumas sugestões de boas faculdades para incluir na sua lista? Então dê uma olhada abaixo:

Veja também:

Descubra que dia sai o resultado do Enem e veja quanto tirou 

Está pensando em pedir isenção da taxa do Enem? Conte para a gente nos comentários!