Ranking das 10 Melhores escolas para o ENEM!

Enem — Escrito por

Além de servir como um método de ingressos dos alunos em instituições de ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) , também é utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho das escolas da rede pública e privada de todo o país, através do Ranking das Melhores Escolas do País.

Podem participar do ranking as escolas que possuem mais de 50% dos alunos do 3ª ano do Ensino Médio inscritos no ENEM, sendo que no mínimo 10 destes alunos devem ter feito o exame.

O ranking é feito através da média das quatro provas do ENEM – Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, sem levar em consideração a nota obtida na redação. As notas são utilizadas para medir o nível de qualidade do ensino básico nas escolas de todo o país, em especial na rede privada. O estado de Minas Gerais domina o ranking nacional, contando com 4 das 10 melhores escolas.

Ranking Estados - Melhores Escolas do ENEM

 

Confira então o Ranking das Melhores Escolas para 2014!

Posição Escola Nota Geral UF Ensino
Objetivo Colégio Integrado 740,81 SP Privado
Colégio Bernoulli – Unidade Lourdes 722,15 MG Privado
Colégio Elite Vale do Aço 720,89 MG Privado
Col de São Bento 712,79 RJ Privado
Ari de Sá Cavalcanti 711,79 CE Privado
Col de Aplicação da UFV – Coluni 706,22 MG Público
Vértice Colégio Unidade II 705,56 SP Privado
Instituto Dom Barreto 700,90 PI Privado
Colégio Santo Agostinho Uni. Nova Lima 695,88 MG Privado
10º Colégio Helyos 695,55 BA Privado

Principais características destas escolas

Confira abaixa o método de ensino de cada escola do ranking e veja quais são os diferenciais das mesmas em relação as demais escolas do país!

  • Objetivo Colégio Integrado: utiliza o material didático do sistema Objetivo de ensino. O principal diferencial desta escola são seus alunos, somente aqueles que possuem nota mínima 8 em todas as matérias podem fazer parte das turmas deste colégio. Além disso, os alunos estudam em tempo integral. Os professores também são um diferencial do colégio.
  • Colégio Bernoulli: criado no ano de 2000, por engenheiros formados no ITA, o colégio conta com um sistema de ensino de alto nível. Possui seu próprio material didático, feito através da editora Bernoulli. Se destaca pela interação entre os professores e os alunos, além de exercícios de alto nível, estimulando os estudantes a desenvolver sua persistência.
  • Colégio Elite Vale do Aço:com um excelente material didático, o Colégio Elite se diferencia das demais escolas pelo seu método de ensino. As aulas possuem um alto aprofundamento teórico, com uma elevada quantidade de exercícios, separados de acordo com o nível de dificuldade dos mesmos. Possui ainda simulados que são aplicados com frequência, sendo que as questões possuem um nível de dificuldade dos vestibulares de universidades federais.
  • Colégio de São Bento: fundado em 1903, o Colégio de São Bento ministra aulas em tempo integral, para que seus alunos possam aproveitar o máximo de tempo que possuem para se dedicar aos estudos. Tem como diferencial o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Possui um sistema de avaliação que acompanha o desenvolvimento de cada aluno de maneira individual.
  • Ari de Sá Cavalcante: utilizando o sistema de ensino Ari de Sá, o colégio tem como principal diferencial o desenvolvimento das habilidades intelectuais dos alunos. O material didático é direcionado para os alunos, de acordo com a idade dos mesmos, além de ser atualizado constantemente.
  • Colégio de Aplicação da UFV – Coluni:com 46 anos de tradição, o colégio Coluni, que é um órgão da Universidade Federal de Viçosa (UFV), ministra aulas para alunos do Ensino Médio. Tem como principal diferencial seus professores, que trabalham em tempo integral, com dedicação exclusiva aos alunos, permitindo que as dificuldades dos mesmos sejam atendidas com precisão.
  • Vértice Colégio Unidade II: com um próprio sistema de ensino, o Colégio Vértice tem como objetivo a formação integral do estudante. Possui como diferencial o estímulo ao estudo constante, com um sistema de avaliações contínuas e um acompanhamento individualizado do aluno. Também conta com plantões de dúvidas, reforços e atendimentos individuais.
  • Instituto Dom Barreto: com mais de 2.600 alunos, o Instituto Dom Barreto tem uma carga horário de 8 horas por dia de estudo. Seus alunos possuem grande liberdade de interação com os professores, que são profissionais altamente qualificados, com uma formação excelente. Além disso, a escola aplica uma avaliação semanal, estimulando os alunos ao hábito do estudo diário.
  • Colégio Santo Agostinho Uni. Nova Lima: utiliza o método de ensino baseado no relatório da UNESCO, que coloca em destaque os quatro pilares da educação. Também possui como diferencial o ensino interdisciplinar e contextualizado, utilizando as mais modernas tecnologias da párea da educação.
  • Colégio Helyos: fundado em 1992, o Colégio Helyos atende a alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Possui como diferencial as atividades extracurriculares, como artes plásticas, música, xadrez, matemática lúdica e mecatrônica, o que faz com que os alunos desenvolvam suas habilidades.

Mas qual a importância do ENEM?

O ENEM foi criado no ano de 1998, primeiramente com o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes até o final da educação básica, ou seja, o exame avaliava o Ensino Fundamental e o Ensino Médio das escolas de todo o país. Porém, no ano de 2009, a prova passou a ser realizada em dois dias, contendo 180 questões e uma prova de redação. Através desse novo modelo, a prova do ENEM passou a servir como método de ingresso dos alunos na educação superior do país.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , , ,

Comente